A parte 2 do Comparando
Escatologias é bem interessante. Trata de Dn 7. Pois bem. A Igreja Católica
não dogmatiza sobre o modo de interpretar o Apocalipse. Parece que a Igreja
Adventista exige que seja interpretado usando o método historicista. Mas, isso
não é exigência católica.
Então, será que o
historicismo, como usado no advenstimo, interpretando a Igreja Católica de
forma negativa, está correta? Certamente não.
Sendo assim, Antíoco Epifânio
pode ser de fato um símbolo do Anticristo. Não é ele o Anticristo, mas é
símbolos dos anticristos, e principalmente daquele último, profetizado em 2
Tessalonicenses.
Não há necessidade de
que os 3 anos e meio sejam exatamente esse tempo cronológico. Mas é curioso que
o tempo de perseguições de Antíoco tenha sido de 3 anos e 10 dias, podendo ser
base para o símbolo do Apocalipse. Pode ser que o Apocalipse não esteja
interessado no historicismo e em passar exatidão de tempo aqui.
Em Dn 7 ocorre o mesmo
que me Dn 2. O quarto império é simbolizado por um animal com dentes de ferro e
que possuía dez chifres. Então, os poderes simbolizados pelos 10 chifres são
parte do mesmo poder do animal de ferro. Assim como na estátua, onde pés de
ferro e barro são parte do mesmo reino das pernas de ferro. E o chifre pequeno
é parte desse mesmo animal.
A IASD interpreta o
chifre pequeno que surge após a retirada de três chifres como sendo papado.
Sabendo que é consenso que o chifre pequeno é tipo do Anticristo, conclui que o
papado é o Anticristo. Esse Anticristo teria aparecido após a fragmentação de
Roma.
Mas, como vemos na
história, o papado vem do tempo de Cristo, e os papas já possuem poder
espiritual desde São Pedro. O papa São Clemente já demonstra poder na Igreja em
96 d. C. Assim, vários papas muito antes de 538 d. C., que é a data que o
adventismo defende para o surgimento do poder do papado como anticristo subjugando
“a igreja” até 1798 d. C. A Igreja Católica é fundada por Jesus quando ainda o
Império Romano era poderoso. E somente mais tarde, no século oitavo, é que a
Igreja recebe poder temporal significativo.
É praticamente
impossível que a Igreja Católica seja algo negativo nas profecias do livro de
Daniel, pois ela é a Igreja de Cristo que sofre os ataques das feras. Veja o
que está no verso 27: A realeza, o
império e a suserania de todos os reinos situados sob os céus serão devolvidos
ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é eterno e a quem todas as
soberanias renderão seu tributo de obediência.”
A única instituição que
pode representar o reino espiritual do evangelho, o Reino de Deus na terra, é a
Igreja Católica. Em Nome de Cristo vem formando reinos espirituais, com
desdobramentos temporais, formando a Cristandade, fundando nações. Obviamente
não é o reino eterno final já estabelecido, mas é o Reino que Cristo deixou
como semente na terra, e que já cresceu de forma deslumbrante e magnífica
perpassando séculos e séculos da história. Nenhuma outra Igreja tem feito esse
papel.
É preciso notar que a
Igreja de fato aparece nas profecias. Mas é preciso olhar a partir de sua
perspectiva para identificar os poderes que lhe são opostos.
“A natureza da ICAR e
do papado só permitem a eles duas opções: ou eles são uma instituição criada
por Cristo, com autoridade suprema, infalibilidade e sendo a própria voz de
Cristo na terra, ou eles são uma instituição humana que usurpa essa imagem e
autoridade”.
Por isso, não há lugar
para interpretar a ICAR como o símbolo infernal do chifre pequeno. Não há nada
mais longe da Igreja Católica do que o papel que o chifre pequeno exerce.
Gledson Meireles.
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