sexta-feira, 16 de agosto de 2024

LIVRO: Teologia e prática da Igreja Católica Romana: A doutrina da ressurreição: “desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia”

 

A doutrina da ressurreição: “desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia”.

Como funciona o Sola Scriptura para os protestantes? Ao analisar a doutrina da descida de Cristo à mansão dos mortos, pensemos um pouco sobre isso.

De fato, ela trata de uma das passagens mais difíceis de serem interpretadas nas Escrituras. Assim, aquela postura protestante sobre a clareza Bíblica, e sobre a afirmação de que as coisas que Deus quis revelar, são aqui demonstradas de modo mais prático. Esse assunto foi revelado? É importante para a salvação? A resposta cristã catálica para ambas as perguntas é sim.

Cristo continuou existindo em Sua Pessoa divina entre a Sua morte e Sua ressurreição. É claro que não poderia ser diferente? E quanto à Sua humanidade? Não há outra pessoa de Cristo, mas uma só. É Sua Pessoa divina. Então, não morte, a humanidade de Cristo sofre a morte e a Sua Pessoa experimenta esse estado por meio da Sua humanidade.

Por outra perspectiva, diríamos que Cristo assumiu a natureza humana para morrer, e assim conheceu a morte. Desse ponto de vista, está certo que a morte não é inexistência, pois Cristo não pode deixar de existir. Também é fato que a natureza em si não é algo capaz de experimentar a morte se não for consciente, uma pessoa. Portanto, Cristo experimentou a morte porque tornou-Se homem.

Há protestantes que concordam com a doutrina da descida de Jesus à mansão dos mortos, e outros não, conforme diz Gregg. Isso mostra a diferença que há entre a fé católica e a fé protestante. Católicos e protestantes possuem a Bíblia, ambos podem interpretá-la.

O protestante afirma que há clareza bíblica, e que pode descobrir o que Deus quis revelar. No entanto, muitas vezes interpreta diferentemente da tradição e do magistério da Igreja Católica.

Então, para não encontrar-se em situação desconfortável, deve afirmar que essa doutrina não é essencial para a salvação, para poder continuar com sua interpretação particular, ou do seu grupo, contra a doutrina geral claramente explicada pela Igreja Católica e confirmada em toda a tradição.

Mas, alguns dirão, contra a interpretação tradicional, que a expressão desceu à mansão dos mortos desenvolveu-se na história de um modo duvidoso, pois não estava nas versões mais antigas do Credo. Então, duvidam da origem apostólica da expressão e da interpretação bíblica, afirmando que a Bíblia não fala do assunto de forma explícita.

No entanto, quando o leitor examina a Escritura e fica com outra opinião e não a posição oficial da Igreja, ele não tem a certeza de sua posição, e ainda assim se recusa a deixá-la, e afirma estar interpretando a Bíblia e seguindo seu ensinamento. Isso mostra que autoridade interpretativa particular ou coletiva, de um grupo cristão, está acima de tudo, o que é um fato, já que a posição consagrada pela Igreja, equilibrada, clara, sólida, é descartada.

E quando se apresentam objeções à posição oficial, a Igreja possui respostas satisfatórias. Basta estudar a colocar-se sob a autoridade da Escritura, que afirma que a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. Então, o princípio Sola Scriptura estará sendo corretamente seguido, pelo cristão católico, pois uma vez ouvindo a Igreja temos o fundamento para essa obediência vindo claramente da própria Escritura Sagrada. Ou seja, há uma doutrina clara e revelada, que é a de ouvir a Igreja, e outra que está sendo examinada por ser menos clara. A Igreja possui a resposta. E o católico a encontra por ser comportar biblicamente ouvindo Bíblia e a Igreja.


Gledson Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário