quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Os Cinco Solas entendidos segundo a doutrina católica

Os cinco Solas da Reforma podem ser compreendidos de acordo com a doutrina católica.

O Sola Scriptura é a doutrina ou princípio que afirma que a Escritura é a regra suprema de fé, conforme o nosso conhecimento, tudo o que a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja afirmarem deve estar de acordo com a Revelação da Bíblia. Nada pode contradizê-la. A Bíblia é a forma única por meio da qual a Palavra de Deus chega a nós, é um escrito inspirado único.

O Sola Gratia ensina que a salvação é gratuita, pois estando nós mortos em pecados Deus nos oferece gratuitamente o Reino dos Céus, nos dando a graça de responder, a graça para obedecer e a graça para perseverar. O que devemos fazer é responder positivamente e nos entregar aos impulsos bons da graça e obedecer. O jugo de Cristo é suave.

O Sola Fide ensina que a fé é a raiz de toda justificação e salvação, e não há obra que tenha valor diante de Deus antes da justificação, nem que possa merecer a justificação. No entanto, assim justificado o salvo deve completar a justificação pela prática das boas obras e crescer em justiça e santidade.

O Solus Christus ensina que somente Cristo é o Salvador, e não temos outro nome pelo qual somos salvos (cf. At 4, 12). No entanto, o culto dos santos, o pertencimento à Igreja, os sacramentos, tudo isso nos mantem em Cristo, nos aponta para Cristo nos leva constantemente a Cristo.

O Soli Deo Gloria ensina que tudo deve ser feito para a glória de Deus. Mesmo o culto aos santos, à virgem Maria, etc. engrandece a Deus por reconhecer a graça de Deus na vida desses servos Seus, dando glória maior ao Senhor.

De maneira simples, expressos nesse sentido os solas estão em conformidade com a doutrina católica.

Gledson Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário