segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Santo Agostinho e a oração aos mártires


Santo Agostinho relata um acontecimento milagroso por meio da intercessão dos 20 mártires. O apologista protestante não ficou satisfeito, e afirmou que não há juízo de valor quanto a essa oração. Não se saberia se Santo Agostinho a aprovava ou não. Esse é o parecer do apologista que escreve no site respostas cristãs.

Há possibilidades, segundo aponta:

1.       Santo Agostinho não apresentou juízo de valor sobre a oração aos mártires.

2.       Santo Agostinho foi inconsistente nesse caso.

3.       Santo Agostinho mudou de ideia depois.

4.       Santo Agostinho tolerava essa prática comum no seu tempo, mas a considerava incorreta. Essa é a posição preferida no artigo.

Isso porque:

1.       Pode ser, talvez, supostamente, que Santo Agostinho acreditasse que a oração foi respondida por pura misericórdia de Deus, e não que ele cresse que os mártires fizeram isso.

2.       Ele somente estava provando que os milagres aconteciam, não fazendo juízo de valor sobre os meios pelos quais ocorrem.

O primeiro ponto é muitíssimo fraco, e serve apenas para verificarmos o desenvolvimento do raciocínio. O Segundo é tremendamente falho. É como se os protestantes hoje mostrassem os milagres que ocorrem com protestantes que recorrem a meios semelhantes àqueles adotados pelo baixo espiritismo, por exemplo, perfazendo uma coisa herética, errada,  e mostrando isso como exemplo de milagres verdadeiros. Faz sentido¿ Não. Mas é isso mesmo. Disse o apologista.

Nessas considerações, Santo Agostinho teria sabido que aquelas orações eram heresia (alguns gostam de afirmar que algo “errado” não configura necessariamente heresia), mas ainda assim teria considerado os exemplos vários que registrou para provar os milagres divinos em continuidade na Igreja, tolerando assim um prática errônea que já estava disseminada. Santo Agostinho não diz nada disso, nem age dessa maneira, mas é o que o apologista protestante entendeu de sua posição.

Podemos objetar que tal coisa denigre a imagem do santo de Hipona, pois o coloca tratando profundamente do assunto, como era seu costume, sem que tenha feito juízo de valor de uma prática, ou, mais provavelmente, que tenha tolerado com fundamentos que elaborou em sua obra uma prática que considerava incorreta. Pode-se afirmar que teria tolerado heresia de uma forma bastante estranha. Deve-se considerar isso para fins de argumento, para refutar o objeção em seu próprio nascedouro.

Partamos agora para a prova positiva da doutrina que santo Agostinho ensinou sobre a oração dos mártires. Há vários pontos as considerar. Santo Agostinho ensina na Cidade de Deus capítulo 10 o seguinte:

a)      Os mártires são testemunhas da fé.

b)      Pela fé eles podem agora pedir benefícios a Deus. Refere-se aos pedidos em favor dos cristãos na terra.

c)       Os mártires possuem esse poder. Refere-se à intercessão.

d)      Deus realiza os milagres por causa da fé na ressurreição para a vida eterna.

e)      Deus usa os espíritos dos mártires para realizar milagres.

f)       Os adversários comparam seus deuses com os nossos mortos. Refere-se aos mártires.

g)      Nossos mártires não são nossos deuses.

h)      Milagres dos deuses por meio dos seus templos e milagres dos mártires por meio de suas sepulturas.

i)        Os mártires fazem maravilhas. Ou melhor, Deus faz enquanto eles oram e assistem.

j)        Não erigimos templos aos mártires, mas monumentos.

k)      Não erigimos altares aos mártires, mas a Deus.

l)        Mesmo o sacrifício no monumento dos mártires é feito a Deus.

m)    O objetivo dos santos ao fazer milagres é induzir a fé em Deus e em Cristo.

n)      Devemos acreditar naqueles que falam a verdade e realizam maravilhas. Refere-se aos mártires.

o)      Eles adquiriam o poder de realizar maravilhas.

Tudo isso vem em seguida para esclarecer a doutrina que refere-se aos mártires. Portanto, é a mesma doutrina da Igreja Católica em todos os tempos. O fato da oração aos santos já foi provado pelos apologistas católicos. Basta reler as citações de Santo Agostinho fornecidas no site apologistas católicos.

Gledson Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário