domingo, 25 de outubro de 2020

Mais sobre os pilares da Reforma

Com o slogan Sola Scriptura o protestante afirma que não tem compromisso com nenhuma outra fonte para certificar-se da doutrina ensinada por Deus, mas somente a Bíblia. No entanto, afirma que a igreja e a tradição devem ser ouvidas e consideradas quando falarem de acordo com a Palavra. Como isso pode ser praticado?

Com o Sola Fide o protestante afirma que somente a fé salva, mas que o amor que leva às obras deve acompanhar essa fé salvífica, de modo que não há verdadeira fé que não tenha consigo as boas obras

Com o Sola Gratia afirma que a salvação é gratuita, incondicional, mas que o homem deve responder, que não é um robô, e que deve, a partir da regeneração exercer fé e esforçar-se para viver as obras que lhe foram dadas para serem praticadas. Ou que deve ter fé para ser justificado e regenerado para viver a santificação que Deus quer.

Com o Solus Christus nega-se a Igreja como necessária para a salvação, e tudo o mais, e apega-se somente ao nome de Jesus Cristo como salvador. No entanto, afirma-se que é na igreja que nos nutrimos da Palavra, que recebemos os sacramentos que conserva os verdadeiros crentes na aliança com Deus.

Com o Soli Deo Gloria tudo o que é feito é tornado para a glória de Deus, que não a divide com mais ninguém.

Com isso, temos que o Sola Scriptura na prática inclui a autoridade da tradição e da igreja, e no Protestantismo podem-se dogmatizar as afirmações doutrinas de concílios, credos, confissões, reformadores, teólogos.

Com o Sola Fide inclui-se também as obras necessárias para acompanhar o salvo, como mostra bem o movimento dos puritanos, por exemplo.

Com o Sola Gratia não se dispensa a participação ativa do salvo para receber a salvação e também demonstrar sua eleição.

Com o Solus Christus não se desfaz da Igreja como necessária para vida do verdadeiro cristão.

Com o Soli Deo Gloria não se nega que todas as coisas que acompanham o salvo merecem a glória, e então assim são louvados tudo o que o fiel considera digno de louvor.

Na prática o Protestantismo ensina o que a doutrina católica ensina, por outros meios e afirmações, mas sempre voltando a ela.

Gledson Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário