sábado, 16 de janeiro de 2021

Uma pregação sobre a virgem Maria

Em vídeo recente tratando sobre a pessoa da virgem Maria, o reverendo Augustus Nicodemus, entre outras coisas, afirma que os protestantes devem ser anti-católicos, que o povo católico é mariólatra, que a virgem Maria é pecadora como todos nós, que a oração da Ave- Maria é toda invenção da Igreja, que aquele que já rezou essa oração, ou que ainda faz tal oração, deve saber que ela é totalmente fora da Palavra de Deus, e que Maria não é mais agraciada do que aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e que é o Espírito Santo que gera Jesus, e não Maria, que apenas empresta seu útero.

É esse o resumo daquilo que será comentado abaixo. Na pregação há muitas outras coisas, positivas e boas de serem aprendidas, muito conhecimento e valores evangélicos que devem ser preservados. Apenas essas afirmações acima serão dadas alguma atenção, porque não são bíblicas nem cristãs, mas são entendimentos mais recentes que os protestantes tendem a conservar. Aos que desejarem, assistam à pregação inteira.

Ser anti-católico: certamente trata-se de uma forma consciente e respeitadora de discordar veementemente da doutrina católica. Talvez seja somente isso que o pastor tenha afirmado.

Mariolatria: não existe na Igreja Católica, na sua doutrina, mas pode haver nos abusos e desentendimentos relativos à doutrina.

O reverendo esqueceu-se de afirmar que a frase inspirada “Bendita és tu entre as mulheres” é totalmente bíblica, está na Escritura, e não é invenção alguma. Pode não estar no versículo que o pastor leu, mas está em outro, basta continuar a leitura bíblica.

Maria pecadora?: o certo é que Maria é filha de Adão e Eva, mas foi salva, purificada, no momento em que foi concebida, para ser mãe do Salvador. Isso é fé cristã desde o início da Igreja. Quando Santo Agostinho tratava da questão do pecado, afirmou que não ousaria afirmar, quanto a isso, nada em relação à virgem Maria. Grande sabedoria de um grande e reconhecido doutor da Igreja.

A oração da Ave-Maria: é toda bíblica. São apenas versículos bíblicos rezados com muita fé e devoção, seguidos de um pedido de intercessão.

Os bem-aventurados: todos os bem-aventurados reconhecem a grandeza da Maria. Seria oportuno que os leitores refletissem sobre a grandeza de Maria como aquela que viveu na prática da Palavra de Deus. Assim, certamente ela tem o status maior. Imagina que o Jesus afirma que João Batista era o maior dos nascidos até então, e era menor no Reino dos Céus. Agora, pense na virgem Maria, que está toda envolvida no mistério do Reino dos Céus e foi toda obediente ao Senhor.

Sobre o título “portadora de Deus” ao invés do correto Mãe de Deus: a Bíblia afirma que Maria é mãe de Deus. O Espírito Santo veio sobre Maria e gerou Jesus a partir da humanidade de Maria. Não foi um milagre que operou um corpo dentro de Maria e não a partir dela, pois isso seria afirmar que Jesus não tinha verdadeira humanidade. Também, isso seria pressupor que o corpo de Jesus poderia ter sido criado à parte sem necessitar de encarnar-se no ventre de uma mulher. A Bíblia afirma que Jesus foi feito da Mulher, nascido na mulher, em Gálatas 4,4. Assim, negar o título de Mãe de Deus e afirmar que ela apenas emprestou o útero para carregar Deus feito homem, não é ensinar o que está no evangelho. A portadora de Deus é o mesmo que mãe de Deus, pois o título ensina que Maria é mãe de Deus feito homem. É compreensível que faltou no pregador conhecimento da mariologia.

Gledson Meireles.

3 comentários:

  1. A página Apologistas da Fé Católica provou que o "paxtô" Niconfuso uma hora defende a união hipostática, mas depois a nega inadvertidamente, caindo na heresia nestoriana --- que Lutero e Calvino, que ele tanto preza, condenam. Ambos heresiarcas defendiam a Virgindade Perpétua e Maternidade Divina de Maria, como os Padres da Igreja e a Bíblia. Mas vá entender a incoerência desse pastor e dos demais protestantes...

    E quando ele diz que os protestantes precisam ser anticatólicos, não é no sentido de rejeitar respeitosamente as doutrinas católicas, pois isso é impossível, dado o fato de que ele mesmo mantém os seus na ignorância, inculcando deturpações e mentiras caluniosas contra nós, de que "adoramos Maria", que "o Papado surgiu no 4º século" (invenção de Constantino), que "o purgatório é uma invenção medieval" etc. e tal, desenhando um espantalho do que eles pensam erroneamente ser a Igreja Católica.

    Agora, quem esse louco pensa que é para nivelar por baixo a Santíssima Mãe do Senhor, a cheia de Graça, com os crentes pecadores que ouvem a Palavra de Deus, mas não a praticam? O Padre Paulo Ricardo responde no vídeo "Maria não é uma mulher qualquer". Até mesmo o presbiteriano Hélio de Oliveira reconhece o óbvio: que Jesus tinha o mesmo sangue de Maria; mas Nicodemus ousa compará-la a uma barriga de aluguel!

    ResponderExcluir
  2. O que o Nicodemus quis dizer, é que vcs se baseiam em passagens Bíblicas para dizer que a oração à Maria tem apoio na Escritura. Sendo que não tem. Simplesmente pq o contexto não indica que aquela saudação de Isabel corresponde a uma oração. Diferente do que vemos Jesus fala quando ensina o Pai Nosso. E outro detalhe, o dogma da Imaculada Conceição tem seus furos, por isso é questionada por pessoas sérias e que estudam a Bíblia devidamente.
    Outro dogma que já foi refutado é o da virgindade perpétua de Maria. Quanto mais se estuda a tradição e a Bíblia de forma coerente, mais se sabe que não poderia Maria ter continuado casada e virgem, pois sendo assim estaria violando a Lei, já que tanto ela, quanto José estavam submissos às ordenanças da Lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em artigos nesta página você pode encontrar respostas ao que você escreveu.

      De fato, não há um ensino da ave-maria como oração, à semelhança do Pai Nosso. Os cristãos católicos não afirmam isso, mas ao pedir a intercessão de Maria usam as palavras bíblicas como oração.

      Sobre a imaculada conceição, virgindade perpétua, convido a estudar mais.

      Obrigado.

      Excluir