sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Resposta ao Cristão Reformado

 

 

RESPOSTA AO CRISTÃO REFORMADO

Uma análise bíblica das doutrinas da graça

da Fé Reformada

Gledson Meireles

 


 

Apresentação

Definições básicas gerais para entender o termo Calvinismo

Apreciação sucinta da doutrina reformada

Autores que estudam e oferecem crítica ao calvinismo

Autores calvinistas abalizados que defendem o calvinismo

Uma abordagem imparcial e equilibrada, frisando os pontos debatidos da doutrina

As refutações são feitas com base na Bíblia

Os que não concordam que respondam ao presente livro

 

Apresentação

Para quem ainda não está familiarizado com assuntos da temática protestante, precisa saber que o Protestantismo nasceu quando o monge católico da Ordem de Santo Agostinho ficou insatisfeito com certas práticas e doutrinas católicas, a começar pela doutrina das indulgências.

Então, no ano de 1517, no dia de Todos os Santos, afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, as suas 95 teses contra as indulgências, chamando com isso a um debate sobre a questão, o que desenvolveu-se até a ruptura em 1521 entre Lutero e a Igreja, dando origem ao Luteranismo, o ramo original do Protestantismo.

Então, na segunda geração do Protestantismo aparece uma figura importante, o católico João Calvino, deixando a Igreja por volta de 1534, e que deu origem à Igreja Reformada, conhecida principalmente pelas igrejas presbiterianas. No entanto, essa teologia reformada, que tem pontos diferentes da luterana, tem sido influente em muitas outras denominações protestantes, em especial entre as igrejas batistas.

O presente livro tratará do núcleo dessa doutrina, que está na sua parte soteriológica, que forma a base para a compreensão de outras partes do sistema reformado ou calvinista, que mais tarde, no século dezessete, ficou conhecido como os cinco pontos do Calvinismo.

Assim, será analisada a doutrina reformada conforme ensinada pelos principais reformadores, confissões, catecismos e obras teológicas, portanto, por membros que realmente creem naquilo que ensinam e defendem. Isso é primordial.

Talvez a presente obra sirva tanto para aqueles que estão iniciando no conhecimento do Calvinismo quanto para os já formados nessa tradição. Talvez.

De fato, trata-se de uma análise bíblica sobre os pilares da teologia Reformada, em um interessante diálogo bibliográfico com alguns dos maiores expoentes atuais dessa teologia. Quase que o debate passa diretamente aos pontos em questão, mas para não deixar os(as) leitores(as) muito perdidos(as), fazem-se breves conceituações quando julgado necessárias.

A Bíblia Sagrada será o supremo árbitro, assim também como a Sagrada Tradição Apostólica, onde a doutrina cristã católica será realçada nos pontos que convergem e nos que divergem da Reforma de Calvino. Semelhanças e diferenças serão sempre ressaltadas. Certamente haverá prolixidades e repetições. Parecem coisas necessárias para esse quesito e momento.

A metodologia utilizada é de apresentação da fé reformada através de comentário de algumas obras de muitos dos estudiosos, em um constante diálogo com as fontes, apresentando a verdade católica a respeito do tema, para que o(a) leitor(a) compreenda a fé cristã católica em comparação com a fé cristã protestante em sua linha reformada e calvinista, que foi iniciada pelo ex-padre Ulrico Zuínglio, e pelo ex-católico leigo João Calvino, passando por John Knox, também ex-sacerdote cristão católico, entre outros.

Pode ser que essa abordagem suscitará novo ardor no combate pela verdade, na fé e no amor, tanto do lado católico quanto do protestante. É necessário unidade na verdade e no amor de Cristo.

Com isso, o(a) leitor(a) encontrará muitos argumentos realçando os pontos da doutrina reformada seguidos de elucidações e refutações quando for necessário.  Será uma análise detida de vários aspectos importantes dos principais pontos dessa teologia protestante, com ênfase eminentemente bíblica, o que certamente fará da presente obra algo ímpar na literatura apologética que trata da doutrina reformada. Outra característica é a apresentação da fé cristã católica em relação ao tema, em obra apologética atual.

Evitar-se-á a tecnicidade dos dicionários especializados, e a grande quantidade de notas de rodapé, bem como as longas citações de autores abalizados. Porém, a análise bíblica dos pontos do sistema reformado considerará os argumentos teológicos e os avaliará de forma solidamente construída sobre as Escrituras, raciocinando a partir da Revelação, julgando os dados discutidos pela santa Palavra de Deus.

Os teólogos, pastores, e crentes protestantes reformados, e talvez mesmo aqueles protestantes que sempre foram inclinados a pensar de forma reformada, mesmo não sendo dessa persuasão, muitas vezes antes de conhecer o sistema calvinista, bem como os que estão pensando em adotar a fé reformada, também esses podem ter suas bases doutrinais sacudidas por um estudo sereno, mas pujante, sólido e robusto. Que os cristãos católicos tenham a convicção firme de mostrar a razão da nossa esperança: Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes, santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito. (1 Pedro 3, 15). Ensinar a fé cristã católica é uma grande graça.

É preciso a defesa, pois sempre a doutrina católica é citada nos debates, obras, discussões, e até em obras pastorais reformadas, com avaliações nem sempre condizentes com a realidade ou incompletas, certamente por falta de um entendimento adequado. Isso torna necessário o conhecimento do que a doutrina católica ensina sobre os assuntos aqui debatidos.

O uso de obras eruditas sobre o Calvinismo, em especial autores da nova onda da doutrina reformada, reconhecida como Novo Calvinismo, numa equilibrada exposição do sistema, ao passo em que se dialoga e refuta os erros que surgem no decorrer da crítica, com a interpretação bíblica legítima conforme as exigências do momento, tocando o âmago das questões, são as características do presente estudo, como já mencionado.

Não basta ler inúmeras obras reformadas, mas entender realmente o que o sistema teológico reformado ensina. Igualmente é inócuo considerar o calvinismo algo superado, pois o Novo Calvinismo tem alcançado no Protestantismo membros de diferentes denominações, com especial presença de membros das igrejas batistas.

Esse movimento nas igrejas protestantes históricas de linha reformada tem alcançado outras denominações protestantes, e assim tem consentido com doutrinas que tradicionalmente não fazem parte do credo calvinista, o que faz com que novos calvinistas tenham crenças diferentes entre si, e tenham recebido críticas de outros protestantes, como em relação à salvação daqueles que nunca ouviram o evangelho, algo que é negado pelo calvinismo tradicional, bem como em relação à Lei dos Dez Mandamentos, às atitudes em relação as coisas mundanas, o culto e a igreja emergente.

O movimento aludido tem origem por volta 2006/2007, com pastores americanos de renome como John Piper, Don Carson e Tim Keller. Essas questões internas não serão consideradas no presente estudo, pois fazem parte de abordagem diferente e particular do interior do Protestantismo. Não tocam a questão principal. Serão tratados especificamente apenas aqueles pontos que caracterizam o credo reformado, como também as raízes comuns do Protestantismo, resumido nos cinco solas, da forma como está sendo ensinando atualmente[1].

Espera-se aqui a representação correta do que se diz sobre a fé reformada ao invés de caricaturas, como constantemente ocorre em questões apologéticas. É um estudo cristão católico a respeito de um sistema protestante histórico influente, considerando a doutrina e não os crentes.

Não se trata de uma obra sistemática da teologia reformada, mas uma análise de pontos fundamentais dessa teologia, não de todos os pontos, levando em consideração argumentos de exponentes autores. Espera-se também que ao término de uma leitura atenta o(a) leitor(a) tenha noções básicas da doutrina reformada, noções básica do calvinismo. Para aqueles que já possuem, que consigam ver os pontos que devem ser considerados quando se quer seguir a Cristo crendo no que está na Bíblia.

A expectativa é que a mensagem aqui proposta seja clara, fiel à realidade e contenha a verdade da Escritura no tratamento dos temas que serão estudados. Que todos tenham a oportunidade de conhecer um pouco da doutrina cristã católica nesse diálogo com a doutrina reformada, caso os leitores sejam protestantes, ou que conheçam a doutrina reformada, para os que nunca leram nada a respeito. Enfim, que todos sejam nutridos espiritualmente pela Palavra de Deus.

Ao final serão dadas algumas contribuições para refletir sobre alguns motivos pelos quais a doutrina calvinista reformada tem resistido tanto tempo e ganhado influência crescente nos dias atuais. E então, por meio desses importantes estudos da fé, entenderemos mais e mais o valor da fé cristã católica. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

 

A partir da defesa de Michael Horton e outras contribuições

            O método utilizado para analisar a doutrina reformada será o de comentário das doutrinas em obras de teólogos reformados importantes, especialmente a apologia feita pelo teólogo Michael Horton, no livro A favor do Calvinismo, publicado em 2011, com considerações, quando necessárias, das críticas de Roger Olson em Contra o Calvinismo, edição do mesmo ano. Esse formará o núcleo de dados para o desenvolvimento da análise.

            Então, serão observados argumentos apresentados na obra O Cristão Reformado, de 2017, do pastor batista Yago Martins. De fato, esse livro terá especial consideração por tratar diretamente os textos bíblicos que são utilizados para fundamentar a doutrina reformada, e por ser obra atualíssima. Ainda, o autor considera amplo espectro acadêmico reformado, o que enriquece os assuntos por trazer contribuições de muitos autores, abordando os temas da doutrina a partir da Bíblia.

            E, por fim, será considerado o livro Calvinismo Recalcitrante, do pastor João Flávio Martinez, que oferece um olhar do ponto de vista arminiano, escrito por pastor protestante brasileiro.

            Temos assim um estudo inicial com obras apologéticas polêmicas e especializadas em Calvinismo com os pastores e teólogos Michael Horton, que é reformado, e Roger Olson, que é arminiano, aliado a uma defesa bíblica da doutrina reformada com o pastor e teólogo batista Yago Martins, com obra de extrema importância por utilizar a Palavra de Deus diretamente para defender as posições reformadas. Também serão consideradas as contribuições críticas arminianas no livro Calvinismo Recalcitrante. Principalmente temos dois defensores de cada lado para compreender o estado da questão. Outros serão mencionados no decorrer das abordagens.

Para essa análise, porém, apesar desses autores citados, não será argumentado apenas nos aspectos teológico e filosófico, mas a partir da Bíblia, com estrita observância dos ensinos dos textos bíblicos.

O(a) leitor(a) encontrará comentários importantes do ensino reformado a partir das obras mencionadas, e poderá acompanhar a exegese bíblica para provar cada doutrina e refutar o que for necessário. De fato, o presente livro é eminentemente bíblico.

 

Uma palavra sobre a fé Reformada em geral

Para aqueles que desejam conhecer a doutrina reformada em seu aspecto mais amplo, leiam o livro Os Presbiterianos, do Padre Rumble, onde ele trata das características gerais dessa denominação.

Para os que estão lendo o presente estudo, perceberão que está em uma discussão acirrada envolvendo a base doutrinal da fé Reformada, das doutrinas da graça, de modo que o(a) leitor(a) estará envolvido(a) em discussão de temas bastante importantes e difíceis de lidar. Que o Senhor nos ajude a compreender a Sua mensagem e a deixar o que não está de acordo com ela.

Esse pensamento católico de buscar a verdade é o mesmo que o reformado tem, e o desejo é de que a heresia seja refutada. Portanto, ao avaliar a teologia reformada nos pontos em questão à luz da Bíblia e da doutrina católica, muitos frutos de graça serão colhidos.

Diferentemente de uma visão panorâmica, como a que o pe. Rumble faz, aqui estão sendo preferidos os pontos fundamentais da doutrina reformada, para serem discutidos, pois a partir deles é que as outras doutrinas que orientam a vida do cristão reformado tem sua sustentação.

Ler o livro do Pe. Dr. Rumble, e depois este aqui, irá ser de muito proveito para quem deseja conhecer mais a doutrina cristã católica e servir a Deus crendo na verdadeira doutrina que Jesus ensinou.

O padre Rumble afirma de Calvino: “visto nunca ter sido ardorosamente religioso”, e da conversão do reformador em 1532: “conversão súbita”. As ênfases de João Calvino eram a Majestade de Deus e a pecaminosidade do homem. Afirma que o sistema de Calvino não é baseado realmente na Bíblia, e cita o Dr. Clifford para essa afirmação. Clifford era batista. Vemos que Michael Horton tenta refutar esse pensamento. No entanto, é preciso tê-lo em mente em momentos da aplicação dos princípios reformados para a interpretação bíblica.

 

As Institutas, ou Instituição da Religião Cristã, foi escrita por Calvino aos 27 anos. A doutrina reformada tem a Bíblia como única fonte de fé e a justificação pela fé somente. A sua lógica leva à doutrina da dupla predestinação. Fala-se bastante da absoluta soberania de Deus e da total depravação do homem. Isso deve ser aprendido.

 

Calvino não seguiu Lutero na doutrina da Igreja invisível. Propôs a Igreja independente da autoridade secular.

 

O povo de Genebra revoltou-se contra do duque de Savoia, e Guilherme Farel aproveitou-se da circunstância para estabelecer o Protestantismo. A Igreja Reformada agiu com garra de aço.

 

O padre Rumble fala da integridade da vida moral de Calvino. As Igrejas Presbiterianas Reformadas disseminaram-se na Suíça, Holanda, França, Alemanha e Escócia.

 

Escreve o padre Rumble: “De fato, como sistema teológico, o Calvinismo está morto; e, se sobrevive como forma de governo eclesiástico, e em dose muito modificada”. Esse ponto será qualificado durante o estudo.

 

O padre John Knox foi influenciado pelo Protestantismo, tornando-se protestante em 1546, sob a influência de outro ex-padre, chamado George Wishart, e tornou-se um dos principais estabelecedores do Presbiterianismo.

Foi para a Inglaterra, sob o governo de Cranmer, e tornou-se capelão. Foi contrário ao celibato. Casou-se duas vezes. Vários ex-sacerdotes foram os fundadores da Igreja Presbiteriana Escocesa, mas André Melville foi o verdadeiro fundador do Presbiterianismo na Escócia. Fala-se que Knox era um fánatico sincero.

Ainda uma informação do pe. Rumble, escrita na década de 1960, de que muitos estão voltando a uma direção católica relativamente à Bíblia. Que isso seja renovado. Que os protestantes entendam a forma correta de ler a Bíblia, de fazer teologia, de interpretar as Escrituras.

 

Calvino e o Calvinismo em obras católicas

João Calvino, fundador de um movimento influente, tinha enorme capacidade de trabalho e era de espírito dominador. Converteu-se ao protestantismo pelos idos de 1527-28, e sua teologia tem como característica o conceito de Deus, com ênfase na Majestade e Soberania, e ensina na dupla predestinação. Foi ditador da cidade de Genebra, a partir de 1555, a Roma Protestante. Contemporâneos compararam seu poder ao do papa.

A Academia teológica em Genebra foi centro formador de missionários. Nasce assim a Igreja Reformada. São Fidélis foi pregador na região de maioria protestante, e morreu mártir. Tudo isso conforme está na obra Para entender A Reforma Protestante, prof. Felipe Aquino, editora Cléofas. Outras informações importantes estão nas obras de Dom Estêvão Tavares Bettencourt.

Nas obras protestantes a conversão de Calvino é considerada como ocorrendo anos mais tarde, como consta em Theology of the Reformers, de Timothy George.

Um breve apreciação histórica do Calvinismo

Como bem mostra Daniel Hops, a França não tinha ambiente propício para a disseminação das ideias da Reforma Protestante como ocorrera em outros lugares. Embora a Igreja ali enfrentasse problemas graves e semelhantes aos da Alemanha.

Os cristãos católicos que prepararam meios de reformar a Igreja, por volta de 1509-1512, antes de Lutero, mas com ideias próximas às dele, em alguns pontos, não conseguiram levar adiante seu intento, foram sutis e místicos demais, o que não era suficiente para transformar aquela realidade.

Antigos grupos descontentes e opostos ao Catolicismo estavam em território francês, como os valdenses ao sudeste e os albigenses ao sudoeste do país.

Organização é uma das características compartilhadas por Calvino, em comparação com Zuínglio, ambos foram fundadores do ramo reformado. Guilherme Farel foi quem escreveu uma confissão de fé e uma regulamentação para a liturgia e o culto, e contribuiu para o papel de Calvino a partir de Genebra.



[1] http://www.newcalvinist.com

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