quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pedro é a Pedra de Mateus 16,18

Em refutação à explicação do Lucas Banzoli  [apologista protestante no site que tem como objetivo refutar o Catolicismo: http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/] de que a pedra de Mateus 16,18, é a confissão de Pedro, segue-se a simples reflexão.

16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 
[Tradução Corrigida e Fiel, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil]

Nos versos anteriores, 13-15, Jesus havia questionado a respeito da opinião do povo sobre Sua Pessoa, e também o que diziam os apóstolos sobre isso. Pedro responde prontamente: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Então, Jesus dirige-lhe também uma palavra, dizendo: “tu és Pedro”. Entende-se assim o contexto.

Pedro fez a confissão a respeito de Jesus como verdadeiro Messias e Filho de Deus, e Jesus mostra a ele que por sua fé será Pedro. Como entender isso?

O apóstolo Pedro chamava-se Simão, e era filho de Jonas. Jesus mudou seu nome para Pedro [em grego Petros], nome que vem de Kepha, transliterado na Bíblia como Cefas, e significa pedra. Assim, lemos em João 1,42: E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). Outras traduções, como a King James Version (em inglês) e a Bíblia de Jerusalém trazem também o termo como significando pedra, mostrando a unanimidade dos eruditos quanto ao sentido do mesmo.

Temos assim o diálogo entre Jesus e Pedro. Jesus questiona sobre Sua identidade, Pedro responde por revelação de Deus, e Jesus mostra a Pedro a missão que devia cumprir, e o motivo de ter recebido o nome Pedro. De fato, Jesus refere-se em todo o diálogo a Pedro, e a nada mais. Uma leitura atenta evidencia isso: a) Bem-aventurado és tu, b) porque to não revelou c) eu te digo que tu és Pedro. Assim, a sequencia somente pode ser dirigida a ele, tendo-o como referência: e sobre esta pedra edificarei a minha igreja. Temos Pedro em a-b-c, por que não estaria também na sequência normal do texto em d?

Cristo não diria tudo isso para sem razão mudar de objeto quando afirma sobre a pedra. Pedro é bem-aventurado (feliz), Pedro recebeu a revelação, Pedro foi nomeado pelo Senhor Jesus, Pedro é a PEDRA nessa passagem. Esse é o motivo de sua mudança de nome, ele foi encarregado de ser a pedra da Igreja onde Cristo iria construir. Então, nesse verso Jesus é o Construtor e Pedro o material da construção: a pedra.

Temos igualmente que prestar atenção aos dizeres do texto: “Tu és Pedro”. Para quem está familiarizado com o nome do apóstolo isso parece óbvio, pois ele é Pedro. Mas, o caso não é esse. Notemos que Pedro não fala: “Tu és Jesus”, pois ele conhecia o Senhor e sabia do Seu Nome. Ele diz: “Tu és o Cristo”. A palavra Cristo vem do grego, tradução do hebraico Messias (ungido). Assim, e como afirmar: “Senhor Jesus, tu é o Cristo”.

Da mesma forma, Jesus não diria, nesse sentido, ao apóstolo Tiago: “Tu és Tiago”, ou a Bartolomeu: “Tu és Bartolomeu”, nem ao mesmo apóstolo Simão: “Tu és Simão”. Diferentemente, ele diz a Simão - filho de João, para não confundirmos com o outro apóstolo, chamado também de Simão, o zelota. E, então, diz a Simão: “Tu és Pedro” (palavra que tem o sentido de pedra), ou seja: “Simão, tu és Pedra”.


Assim, fica claro o sentido: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja...” É com toda a certeza que Se refere à pessoa do apóstolo Simão Pedro. [o presente texto poderá ser editado/atualizado]
 Gledson Meireles.

33 comentários:

  1. Graça e paz !!
    Amigo,Jesus faz duas perguntas e Pedro responde a pergunta de Jesus. Agora, te pergunto : Para o texto e para nossa fé, o que é mais importante, a pergunta de Jesus(e a resposta que Jesus queria como resultado) ou Pedro ?
    Elias Meireles

    ResponderExcluir
  2. Elias, não há tensão entre as duas respostas. JESUS é o centro da nossa fé, é o nosso Salvador. Partindo disso, o que Ele ensina nesse texto, em resposta a Pedro, é que o apóstolo recebeu um chamado especial na Igreja. É importante notar que Jesus usa dessa ocasião para mostrar o motivo do nome dado ao apóstolo: Pedro(pedra). O ponto central, porém, é a revelação de que Jesus é o Messias. Aceitemos tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ! Graça e paz. Gledson, explique melhor o termo " não há tensão " e corrija-se quanto ao que disse-me em "resposta a Pedro" ,pois a resposta foi aos 12 apóstolos e não só a Pedro. Agora, responda-me mais essa : Se Pedro é a pedra e se o intuito de Jesus ao fazer a mesma pergunta duas vezes, ERA , É e SEMPRE será que ELE é o Messias (Salvador)(espiritualmente falando) ,então a igreja de Jesus está fundamentada em Pedro(apenas apelidado de pedra) ou na única salvação(messias) = pedra(base da salvação) = sem pecado= sem erros ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando afirmei que não há tensão entre as duas coisas, é que elas não são contraditórias.

      Nessa ocasião, Jesus mostrou-Se como o Messias prometido, e fez nessa mesma ocasião a revelação de Pedro como a pedra da Igreja, no sentido já explicado.

      Tudo corrigido?

      Até mais.

      Excluir
    2. Elias, nas conversas não é comum ater-se à linguagem muito técnica.

      Você mesmo escreveu: "Jesus faz duas perguntas e Pedro", por isso eu escrevi: "em resposta a Pedro".

      Sei que Jesus fez a pergunta aos doze, e Pedro recebeu a revelação para falar em nome do grupo. Por isso, no artigo afirmei o seguinte: "Nos versos anteriores, 13-15, Jesus havia questionado a respeito da opinião do povo sobre Sua Pessoa, e também O QUE DIZIAM OS APÓSTOLOS sobre isso. Pedro responde prontamente: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”"

      Quanto à Igreja, essa está alicerçada sobre JESUS CRISTO. Pedro é a pedra ou fundamento em sentido de governo das coisas referentes ao pastoreio que ele recebeu, e não como fundamento da Igreja. Esse, só Jesus.

      Excluir
  4. Graça e paz!!
    Vejo que a visão do católico romano é a mesma do povo hebreu da época um pouco antes e pós a vinda de Jesus. Explico ,desde a profecia do Messias(salvador) lá no velho testamento até a vinda de Jesus, o povo hebreu esperava que o "salvador" os libertasse do jugo de Roma, perceba aqui , que os hebreus esperavam um Messias com poderes de "heróis de filmes " ,ou seja, Ele, o Messias, iria vencer uma guerra contra Roma e dá paz aos hebreus. Contudo , não foi isso que aconteceu ,pois os hebreus vivian no mundo(fé morta). A bíblia deve ser lida para entendimento ESPIRITUAL(Fé viva, operante) . Em decorrência de uma leitura não espiritual, é que nós temos : “teoria da prosperidade” , “ papel de Pedro é de governo TERRESTRE da Igreja” , etc . Agora , lhe peço e por favor releia Mt 16 : 13 -23 e olhe o contexto como se a Igreja = espiritual(ou seja ,não é a católica , adventista, testemunhas de Jeová , etc = terrena ).
    E para finalizar ,que conclusões você entende de :
    1 – Jesus fez a mesma pergunta duas vezes e obteve a seguinte resposta: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16 : 16 Bíblia Ave Maria) . Para você , qual o valor dessa resposta?
    2 – Em Mt 16 : 17 , “ Feliz és,...... ...... porque não foi a CARNE NEM O SANGUE MAS MEU PAI QUE TE” REVELOU” isto(resposta) – Bíblia Ave Maria – A revelação aqui citada, refere-se a Pedro como pedra ou fundamento em sentido de governo de primeira igreja TERRENA ou essa REVELAÇÃO ,QUE NEM CARNE NEM SANGUE ..... refere-se ESPIRITUALMENTE a “ pedras VIVAS” (1Pe 2 : 4 adiante ) ,que daí junto da PEDRA ANGULAR ,forma a igreja (EDIFICADA POR CRISTO) ?
    Que o poder de nosso Deus nos faça forte e firme na leitura aguçada da bíblia e dos nossos comentários e que a verdade suprema de Cristo esteja entre nós.Fica na Paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira pergunta já respondi acima. Antes de responder a segunda pergunta: qual o sentido de Pedro ser "pedra" então?

      Cada igreja, por menor que seja, é governada por um pastor. Isso é coisa "não espiritual"? Não foi Jesus mesmo que ordenou apascentar as ovelhas, e disse isso a Pedro três vezes? Afirmar que Pedro foi a pedra no sentido referido é ensinar algo "não espiritual"?

      Excluir
    2. "Agora , lhe peço e por favor releia Mt 16 : 13 -23 e olhe o contexto como se a Igreja = espiritual(ou seja ,não é a católica , adventista, testemunhas de Jeová , etc = terrena )."

      Fiz o que você pediu. Li novamente, e pensei sobre a realidade ser apenas referente à Igreja espiritual nessa passagem.

      Mas, na questão que concerne a Pedro, veja que ele recebe "as chaves" e o poder de "ligar" e de "desligar" NA TERRA.

      Trata-se de uma jurisdição visível, terrena. É também espiritual, mas não invisível.

      Quando pensamos na Igreja invisível - espiritual, somente pode haver salvos nela. Isso só Deus conhece. Deus sabe quem são os do número do trigo.

      Agora, na parte terrena, a Igreja (também única) em sua face visível é composta de joio e trigo. Pedro recebeu o poder de governar NA TERRA.

      JESUS é quem tem o poder total, governando no céu e na terra, e declarando válido o que Pedro (o papa) julgar conforme a vontade de Deus. Isso é ligar - desligar na terra para ser também ligado ou desligado nos céus.

      Excluir
  5. Boa noite !
    Você : Cada igreja, por menor que seja, é governada por um pastor. Isso é coisa "não espiritual"? Não foi Jesus mesmo que ordenou apascentar as ovelhas, e disse isso a Pedro três vezes?
    Eu : amigo , pensa sem AMOR AO CATOLICISMO ,que vais entender. Eu não disse em momento algum que não existe “igreja “ TERRENA , disse e por favor ,confira no post anterior que a “IGREJA “ dita por Cristo em Mt 16 é sim , a ESPIRITUAL,tanto é que NEM CARNE,NEM SANGUE (HOMEM) REVELOU . Por que Jesus disse isso? Pq para quem lê ,pode até pensar de modo mundano,mas logo em seguida Jesus repreende Pedro ,dizendo : “ afasta-te, de mim Satanás! Tu(Pedro) és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus,mas dos Homens (CARNE) – Bíblia ave-maria. De fato, Jesus mandou Pedro apascentar as ovehas,mas e daí , Ele mandou também aos demais apóstolos.
    Você : Afirmar que Pedro foi a pedra no sentido referido é ensinar algo "não espiritual"?
    Eu : não só mundano ,como paixão . Que leva a interpretação errada.
    Paz e benção !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "NEM CARNE,NEM SANGUE (HOMEM) REVELOU" Por que Jesus disse isso?

      Jesus disse isso referindo-se à revelação de que ELE É O MESSIAS. Não tem nada a ver com a Igreja espiritual essa revelação.

      Sei que você não nega a igreja terrena, mas faz dicotomia com a igreja espiritual. Na Bíblia não há isso. A Igreja terrena é espiritual, mas a diferença é que ela está ainda em santificação, etc.

      Excluir
    2. Gledson,de fato provo que sua leitura é superficial e tendeciosa para o catolicismo.Não faça isso!!!!! Voce parece torcedor de time de futebol,que luta sem pensar pelo clube,mas não percebe os ideais ,que seria a beleza do futebol.Assim é vc pelo catolicismo,contudo ,há tempo para vc refletir e lutar por Jesus.Bom, vamos lá ,mas antes de corrigi-lo , é preciso que entendas algo,quando vc citar algo na biblia , prove que não tenha o contrario para que seja VERDADE.Assim, por exemplo, e tb serve como uma resposta , "NEM CARNE,NEM SANGUE REVELOU " quem revelou isso a Pedro ? o ESPIRITO SANTO ,mas alguns versos depois temos “ afasta-te, de mim Satanás! Tu(Pedro) és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus,mas dos Homens" VIU? ORA PEDRO RECEBEU O ESPIRITO SANTO , ORA COISAS DE SATANÁS.Queres mais ? mais uma : LIGAR E DESLIGAR FOI DADO A PEDRO,alguns versos depois , TAMBÉM DADO AOS DEMAIS APOSTOLOS.AH!!!! , mas PEDRO RECEBEU PRIMEIRO !!! Lendo Gálatas 2:9 " “Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas......" EITA !!! PEDRO não foi citado em primeiro! E AGORA??? É ESSE TIPO DE LEITURA CARNAL E ENDEUSADOR DE PEDRO,que não deixa vc ver espiritualmente.
      Por fim, não nego igrejas terrenas, só não reconheço uma ÚNICA IGREJA TERRENA COMO VERDADEIRA, ISSO NÃO EXISTE PERANTE A BIBLIA,LEIA COM CARINHO E VERÁS.
      Fica com Deus.

      Excluir
    3. Nos artigos "identificando" a Igreja, há ocasião para ver que não há diferentes denominações na Bíblia.

      Jesus tem um só rebanho, visível, mas Suas ovelhas estão em muitos outros lugares. Elas são de Jesus, embora são chamadas para vir para o rebanho. Jesus não diz que podem ficar onde estão. Veja que já são dEle, mas são chamadas a vir para o rebanho. Como entender isso?

      Eu chamo o rebanho de Igreja, e você praticamente considera a Igreja como sendo "o rebanho + as outras ovelhas" que estão espalhadas. É isso?

      De fato, as ovelhas de Jesus são conhecidas por Ele, e devem vir ao seu rebanho, que é a Igreja visível, católica, fundada por Ele. Isso é o que creio sobre a Igreja.

      Não significa que todos os que estejam no rebanho visível sejam ovelhas fieis, pois não é verdade. Estar na Igreja visível não garante a salvação.

      Excluir
  6. CONT.....
    Você : Fiz o que você pediu. Li novamente, e pensei sobre a realidade ser apenas referente à Igreja espiritual nessa passagem.
    Eu : para você , a igreja aqui em Mt 16 , é espiritual, ou seja,não se refere a nenhuma denominação ,inclusive a católica romana?

    você : Mas, na questão que concerne a Pedro, veja que ele recebe "as chaves" e o poder de "ligar" e de "desligar" NA TERRA.
    Eu : Em Mt 18 : 18 ,Jesus também dá as mesmas chaves aos demais apóstolos,bem como LIGAR E DESLIGAR. E aí ? a propósito,podes me explicar ,no seu conhecimento, o que significa LIGAR E DESLIGAR?

    você :Agora, na parte terrena, a Igreja (também única) em sua face visível é composta de joio e trigo. Pedro recebeu o poder de governar NA TERRA.
    Eu : provado pela bíblia que os demais apóstolos também.

    você : JESUS é quem tem o poder total, governando no céu e na terra, e declarando válido o que Pedro (o papa) julgar conforme a vontade de Deus. Isso é ligar - desligar na terra para ser também ligado ou desligado nos céus.
    Eu : fiz essa pergunta lá em cima. O que é mesmo LIGAR E DESLIGAR e se puder, dá exemplo para entendermos melhor.
    Para finalizar, O altíssimo não habita em casas feitas por homens – ATOS 7 :48
    casas são feitas sobre fundamento sólido como PEDRA, você não concorda? Entendendo o contexto , essas casas (igrejas ) são terrenas , exemplo, a romana, adventista, etc ,MAS DEUS NÃO HABITA EM CASA FEITA POR HOMENS.SÓ NAQUELA, LEMBRA? AQUELA EDIFICADA POR JESUS.
    Paz e misericóridia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poder das chaves denota autoridade. É o ofício de governar. Pedro e os outro apóstolos receberam esse poder, mas só Pedro recebeu sozinho. Assim, os outros possuem o poder em comunhão com ele.

      A Igreja espiritual subsiste na, em termos mais claros, é a Igreja Católica. As demais possuem muitas verdades, umas mais outras menos, mas somente a Igreja que Jesus fundou é perfeita em doutrina.

      Até mais.

      Excluir
    2. Olá Gleidson,
      O primeiro parágrafo respondi acima.
      Antes de me debruçar na resposta ao seu argumento,convém esclarecer o seguinte : quando digo "igreja romana" é porque voces se intitulam de igreja católica (lá da época dos pais)quando na verdade não são.Logo,não de confunda.Agora sim,mas já paro por aqui ,pois de FATO não entendeste o que é IGREJA DE JESUS.INFELIZMENTE.

      Excluir
  7. Bom dia !!!!
    Boa discussão. O análise que faço é que o Gledson precisa ler(entender) as entrelinhas não só da palavra de Deus , como também do que se postam nos comentários. Um exemplo :
    - segundo o Cláudio, a igreja descrita nesta discussão é no sentido espiritual, ou seja, cada pessoa ao ACEITAR O MESSIAS , como salvador ,se torna uma PEDRA VIVA da PEDRA ANGULAR,que É JESUS.Já voce, pensa numa igreja feita de tijolos, presumo que penses ser a igreja católica,que é no sentido de pensamento mundano(não espiritual).Observe que,os apóstolos fundaram igrejas de tijolos ,que chamo de igrejas locais(que temos até hoje e aos montes) ,contudo elas não são a "igreja espiritual " em si ,mas DENTRO DELAS , temos a igreja de Jesus. Glória a Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Já voce, pensa numa igreja feita de tijolos"

      Realmente, se eu penso assim, eu não sei entender nem mesmo o que penso. Porque acho que não afirmei nada disso: "igreja feita de tijolos".
      Até mais.

      Excluir
    2. Permita-me intrometer-me . OH meu amigo, explique bem detalhado como é a igreja fundada por JESUS? POR FAVOR!!!!

      Excluir
  8. Gleidson,boa noite!
    Graça e Paz!!
    É fato que voce crer que a igreja de Jesus é "romana" e por isso recomendo que leias 1Cor 2 : 1 - 16 e verás a diferença de interpretação "carnal/mundano" e "espiritual".Voce não respondeu o que é LIGAR/DESLIGAR ,pois bem vou te dá um exemplo, interpretado espiritualmente , ei-la: quando Jesus disse a Pedro e também aos demais apóstolos " ligar/desligar" ,Jesus quis falá-los da base da sua igreja,que é O MESSIAS(QUEM CRER NISSO ,SERÁ SALVO!!!!!!!), ou seja, vamos supor que voce, GLEIDSON ,faça uma visita a COREIA DO NORTE (falar de Jesus lá não é fácil) e lá voce fala de JESUS(MESSIAS) a um coreano e mostra que JESUS é caminho,a paz e sem ELE não se chega a DEUS e aquele coreano acredita no que voce disse e ele ACEITA a JESUS(Glória a Deus!!),então,quando voce,Gleidson,pregou sobre JESUS(MESSIAS), voce LIGOU AQUI NA TERRA(o processo de salvação) e como o coreano ACEITOU A JESUS , FOI LIGADO NO CÉU.
    Viu??? como é simples.AH, o ligar/desligar é dado para quem prega a palavra de DEUS.
    Ide por todo o mundo e pregai o evangelho ........
    NÃO SEJA RELIGIOSO , SEJA CRISTÃO.NÃO TENHA PARTIDO(romana, protestante,evangélica, .....),TENHA CRISTO.
    Que o Espírito Santo nos dê entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa doutrina expressa em suas palavras "não seja religioso, seja cristão" etc., é algo moderno, que geralmente inclina você a denominações protestantes (embora seja não-denominacional). E algo muito comum entre os protestantes, pregar contra as instituições, afirmando apenas a importante da Igreja invisível. Pregar a Cristo, mas implica em ser membro de uma igreja protestante e não católica.

      Sua interpretação é aquela que encontramos nos reformadores, onde ligar e desligar é basicamente a pregação do Evangelho. Muito bem, mas temos que aceitar também o que a exegese escriturística mostra a respeito dos termos, que tem significado como apontei: autoridade. Assim está em Isaías 22, e é o que os judeus creem a respeito do poder das chaves. Vamos pedir as luzes do Espírito Santo para crescermos na fé.

      Excluir
    2. É algo muito comum entre os protestantes, pregar contra as instituições, afirmando apenas a importância da Igreja invisível.

      Excluir

  9. Bom dia !!
    Desconheces mesmo e não olha para os fatos. "Ser religioso" nunca foi algo moderno, leia ,a não ser que nos tempos de Jesus já estivéssemos na "modernidade" . Lembras dos fariseus?????!!!!!! moderno não? !!!!!! . "APENAS" afirmo a importância da igreja invisível .....? onde citei isso??? não seja deselegante!!! As igrejas LOCAIS (de ontem : descritas na bíblia ; de hoje : romana, ortodoxa, protestantes, etc ) são importantes e DENTRO DELAS É QUE ESTÃO OS SALVOS ( composição da IGREJA de Cristo) .
    Um cristão se junta em igrejas locais e é importante para uma socialização de todos os envolvidos,assim cai por terra sua má fé em dizer que protestantes afirmam APENAS a importância da INVISÍVEL.
    OBS - Quem lê a PALAVRA DE DEUS(bíblia) e TEME ao SENHOR ,sabe o que faz e fala acerca das coisas de DEUS. Então , busque mais o TEMOR DO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Releia o que eu escrevi: "É algo muito comum entre os protestantes, pregar contra as instituições, afirmando apenas a importância da Igreja invisível."

      1) é algo COMUM os protestantes falarem contra as instituições. É um fato.

      2) Essa "importância", que eu me referi, é que precisa ser mais clara: falo da importância fundamental, pois para o Protestantismo, em geral, é importante fazer parte da igreja visível mas não garante que seja parte da igreja invisível. Então, abre-se a ideia de que não importa muito a denominação, visto que os salvos estão espalhados entre várias, e em todas elas é que está a igreja invisível.

      Em momento algum quis afirmar que os protestantes pregam que a igreja visível não é importante, como pareceu.

      Não disse que é doutrina protestante que a igreja visível não é importante. Falei apenas do que é comum ouvir e ler quando falam contra as instituições.

      Até mais.

      Excluir
  10. Graça e Paz !
    Que leiamos com mais atenção as frases ditas ,frases refutadas e com humildade reconheçamos o sentido correto . Principalmente para quem é bloguista e apologista.
    Dito isso, vamos a sua frase "É algo muito comum entre os protestantes, pregar contra as instituições, afirmando APENAS a importância da Igreja invisível."(grifo meu) , veja que não disse nada a respeito de “ é algo muito comum ..... ..... instituições “ ,pois de FATO , nós , protestantes , pregamos contra as instituições(igrejas locais,terrenas) no SENTIDO de não adotarmos uma ÚNICA E SANTA igreja ,repito , LOCAL/TERRENA ,pois não existe essa tal igreja aqui na TERRA. Assim, por óbvio, não teço comentário daquilo que concordo e esperando o mesmo de você . Já na parte final da frase “ .... APENAS a importância .....” , aí você jogou mal demais,pois valorizamos TAMBÉM as igrejas locais (provado acima) E NÃO APENAS a igreja invisível.
    Por fim, responda de acordo com a sua convicção de fé (favor use a sola scrip)
    - Só há salvação na igreja romana ?
    - Maria é mesmo a mulher descrita em Apoc 12 ?
    - Explique melhor essa autoridade de Pedero e sua relação com Isaías 22 ,citado por vc.
    Cláudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma parte já respondi acima: "Em momento algum quis afirmar que os protestantes pregam que a igreja visível não é importante, como pareceu."

      Agora: não se pode afirmar que somente quem está dentro da Igreja Católica está salvo, pois o Espírito Santo sopra onde quer, e em todas as denominações, e mesmo em todas as religiões, mas isso não faz cada denominação e cada religião verdadeiras, mas apenas uma Igreja visível verdadeira. Essa é a nossa diferença.

      A mulher do Apocalipse é a Igreja, mas em sentido personificado é a virgem Maria.

      Em Isaías 22 é usado a metáfora das chaves para indicar autoridade e governo. Esse é o contato que fiz.

      Até mais.

      Excluir
  11. Olá,
    Amigo, voce já está se parecendo com um protestante/evangélico ao afirmar que a mulher do apoc 12 é a igreja. Quando voce diz ser a igreja(apoc 12) , eu te afirmo que ao interpretar o apoc 12 , leste espiritualmente e o mesmo lhe falta para as "chaves" ,"autoridade" e "única igreja terrena correta" . Tem como voce me explicar melhor e por favor, sem voltas, o significado dessa igreja VISÍVEL verdadeira e se ela tiver nome, diga.
    Abraços, Cláudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As chaves é a autoridade dada a Pedro, e que está nas mãos do papa. É como alguém que deve exercer o que for preciso para a unidade dos cristãos.

      A Igreja visível é a Igreja Católica Apostólica Romana.

      Todas as outras igrejas cristãs são de alguma forma ligadas a ela, pelo que tem em comum no Evangelho, em Cristo, e tem em seu meio pessoas que são parte da única Igreja. É necessário que uma Igreja visível seja a representante da Igreja invisível, e essa é a Igreja Católica.

      Excluir
    2. É difícil alguém exprimir a posição com clareza, preferindo não "levantar placa" de modo tão ousado. Mas, teoricamente, e de fato na prática, mesmo sem explícita afirmação, todos creem que a denominação em que estão é, pelo menos, a mais correta que existe na terra, a que menos erros tem, a que está mais conforme os princípios do evangelho. De forma geral, os não-denominacionais, os desigrejados e etc., pensam que a forma como concebem o evangelho é a melhor expressão que existe, e por isso a adotam.

      Excluir
    3. Tomei um imenso susto, mesmo prevendo sua resposta acerca de existir uma única igreja Visível. Explico. Por achar que você tem um bom conhecimento, pensei que você não cresse numa horrível " meninice " da qual escreveste ,pois essa igreja visível é dita sempre pelos católicos romanos leigos. Posso garantir que sua leitura nos textos bíblicos é muito desalinhada e totalmente passional, te levando , como já disse antes, a um entendimento MUNDANA/CARNAL . Eu te imploro, esqueça por um minuto sua paixão pela igreja romana e leia a bíblia de forma imparcial. Contudo, vamos lá :
      Uns dizem que a ÚNICA igreja (visível) de Jesus é católica ortodoxa, outros dizem que é a romana; já outros dizem ser as testemunhas de Jeová; já outros dizem ser os mórmons e por aí vai. Como Deus em sua infinita sabedoria , já sabia que homens gananciosos e maldosos iriam querer confundir o povo, permitiu que se registrasse em sua VERDADE (BÍBLIA) o TIRA TEIMA :
      Leia 1Cor 1 : 10 – 14 e 1Cor 3 : 1 – 11 (Como disse acima , leia sem amor ao catolicismo.).
      Viu ? entendeu ? tomara que sim!
      Porque a igreja romana é a igreja de Jesus aqui na terra ? hummmmmm! Ah,ela diz que tem a sucessão apostólica,mas pera aí , quem disse que APENAS TER a sucessão garante . Eu tenho certeza que é preciso SER OBEDIENTE .E todos nós temos a sucessão apostólica.
      Ah, lendo a bíblia encontrei o verso de Paulo,que diz : “ a igreja de DEUS que está em corinto “ ,logo posso concluir que a IGREJA VISÍVEL DE JESUS e a igreja católica apostólica de corinto. Pronto,mais uma !!!! que absurdo.
      Eu sou templo do Espirito Santo e que eu saiba Deus não habita em casas feitas por homens , seja qual for a igreja visível .
      Finalizando,
      Comece a afirmar “ diz a igreja católica : eu sou o caminho , a verdade e a vida ... “
      Por que até onde eu sei a verdade absoluta é DEUS,mas !!! absurdos ??????
      Até mais.

      Excluir
    4. A Igreja de Deus que está em Corinto, aquela que está em Éfeso, a outra que está em Roma, a de Filadélfia, a de Sardes, a de Pérgamo, e etc., significa a igreja local visível que está em determinada parte, e que cada uma é unida com a outra de outra localidade, assim formando uma única Igreja, como Jesus disse em Mateus 16. A forma plural só é usada quando fala de igrejas particulares, mas todas significando uma só. E não há divisão, por isso é tremendamente proibido na Bíblia. Havia facções, invejas, rancores, pecados, etc., mas tudo isso foi condenado. O que afirma a Escritura é que a Igreja em todas as partes é uma só, e não como hoje, onde há forma de governo, culto, doutrina e etc., diferentes para cada denominação. A Igreja de Corinto tinha a mesma doutrina da de Éfeso, e da de Roma, e assim por diante. Os apóstolos não saíam pregando coisas diferentes em cada lugar que passava, nem instituía presbíteros que pudessem fazer algo diferente do que eles mesmo já tinham posto. Assim, a Igreja visível é única, segundo a Bíblia.

      Excluir
    5. Em 1 Coríntios 1,10
      Esse verso ensina que não devemos ter divisões. Devemos estar em PLENO ACORDO. Deve haver "harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento".
      O v. 11: havia divisões entre os coríntios. O que o Espírito Santo fez? Deu aprovação, e disse que deveriam apenas viver no amor e esquecer os pontos discordantes? Não, mas admoestou-os a que vivessem em unidade, no v. 10.
      v. 12: alguns coríntios cristãos eram mais apegados a Paulo, outros a Pedro, outros a Apolo, e outros diziam que seguiam só Jesus. Isso estava correto? Não. Todos deviam seguir a Cristo, e considerar os homens santos como instrumentos, e não como figuras fundamentais.
      Assim, o texto de 1 Cor 1,10-14 está tratando de casos de divisão na igreja local de Corinto e o faz de modo a condenar essas atitudes. Não dá lugar algum para que exista nem sequer outra igreja, por iniciativa daqueles que estavam em disputa, pois Cristo não é dividido.

      Excluir
    6. O mesmo pode-se afirmar de 1 Cor 3,1-11. Os apóstolos são operários de Deus, que receberam o dom de Deus para estabelecer as igrejas (vv. 5-6) mas é o mesmo DEUS, único, que ensina cada um desses operários. Portanto, Pedro, Paulo, Apolo, etc., ensinam a mesma doutrina, o mesmo tipo de governo, a mesma disciplina, a mesma Palavra, e não podem agir de outra forma.

      Excluir