quinta-feira, 3 de março de 2022

Sobre o que dizem do "exclusivismo" de algumas Igrejas

Acredito que será útil para muitos saber do que se segue:

No livro Adventismo e a Reforma Protestante: um guia de estudo, publicado em 2021, do adventista Davi Caldas, Lição 16, A IASD e as demais igrejas.

O capítulo traz a exposição da doutrina adventista quanto à Igreja Remanescente, a própria Igreja Adventista do Sétimo Dia, que é entendida muitas vezes com esse termo, e afirma que isso não significa que somente os adventistas serão salvos, que essa doutrina não tem sentido soteriológico, e que apenas quer dizer que a Igreja Adventista tem a missão de pregar verdades para o mundo. É um resumo mais ou menos do capítulo. Vale a pena lê-lo.

Diante disso, a Igreja Católica ensina que fora da Igreja não há salvação. No entanto, isso não quer dizer que somente os católicos são salvos, mas que há filhos de Deus em todas as denominações e mesmo fora delas, e que se estão caminhando segundo a graça que lhes foi concedida, estão de alguma forma na Igreja verdadeira, e portanto serão salvos por Jesus Cristo. Isso mostra que a Igreja Católica, ainda que afirma categoricamente ser a única verdadeira, e que possui todos os meios de salvação, e que as demais igrejas carecem de muitos desses meios, não é exclusivista no sentido que muitos entendem. É um pequeno resumo da fé cristã  católica a respeito.

Gledson Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário