domingo, 6 de março de 2022

Adventismo e Reforma Protestante: comentário do capítulo 11

Comentário da Lição 11

Do livro Adventismo e Reforma Protestante: um guia de estudo.

As doutrinas da continuidade da guarda do sábado, da reforma da saúde, a mortalidade da alma, a aniquilação dos ímpios e a doutrina do santuário são distintivas no adventismo.

Há também interpretações adventistas da Bíblia, como a ressurreição de Moisés, a identificação do arcanjo Miguel com Cristo, e as leis futuras preditas pelos adventistas da proibição do sábado e obrigação do domingo.

O autor apresenta as doutrinas distintivas com tendo base bíblica, e podendo ser defendidas pelo princípio sola Scriptura. A partir de uma abordagem histórica e teológica apresenta os fundamentos doutrinais para as mesmas.

Pela história, o autor cabalmente prova que as doutrinas distintivas do adventismo não têm origem nas visões de Ellen White.

No aspecto teológico, o autor mostra que é possível discutir as doutrinas adventistas com a Bíblia apenas, sem necessidade de apelar aos escritos de Ellen White.

Diante disso, o mesmo pode ser dito das doutrinas católicas, dos dogmas tão debatidos e negados pelos protestantes, e que são muitas vezes mais explícitos na tradição, mas que podem justamente ser defendidos pela Bíblia, e pela Bíblia somente.

Ainda, uma observação, que poderia soar estranha para muitos, eu poderia afirmar, com base em conhecimento da fé adventista, que Ellen White tem uma posição semelhante à Tradição Apostólica para a Igreja Católica. Nunca li isso em lugar nenhum, mas há tempos percebi que o papel da sra. White entre os adventistas é talvez até idêntico ao da tradição para os católicos. É uma sugestão de estudo da questão.

Mas é possível já levantar um pouco do véu quanto ao assunto. O autor afirma que “as visões de Ellen White apenas enfatizam aquilo que Deus já havia resgatado...”, como na tradição, onde um dogma apenas define uma verdade de fé revelada na Escritura e na tradição, antes da proclamação, ainda não totalmente compreendida.

E mais. Os trabalhos da profetisa ajudaram na conservação das doutrinas adventistas, o que é também semelhante à tradição, que conserva as doutrinas cristãs nas proclamações dos dogmas, por exemplo.  Creio que essa abordagem a respeito de Ellen White pode ser interessante para muitos.

Enfim, de fato Ellen White tem um papel importantíssimo e fundamental para a fé adventista, poderíamos dizer, mas não como originadora de doutrinas, como bem demonstrado pelo autor.

Gledson Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário