domingo, 21 de maio de 2017

Mais sobre petros e petra

O artigo Diferenca entre petrus e petra, tenta demonstrar que há real diferença entre petros e petra no texto de Mateus 16,18, e que com isso é refutada a afirmação católica de que a Igreja está construída sobre Pedro, conforme a passagem. Mera esperança.

Entretanto, Karl Keating afirma que os eruditos do grego mostram que havia diferença entre uma e outra palavra na poesia grega antiga, que pode ser encontrada em séculos antes a Cristo, e que somente no grego ático essa diferença existe, não no grego koiné, que é o grego bíblico.

De fato, isso já foi provado pela leitura da passagem, e análise da mesma, não restando mais dúvidas.

Porém, no artigo podem ser elencados certos tópicos que tentam desfazer essa conclusão:

1) o fato de que petros significa fragmento de pedra, enquanto que petra significa rocha.

2) As citações feitas pelos católicos nos dicionários são falsas.

3) “Não há exemplos de bons autores do emprego de petra no sentido de petros, isto é, um seixo” (Dicionário de Liddel and Scott) 

4) O demonstrativo TAUTE encontra-se no feminino, ligando-se, portanto, gramatical e logicamente à palavra feminina PETRA (pedra) à qual imediatamente antecede.

Em João 1,42 Jesus fala em aramaico a Simão, e diz que seu nome será Kepha. O tradutor explica aos leitores do grego que esse nome significa Pedro (nome masculino), que no idioma grego koiné significa pedra, rocha. Portanto, não há nada mais do que isso.

O original grego de Mateus 16,18 usa a mesma palavra para Pedro: “que tu és Pedro, e sobre esta pedra”. Em 1 Cor 3,12 “pedras” é expresso pelo grego “lithous”. Em Efésios 2,20, Jesus é chamado de “a pedra de esquina”. Nesses textos não é usada a palavra petra para Jesus.

A palavra Kephas é de origem caldaica, e significa ROCHA. (Strong, 2786). É comparada com keph, que vem de kaphaph, que significa também uma rocha.

Petra é a palavra 4073 na Concordância de Strong, e é o feminino de Petros, número 4074, e quer dizer “uma (massa de) rocha”. É figurada ou literalmente uma rocha.

Petros é maior do que lithos. Ou seja, o conceito proveniente da palavra petros indica algo maior do que o indicado por lithos. E kepha significa rocha no aramaico, segundo a mesma Concordância de Strong, e que foi usada para traduzir petros.

Sabendo que lithos é usado para falar de Jesus, ninguém irá supor que petros faz de Pedro alguém maior que o Senhor. E lembre-se que o termo normalmente indica, no dicionário, uma pedra menor.

Assim, não há porque supor que o uso de petros para Pedro tenha a mínima intenção de contrastá-lo com petra em Mateus 16,18, já que Jesus não é chamado em outros textos que falam de fundamento por petra.

Petra é usada em Mateus 7,24 (casa construída sobre a rocha), Mateus 16,18 (pedra onde é construída a Igreja), Mateus 27,51 (as rochas que foram partidas). Em Mateus 27,60 a rocha onde o túmulo de Jesus foi construído é petra, enquanto que a pedra que tampou a entrada do sepulcro é lithos. O mesmo é dito em Marcos 15,41.

O que muitos não sabem, porém, é que a Bíblia usa lithos em comparação com petra, chegando a ser sinônimos também, quando falando de Jesus. Em outras palavras, os termos denotam o mesmo no sentido espiritual.

Assim é que, em 1 Pedro 2,4 Jesus é a Pedra (lithon) viva e rejeitada, e no verso 5 todos os cristãos são pedras (lithoi) vivas do edifício espiritual.

No verso 6, Jesus é a Pedra (lithon) angular, como no verso 7 Jesus é a Pedra (lithon) que os construtores rejeitaram, e no verso 8 Jesus é tanto a pedra (lithos) de tropeço, como a pedra (petra) de escândalo.

Assim, pedra de tropeço é lithos proskomma, e pedra de escândalo é petra skandalon, que significam o mesmo: a pedra que faz cair.

A Almeida Corrigida e Fiel traduz “pedra de tropeço” e “rocha de escândalo”, mas o significado de skandalon inclui também o fato de ser de tropeço, pois é figurativamente usado em sentido de armadilha, causa de pecado. É uma ocasião de queda, de tropeço, ofensa pedra de tropeço, na Strong´s Concordance.

Desse modo, pelos parâmetros bíblicos, tanto lithos (que significa pedra pequena) como petra (que significa uma pedra grande) são aplicadas intercambiavelmente a Jesus, e assim o significado em relação ao Senhor é sempre de Pedra no máximo de sua força (nenhum cristão pode discordar), e podemos afirmar que isso é independentemente do significado em si mesmo do termo no dicionário, pois a verdade que aqui está sendo revelada é de cunho teológico.

Portanto, estão refutadas as quatro sentenças mencionadas no início do artigo:

1) o fato de que petros significa fragmento de pedra, enquanto que petra significa rocha.

No dialeto grego koiné não há essa diferenciação. Ainda que em alguns textos gregos da antiguidade possa ser encontrada tal distinção, não é regra absoluta, e o termo petros normalmente é o masculino de petra e possui sentido idêntico.

Além disso, o evangelho de Mateus faz a distinção entre petra e lithos e não entre petra e petros, que são iguais.

Quando ocorre distinção, petra significa uma rocha firme, e lithos uma pedra móvel. Mas, lembremos que o Novo Testamento também utiliza lithos para falar do Senhor Jesus. Se fosse para fim de distinção, São Mateus utilizaria lithos e petra.

2) As citações feitas pelos católicos nos dicionários são falsas.

Não parece. Que os apologistas respondam a isso.

3) “Não há exemplos de bons autores do emprego de petra no sentido de petros, isto é, um seixo” (Dicionário de Liddel and Scott)

Essa constatação, que deve ser melhor explicada, não tem a ver com o que foi demonstrado aqui, pois não refuta o que foi colocado sobre a passagem de Mateus.

4) O demonstrativo TAUTE encontra-se no feminino, ligando-se, portanto, gramatical e logicamente à palavra feminina PETRA (pedra) à qual imediatamente antecede.

O problema da conclusão que o autor tira dessa construção da frase é que realmente a sentença pode ser assim, e ainda continuar a ser Pedro o referido: a pedra sobre a qual a Igreja é construída é aquela que foi citada, Pedro. Fica fácil entender nessa tradução: “Tu és Rochoso e sobre esta rocha edificarei a minha Igreja...” Lembre-se que os termos são sinônimos, e o sentido é mantido ainda que o conceito masculino seja citado sob o termo feminino na segunda parte, como ocorre com “rochoso” (masculino) e “rocha” (feminino) sem problema algum. Ninguém irá perguntar: “que rocha?”, pois o conceito está no termo “rochoso”.

Também, como mostra Sungenis, a palavra taute em 1 Cor 7,20, em 2 Cor 9,4 ou Marcos 14,30 significa “mesmo”. Assim, em Mateus 16,18 Jesus está referindo-Se a “esta mesma pedra” que foi falada antes, ou seja, Pedro.

Assim, a passagem: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, pode ser traduzida assim:

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta mesma pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Onde Jesus falou de pedra? Quando disse: Pedro, e somente aí.

O verso 16: E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

O verso 17: E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

O verso 18: Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Tradução Almeida Corrigida e Fiel.)

Jesus usou o pronome possessivo “minha”, e por isso se quisesse dizer que a pedra era Ele mesmo, teria dito: “E sobre Mim edificarei a minha Igreja”, o que mesmo assim estaria fora do contexto inteiro, já que Ele está falando a Simão, usando o seu novo nome: (Simão) tu és Pedro.

Até mesmo o “também” explica isso. Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” São duas partes, correlacionadas, uma explicando e revelando mais a respeito da outra:

1ª TU ÉS O CRISTO

2ª O FILHO DO DEUS VIVO

Jesus faz o mesmo:

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

1ª TU ÉS PEDRO (PEDRA) – (Por que o nome pedra?)

2ª E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA

Se Jesus usasse as palavras de Pedro para afirmar que “sobre esta pedra (que sou eu) edificarei a minha Igreja”, não haveria sentido em sua tomada de posição para falar a Pedro iniciando com ênfase sobre a pessoa do apóstolo: Pois também eu te digo que tu és Pedro, pois a ÚNICA coisa dita nesse sentido seria que o apóstolo era Pedro (pedra), e pronto. Mas, por quê?

Imagine que Pedro disse: Tu és o Cristo... Então, Jesus usa a ocasião e diz: Tu és Pedro.

Isso significaria apenas o seguinte: Simão, saiba que tu és Pedro, que quer dizer pedra. Mas, qual o motivo para esse nome? Por que Simão é chamado de pedra? Se não houvesse explicação, ficaria sem sentido.

Ainda com tudo isso, é possível ver que Pedro é a pedra por ter confessado a Jesus, e isso volta ao que santo Agostinho explicou: Pedro confessou a Pedra profunda da Igreja (pois Jesus realmente é a Pedra, ainda que nessa passagem Ele seja o Construtor), e por isso foi chamado de Pedro, a pedra derivada da Pedra angular.

A Igreja está sobre Jesus Cristo (Pedra), mas Pedro tornou-se Pedra por ter sido o confessor dessa verdade, o primeiro a pronunciar a confissão (pedra) que é fundamento da Igreja, e por isso ele é a primeira pedra, tendo nele a comunhão de fé na Pedra Angular que é Jesus.

Da mesma forma, Pedro permanece pedra em seu sentido evangélico intocável.
 
Gledson Meireles.

6 comentários:

  1. Olá Gledson Meireles

    Boa noite

    Parabéns pelos seus estudos sobre o referido tema.

    Considerando o argumento que a palavra taute tem o significado de aquela e portanto apontaria para a declaração de Mateus 16:16 podemos observar que a palavra taute está dentro da confissão em Mateus 16:18 e isso liga, aponta e direciona justamente à outra declaração que no caso é a que está em Mateus 16:16 e as duas declarações apontam para dois seres pessoais que no caso são Jesus e Pedro, então deve-se verificar o que realmente as declarações estão dizendo ou seja sobre quem elas estão falando, direcionando e apontando pois essa sim é a base das duas declarações. Tendo isso em mente então chegamos a conclusão que as pessoas é que sustentam as declarações tanto quando falam tanto quando são postas dentro das declarações e então temos que ir para quem disse as declarações e assim de acordo com o questão do direcionamento chegamos as pessoas e aí tanto em Mateus 16:16 quanto em Mateus 16:18 chegamos nas duas pessoas que fizeram tais declarações que em Mateus 16:18 foi Jesus e em Mateus 16:16 foi Pedro portanto considerando que a palavra taute aponta para o mais distante significando aquela então aponta para quem fez a declaração em Mateus 16:16 que no caso é Pedro.

    Se a palavra taute que é feminina se refere à pessoa de Cristo, pois a palavra pessoa é feminina então a petra de Mateus 16:18 pode se referir à pessoa de Pedro pois tanto Cristo como Pedro são palavras de gênero masculinos e ambos são pessoas e aí vemos que o que realmente sustenta a declaração de Pedro é a pessoa de Cristo que é uma a palavra do gênero masculino e em Mateus 16:18 a declaração de Jesus se refere à pessoa de Pedro logo em última análise as palavras taute e petra devem apontar para a pessoa. Não teria sentido nenhum usar a palavra petra para Pedro pois Pedro é do gênero masculino e petra é feminino e se petra é o feminino de Pedro isso corrobora ainda mais para a o fato de pedra apontar e direcionar para Pedro pois se Pedro fosse mulher seria Petra.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Luiz.

      Suas observações são importantes. Continuarei a postar sobre o tema, e espero mais contribuições.

      Até mais.

      Em Cristo.

      Excluir
  2. Olá Gledson Meireles

    Boa noite

    Eu agradeço o seu comentário e parabenizo pelo seus artigos sempre bem fundamentados.

    Ainda em relação à Mateus 16:18 nós temos que observar a questão da autoridade de Jesus, pois Jesus é Deus e se Ele é Deus logo sempre foi, é e será Deus e logicamente quando Jesus disse em Mateus 16:18 a Pedro Ele estava como Deus além de 100% Homem e então Jesus como Deus coloca a autoridade do Corpo de Cristo sobre Pedro, pois somente Deus poderia dar a um ser humano tal autoridade então o fato de Pedro obter uma Primazia reflete a autoridade de Jesus sobre ele e sobre a Santa Igreja. Isso também corrobora com o fato de Jesus ser a autoridade pois está escrito que Cristo é a Cabeça da Santa Igreja e ninguém melhor do que o próprio Cristo para colocar a Primazia em Pedro.

    Ainda tem uma outra questão interessante é que as Escrituras consideram Deus como a Rocha como nós podemos conferir em algumas passagens como por exemplo em Gênesis 49:24, Salmo 78:35, Salmo 144:1, Isaías 26:4, II Samuel 23:3, II Samuel 22:32 Habacuque 1:12 e que então Pedro embora sendo considerado um crente no Senhor jamais poderia ser a Rocha da Igreja pelo fato de ser um ser humano porém nós temos que entender que Deus é a Rocha em sentido Absoluto em sentido Supremo de verdadeira fortaleza e base sólida e obviamente nenhum ser humano tem tais características porém precisamente pelo fato de Jesus enquanto Deus ter Poder de decidir como seria o Governo da Santa Igreja Ele mesmo determinou que um crente no Senhor teria tal Primazia e não considerando Pedro como Deus mas como homem para uma Igreja composta de homens e isso não coloca Pedro como um ser divino e que nunca peca e nunca erra mas como um ser humano capacitado para receber tal missão e nem diminui a Majestade de Deus como sendo a Rocha Eterna muito pelo contrário manifesta o Poder de Deus na Santa Igreja da maneira como Ele mesmo quer que seja pois Ele mesmo disse que o Paráclito viria assistir a Santa Igreja e para que isso fosse possível primeiro Ele mesmo com a declaração para Pedro já começava a edificação do Santo Corpo de Cristo pois sem essa declaração de Mateus 16:18 o relato de Atos 2:1-4 não teria acontecido e temos que lembrar também que quando Jesus falou para Pedro Ele estava 100% Divino e 100% Humano e depois da Ascenção Jesus não estaria mas aqui na terra como homem como Ele esteve até a Ascenção e por isso precisava de um homem para dar continuidade na missão da Santa Igreja.
    Observemos também que em Mateus 16:17 Jesus como Deus diz que quem revelou a declaração de Pedro foi o Pai então vejam a vontade do Pai em perfeita harmonia com as palavras de Jesus possibilitando assim que Deus Jesus colocasse Pedro com uma Primazia e logo depois no versículo 18 vem a declaração de Jesus confirmando isso e a ação do Espírito Santo não deixaria de agir na Santa Igreja pelo fato de um crente no Senhor ter uma Primazia sobre os demais pois se o Espirito Santo pode agir em um Colegiado então pode agir em um crente no senhor com uma Primazia pois antes da ação dos homens vem a ação de Deus que é a Rocha e a Autoridade Suprema e Ele pode sim escolher um crente para ter justamente autoridade e ser a rocha da Igreja na terra sempre assistido pelo Espirito Santo pois isso seria uma manifestação visível em um homem da vontade e do Poder de Deus.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de comentários! Ajudaram-me muito. Parabéns,Gledson Meireles!👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Não tem como contestar,tu és Pedro esta na segunda pessoa e sobre esta primeira pessoa ...edificarei minha Igreja ...

    ResponderExcluir