segunda-feira, 28 de abril de 2014

PENTECOSTALISMO E A ASSEMBLEIA DE DEUS: REFLEXÕES SOBRE ALGUNS FATOS

Assembleia de Deus

Características problemáticas na sua origem. A origem da Igreja Assembleia de Deus é mais um exemplo da ação do espírito sectário, um paradoxo que depõe contra a natureza inerente do Cristianismo. Esse fato dá-se pela forma em que ocorreu o nascimento da denominação: uma união de pastores de várias igrejas, nos Estados Unidos, forma uma nova denominação. Aquilo que parecia um lampejo de unidade torna-se mais um exemplo de sectarismo.

De fato, não contribuiu para a união de denominações, mas constituiu o aparecimento de mais uma. E, ainda, uma denominação que esfacelou-se com o tempo.

No Brasil, a história dessa denominação está ligada aos nomes de dois missionários suecos. Daniel Berg e Gunnar Vingren eram batistas, e continuaram na mesma denominação em terras brasileiras. No entanto, a doutrina do novo batismo e das línguas estranhas logo causou estranheza para a Igreja Batista, à qual pertenciam. Tal fenômeno, pelo que consta, iniciou-se com William Joseph Seymon, na Rua Azuza, em Los Angeles, em 1906. Em 1910 chegaram ao Brasil, e em 1911 fundaram a Missão da Fé Apostólica. Daniel e Gunnar foram desligados da Igreja Batista, ou seja, sofreram o que se pode chamar de excomunhão daquela denominação. Em 1918, aquela Missão da Fé Apostólica passou a ser chamada de Assembleia de Deus.

Uma das doutrinas pregadas pela Assembleia de Deus diz respeito a “a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais.” O surgimento da denominação foi no ano de 1914, nos Estados Unidos, quando pastores uniram-se em Assembleia.


A CGADB tornou-se em 1946 um órgão representante da Igreja Assembleia de Deus perante as autoridades governamentais do Brasil. Dos seus objetivos, esses são simplesmente interessantes: “promover a união e incentivar o progresso moral e espiritual das Assembleias de Deus; manter e propugnar o desenvolvimento da Casa Publicadora das Assembleias de Deus” (...) “Nenhuma Assembleia de Deus poderá viver isoladamente, sendo obrigatória a interligação das Assembleias de Deus no Brasil, com a finalidade de determinar a responsabilidade perante a Convenção Geral e perante as autoridades constituídas”. Portanto, busca-se unidade. E procurar-se melhorar o povo moral e espiritualmente. Mas, sempre surgem divisões. Embora Daniel e Gunnar não tivessem intenção de dividir a denominação, suas doutrinas foram consideradas heréticas e os mesmos foram expulsos da Igreja Batista.

Pelos frutos se conhece a árvore: Que os homens são pecadores, falhos, e fracos, não é novidade alguma. No entanto, para aqueles que ufanam-se para todos os cantos serem iluminados pelo Espírito Santo, e pregadores da Palavra de Deus, e iniciadores de movimentos, e fundadores de igrejas, missionários, e tantos outros atributos, uma vez que esses vivam em pecado e cometam escândalos que caracterizam suas vidas, são fatos que provam a origem humana de suas reivindicações. Os “grosseiros pecados” que teimaram em acalentar, e a vida em constante afundamento nesses pecados, é uma lástima.

David Cloud afirma que Oral Roberts afirmava ter visões de Jesus, e que era orientado quanto à sua obra. A obra que, mais tarde, foi à falência. Jim Bakker, preso em 1989, vivia em tanto luxo que até a casa do cachorro tinha ar condicionado. Cometeu adultério com Jéssica Hahn, secretária da igreja.

E os membros da Assembleia de Deus possuem passado de heresias segundo a ótica dos próprios protestantes. Afirmar que uma pessoa morreu, foi ao inferno, e ressuscitou “convertida” é uma das heresias mais patentes. (Segundo o autor, a publicação foi feita em edição oficial. Carta da Rússia, publicação de A SEARA, n. 172, de Julho de 1979, ano XXIII, páginas 10 e 11, pela CPAD.) Essa doutrina não é ensinada pela denominação, mas o fato publicado traz esse ensino, inculcando tal heresia nos leitores, por fonte oficial.

Laurence Anson Justice é formado pela Universidade Batista de Oklahoma e pelo Seminário Teológico Batista do Sudoeste, é autor do livrinho: Uma Igreja deve abraçar o Pentecostalismo¿ O pastor Laurence afirma que as igrejas batistas que denominam-se pentecostais são desonestas, por não serem batistas e afirmarem ser. Além de outras atitudes graves.

Charles Fox Parham. Pastor pentecostal, falava em línguas e pregava muito. Segundo informações insuspeitas, pois são protestantes, os pastor Parham era racista, violentou sexualmente um garoto. Acreditava que os seguidores de Cristo não deviam ter doenças. O próprio Parham ficou doente várias vezes, o que impossibilitava suas viagens e pregações. Por exemplo, ficou doente de dezembro de 1904 a fevereiro de 1905 (conforme livre: “"Fields White Unto Harvest, página 94, autor:James Goff Jr.” Certa vez, orou sobre um lenço e vendia cópias idênticas do mesmo, a alto custo, pelo correio. Pelo que consta, seu racismo durou toda a sua vida.

Esse homem foi o iniciador do movimento pentecostal. Pregava cura, libertação, os vários dons do Espírito Santo, e liderava igrejas. Era responsável pela vida espiritual de milhares de pessoas. Sua vida possui elementos de uma inspiração não condizente com o Espírito Santo, pecados que contrariam uma iluminação e qualquer aprovação de Deus para liderar uma obra como a que encabeçava.

Sobre Aimee McPherson, é dito: “Aimee Mc Pherson, era histérica, nervosa, negligente, preguiçosa. Além de tudo, traiu o seu infeliz marido.” Tinhas vários amantes. E sua obra de pregação prosseguia, crescendo o número de seguidores. Também bebia muito e participava de festas, e dançava. Casou-se várias vezes, experimentando o divórcio. Agrediu fisicamente a própria mãe. Morreu de overdose em 1944. Informações de Robert Barth.

O pastor Allen era alcoólatra, batia na mulher, foi preso em 1955 por dirigir bêbado, em tempo de retiro espiritual.

Efeitos do Pentecostalismo: os pentecostais consideram obra de Deus o crescimento espantoso de sua denominação. Acreditam que os milagres que se vêem têm a mão do Senhor. No entanto, encontram-se divisões costumeiras na denominação. E explicações naturais são compreensíveis diante da expansão dos pentecostais: pouca formação. Cada membro mais influente e “batizado no Espírito Santo”, como poderia ser dito, e que tenha revelações, já é um potencial iniciador de novo ministério, sem muitas barreiras. Assim, é notável o número de igrejas que espalham-se em tantos lugares. Há mesmo aqueles líderes que, para justificarem sua pouca formação, são contrários aos estudos teológicos.

No entanto, a denominação Assembleia de Deus possui cultos de doutrina, publicações para estudos sérios entre os seus membros, como a promoção de revistas trimestrais que auxiliam esses estudos.

Visões: os pentecostais vivem de visões. Muitas vezes, os líderes inculcam como “Palavra de Deus” os sentimentos que surgem nos membros. Não raro, informalmente, aquelas experiências são tidas como revelações diretas de Deus ao crente. O subjetivismo é enormemente ressaltado.

Cultos: é dito que nas reuniões pentecostais há ênfase nas experiências e testemunhos dos crentes. A pregação não poucas vezes tem um verso bíblico como ponto de partida, e o pastor discorre contando experiências, fornecendo exemplos práticos, (também é comum usar de humor), etc., chegando a esquecer-se daquilo que a passagem realmente expressa.

Os pentecostais enfatizam os dons e a experiência pessoal. Há quem afirme abertamente não discutir doutrina, nem “falar de religião”, mas apenas anunciar o poder salvador e a benção de cura proporcionados por Jesus Cristo. No entanto, o que concomitante a isso fazem, por exemplo, ao falar aos católicos, constitui em pura e basicamente pôr-se a atacar doutrinas cristãs católicas e fazer convites para os cultos nas igrejas pentecostais.

Antropocentrismo: Obviamente nenhum pentecostal concordará com isso. Os cultos teriam o Nome de Jesus como centro. Porém, sob essa aparente realidade, há um serviço ao homem, à libertação, à cura, ao auxílio para a prosperidade e etc. As músicas revelam isso. Um cântico católico diz: “Na beleza do que vemos, Deus nos fala ao coração, tudo canta: “Deus é grande, Deus é bom e Deus é Pai, É Seu Filho Jesus Cristo que nos une pelo Amor, LOUVEMOS AO SENHOR.”

Os pentecostais, ou neo-pentecostais, ao que parece, costumam cantá-lo assim: “Na beleza do que vemos, Deus nos fala ao coração, tudo canta: “Deus é grande, Deus é bom e Deus é Pai, É Seu Filho Jesus Cristo que nos une pelo Amor, VENCEMOS EM JESUS.”

É natural que nessas palavras não contem um erro intrínseco, mas revelam a mudança de tônica entre a doutrina cristã católica e a doutrina pentecostal. O louvor a Deus como base de todo o cântico foi substituído pelo direcionamento à experiência dos crentes, para suas vidas em Jesus. O interesse em viver a experiência, também, de sucesso material certamente é ressaltado aí. É sutil, mas diferente da ênfase cristã católica.

Um protestante batista escreveu: “Amado leitor, quando Deus for justamente exaltado e o homem humilhado, você não terá o Pentecostalismo em sua igreja”. Existem pentecostais reformados que se esforçam para manter o centro doutrina em Cristo. Embora vivam uma fé que em sua natureza possui elementos contraditórios, visto que as duas tradições (reformada e pentecostal) possuem ênfases e características distintas, é comum nos dias de hoje homens viverem uma contradição sem a perceber. Enfim, Laurence oferece antídotos da Palavra de Deus contra as investidas pentecostais, e chama o Pentecostalismo de “grande erro”.

Sendo assim, as raízes do pentecostalismo são bastante frágeis, segundo consta na obra de Dalton C. Rocha. Se alguém dissesse que os pecados dos membros não afetariam a veracidade da causa do Senhor, poderia ser dito que Deus nunca levantou homens que não tornasse santos para iniciar Sua obra. Essas pessoas, citadas, não eram membros de alguma igreja, mas líderes, expoentes iniciadores de uma obra. Por eles estava originando-se um movimento espiritual. A fonte deveria ser bastante diversa, de acordo com os princípios bíblicos.
ESSE TEXTO PODE SER EDITADO.



http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/QEstranhosPastoresPentecostais-DCRocha.htm

17 comentários:

  1. amigo,se fosse assim a Igreja de corintios não seria bíblica.É só ler a carta. Texto falacioso e contraditório!

    ResponderExcluir
  2. amigo,se fosse assim a Igreja de corintios não seria bíblica.É só ler a carta. Texto falacioso e contraditório!

    ResponderExcluir
  3. Não parece ser a situação da igreja dos coríntios semelhante ao que está no artigo. Onde estão a falácia e a contradição do texto?

    ResponderExcluir
  4. quanta asneira, a assembléia de Deus não prega que as pessoas morrem, vão ao inferno e voltam convertidas, isso foi um testemunho, um caso que ninguém comprova, existem muitos testemunhos, que são relatados, em discos de vinil, fitas k7, videos na internet, testemunhos pessoais nas igrejas, eu creio que Deus tem poder para fazer o que quiser, se foi levado em espírito, ou se foi uma mensagem em sonho, Deus fala com o homem, operou no passado e opera no presente, Deus não mudou e Ele faz como quer, tem levantados atalaias, trombeteiros da volta de Jesus, os batistas não aceitaram o pentecoste, negam as evidencias citadas e vividas pelos apóstolos, que afirmam que os que se convertem se seguiram estes sinais, existem diversas passagens falando sobre o pentecoste, afirmando que nao seria um evento isolado, que cessaria, hoje está cheio de igrejas batistas renovadas, falar tanto e citar um trecho de uma música da igreja católica que é uma igreja idólatra, é ter acabado os argumentos e ir buscar no mundo, quem escreveu isto fala como um observador que se infiltrou nos cultos da assembléia para procurar pontos que discorda afim de difamar esta igreja séria, idônea, que tem pregado o verdadeiro evangelho de Jesus, é uma das maiores igrejas evangélicas do Brasil, é formada por todo tipo de pessoas, convertidas, convencidas, como na parábola do semeador e membros ou pessoas do ministério estão sujeitas a pecados e escândalos, como ocorre em todas as igrejas, ou na igreja batista só tem pastores fieis? conheço um grande pastor batista envolvido em coias terríveis, um líder antigo, diretor de um grande departamento(não me pergunte, jamais saberão por min quem é), trata-e do texto deste blog um texto irresponsável, que inspirada pelo inimigo fala mal de uma igreja reconhecidamente séria com doutrinas baseadas nas santas escrituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Igreja Assembleia de Deus é realmente séria. Creio que a Batista também. Como esses dados publicados não são de origem católica, conforme os links acima, certamente são insuspeitos, por terem como responsáveis estudiosos protestantes que fornecem dados de sua própria história, e servem para refletir sobre o modo de agir de Deus para a renovação da Igreja. O maior objetivo de ter indicado essa publicação artigo foi esse. Conhece alguma fonte que possa refutar o que o site solascripturatt.org publicou, e que foi usado aqui?

      Excluir
    2. A assembleia de Deus é a igreja que mais prega heresias. Conversando pelos do de línguas estranhas que são tão estranhas que nem Deus conhece

      Excluir
    3. Como vc sabe que Deus não conhece as línguas estranhas? Você quer dizer que Deus é burro? Porventura vc é o secretário de Deus pra fazer uma afirmação dessa natureza?
      Saiba que a católica idolatra sim, e inventou o catecismo sem o segundo mandamento que fala da idolatria e os tolos se ajoelham diante imagens de esculturas, pede bençãos, proteção intercessão do gesso que nada pode!

      Excluir
    4. Como vc sabe disso, por acaso vc frequenta lá?

      Excluir
  5. Boa dia alugmas informações incoerentes mas qual a sua facção religiosa? não há nada no seu perfil .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações são para refletir, e foram postadas primeiramente em site protestante.
      Sou cristão católico.
      Até mais.

      Excluir
    2. Cristão são quem seguem à
      cristo!
      Vcs seguem os santos mortos, feitos de gesso, madeira ou outros materiais!Inventaram um monte de Marias, de difersas sores e formato de rosto! Pensam que ela é camaleão pra mudar de cor ou o máscara dos filmes que muda de forma? Até Nossa Senhora desatadora de nó inventaram! Quanta bobagem, como uma pessoa morta vai desatar nó de alguma coisa?

      Excluir
    3. Cuantas mentiras se ha dicho aquí. Misericordia.

      Excluir
  6. Concordo 100%. Participo de uma igreja pentencostal e vejo pessoas em pecado falar em línguas. Se falar em línguas é obra do Espírito, a pessoa em pecado não falaria. Quem ta em pecado, não está cheio do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  7. Parece que só tem gente ifiota no protestantismo.

    Desafio eles a publicarem um só documento válido da Igreja comprovando a ORDEM DE ADORAÇÃO a Imagens, porque ficar falando cada vez burrice sobre idólatra é facil.

    Quero ver uma só segregação protestante provar sua apostolicidade e que não se baseie só na bíblia, pois ela nasceu da Igreja

    ResponderExcluir
  8. Me prove na bíblia que os dons de línguas ,dons de curar e etc, se encerraram com o fechamento do canon

    ResponderExcluir