quinta-feira, 16 de julho de 2020

Controvérsias calvinistas e Paul Helm


Aqui serão compartilhadas algumas notas de estudo da teologia reformada considerando as explicação de Paul Helm, eminente teólogo protestante.
Primeiro, uma breve visão das discussões entre protestantes a respeito do pensamento de Calvino. Depois, apresentação também breve do teólogo citado.
Serão publicadas posteriormente algumas notas comentando uma obra do autor, em continuação ao estudo da doutrina reformada.
Paul Helm responde objeções do Dr. Kendall, o qual demostraria pouca preocupação em sua análise, é considerado trabalho que falta erudição, com sentenças fora de contexto e falha em observar a mudança de pensamento de Calvino.
O Dr. Kendall, prolífico escritor, em um artigo afirma que ele nunca foi tão claro em sua vida quanto à sua tese de que Calvino não cria na expiação limitada.


Na revisão do trabalho do Dr. Kendall, Tony Lane afirma que é pacífico que entre Calvino e o Calvinismo há mudança. A questão da controvérsia é sobre os pontos apresentados pelo Dr. Kendall.

Em um artigo, que é capítulo de um livro, é afirmado que a linguagem de Calvino é indefinida, mas crê que Paul Helm prova que Calvino cria na expiação limitada.

Isso mostra um pouco das controvérsias que os reformados enfrentam sobre o pensamento de Calvino em pontos importantes da teologia reformada. Trata-se de interpretações dos documentos reformados, incluindo a obra de João Calvino e a Confissão de Fé de Westminster.

Paul Helm é um filósofo e teólogo reformado, dos mais abalizados, uma autoridade no pensamento de Calvino e do Calvinismo, e por isso deve ser considerado quando o assunto é a teologia reformada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário