domingo, 6 de fevereiro de 2022

A assunção da virgem Maria e 1 Cor 15, 22-23

Em 1 Coríntios 15, 22-23 temos revelações escatológicas, quanto à ressurreição. Está escrito: “Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, o que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda.

O texto trata da ressurreição de Cristo, já ocorrida, e dos que forem de Cristo quando Ele voltar à terra. Na passagem não é referida a ressurreição dos réprobos.

E quanto à ressurreição da virgem Maria, que já ocorreu também, não contradiria essa passagem? A mesma estaria dizendo que Cristo ressuscitou e que somente haverá a ressurreição dos santos na Sua vinda, não podendo ocorrer nenhuma antes? De forma alguma.

A passagem não está afirmando que ninguém mais possa ressuscitar antes do fim do mundo, não está estabelecendo que Cristo ressuscitou e somente haverá ressurreição quando Ele voltar.

Muitas ressurreições ocorreram após Cristo morrer na cruz e ressuscitar. No dia da crucificação, houve ressurreições, e não sabemos se foram temporárias ou gloriosas, pois a Escritura não define essa questão. Houve ressurreições feitas pelos apóstolos, todas temporárias, o que é evidente pelo contexto. Na história da Igreja houve muitas ressurreições.

Quando à ressurreição gloriosa, de fato, lemos em símbolos a ressurreição das duas testemunhas, em Apocalipse 11, com evidente qualidade de ressurreição gloriosa, pois fala-se também do arrebatamento. Portanto, a noção, a ideia, a doutrina de ressurreição para a vida eterna, com corpo glorificado, antes da vinda de Cristo, é uma realidade bíblica. Portanto, não existe pelo padrão da Escritura nenhuma passagem que estabeleça a impossibilidade de alguém ressurgir glorificado antes da parusia.

Dessa forma, a virgem Maria foi glorificada e levada ao céu antes do dia final. Se ela morreu e foi ressuscitada, ou se foi glorificada e subiu ao céu, sem passar pela morte, são ambas possibilidades amparadas pela doutrina bíblica, mas não há uma palavra definitiva, pois nem a Escritura nem a tradição da Igreja trazem essa informação. A única certeza é que a virgem Maria foi assunta ao céu de corpo e alma.

Cada passagem, portanto, não trata de todos os assuntos, e dessa forma 1 Cor 15, 22-23, por exemplo, não refere-se à ressurreição da virgem Maria, não menciona a ressurreição das duas testemunhas e não trata da ressurreição geral. E sabemos que todas essas coisas estão contidas da Palavra de Deus.

Gledson Meireles.

Um comentário:

  1. Maria estava dormindo e Deus a acordou e ela foi assunta ao céu. Apocalipse 12 mostra Maria em forma gloriosa.

    ResponderExcluir