segunda-feira, 29 de abril de 2024

Estudando a razão 15 em defesa do sábado: artigo de site adventista do sétimo dia

Razão 15: Colossenses 2:16-17 também é um texto mal interpretado

A explicação sobre o foco nos julgamentos e não nas coisas julgadas é interessante, mas não explica o texto com base no contexto geral do que é discutido por São Paulo, ainda que uma tentativa de contextualização tenha sido feita. E também é negada pelo sentido de sombra que é dado. A palavra sombra é usada na expressão “sombra da morte” e também no seu sentido literal, quando fala da sombra de Pedro. Então, aparece em Colossenses e em Hebreus. O texto de Hebreus é bastante evidente: “A Lei, por ser apenas a sombra dos bens futuros, não sua expressão real...” (ton mellonton agathon). E o verso 10 fala da oblação do corpo de Jesus, a realidade à qual se refere Colossenses. Isso é exegese.

Então, a lei é sombra dos bens futuros. Essa expressão está no contexto de abolição da Lei (Hb 10, 9). Por esse mesmo raciocínio, por essa exegese, temos que as sombras do que devia vir (ton mellonton) em Colossenses são os bens futuros citados em Hebreus.

Em geral, os cristãos não observavam a Lei, e, portanto, não deviam ser julgados por isso. Eles não observavam leis alimentares, nem festas, luas novas e sábados. É bastante simples: ninguém vos julgue por causa de sábados, como se vós fosseis obrigados a observar esse dia. É essa a interpretação legítima. E é bem fácil de entender.

A outra, que o adventismo propõe, mais complicada, seria que ninguém vos julgue pelas suas práticas, por guardardes o sábado, porque isso é apenas sombra. Não faz sentido. De fato, em si mesma faz menor sentido em comparação com a interpretação anterior. E isso indica erro. Ela contradiz o contexto geral e não se adequa ao sentido de sombra.

O argumento da sombra, que não é invalidada pelo sacrifício de Cristo, está correto. A tentativa de invalidá-lo mostra isso. O sábado não surgiu para ser sombra de Cristo, e o sacrifício de Cristo não é mostrado afetando o sábado, mas Colossenses afirma que ele foi sombra de Cristo, e isso é o que está revelado. Portanto, mesmo que o sábado originalmente serviu para lembrar da criação, ele também está ligado ao repouso espiritual em Cristo. E conforme essa passagem, ele não está mais em vigor.

A segunda tentativa também não faz sentido. O casamento é sombra do relacionamento com Deus? É fato que o casamento é comparado à relação espiritual de Deus com Seu Povo. Mas a palavra sombra não quer dizer isso, mas refere ao que some a luz lhe é diretamente dirigida. Assim, o sábado desaparece no tempo após a ressurreição de Cristo.

Os sacramentos da Nova Lei, como matrimônio, batismo e ceia não são sombras nesse sentido usado, pois elas somente não terão mais necessidade no Reino Celestial. O texto de Colossenses e Hebreus utiliza o termo sombras para falar do que foi abolido.

Então, não há como comidas e bebidas, as festas, a lua nova e os sábados continuarem válidos nesse contexto de Colossenses 2, 16-17. Cristo é supremo em relação aos rituais, mas rituais os citados por São Paulo já passaram. O matrimônio, o batismo e a ceia são os novos rituais que substituem os elementos antigos na nova aliança.

Os falsos professores de Colossos advogavam o sábado, mas um sábado imbuído de tradições humanas, baseado em um sistema repleto de distorções e rudimentos humanos.

Essa é a suposição usada para o argumento, mas não há nada que prove que existisse outro tipo de guarda do sábado sendo defendida por professores hereges. São Paulo teria citado claramente isso. De fato, quando ensinaram que a ressurreição é apenas espiritual, que já acontecera, São Paulo a refutou claramente. Assim, ele apenas afirma que os sábados, que não mais eram guardados, não deviam ser usados para julgar os cristãos.

O foco de São Paulo é entendido à luz do contexto geral, de Gálatas, Romanos e Hebreus, quando ele se opôs às praticas em si. E o argumento adventista se mostra falho também nas expressões, quando se tenta explicar que São Paulo critica “tradições humanas” e é necessário afirmar que “ainda que fossem em parte baseadas nas Escrituras”, tentativa de conciliar o inconciliável, já que de fato o apostolo não toleraria tradições humanas.

(15 Razões para guardar o Sábado – Parte 2 – Reação Adventista (wordpress.com))

Gledson Meireles.

domingo, 28 de abril de 2024

Sábado: um artigo adventista

Razão 10: As raízes judaicas Igreja Primitiva

Os cristãos iam às sinagogas para pregarem o evangelho. Não consta que continuassem a frequentar as reuniões das sinagogas como parte da doutrina cristã, nem que ensinassem essa prática aos novos convertidos.

Portanto, supor que ir às sinagogas significava que suas reuniões religiosas eram nas sinagogas, é ensinar algo que não se encontra em nenhum texto bíblico. Sabemos que as reuniões propriamente cristãs eram realizadas nas casas, e especialmente no primeiro dia da semana (At 20, 7).

O autor admite que isso não é prova cabal de que os cristãos guardavam o sábado. Também reconhece que “isso poderia” ser estratégia para ensinar o evangelho. Mas é preciso um pouco mais. Os textos não apenas afirmam que eles iam às sinagogas, mas mostram que o intuito era a pregação do nome de Jesus. Portanto, isso é algo claro.

Quanto ao fato da cisão entre judaísmo e cristianismo ser tardia, é o que mostra a história. De fato, a Lei santa, justa e boa em todas as suas partes foi abolida em seu aspecto cerimonial, restando o aspecto eterno e moral, e os cristãos não a tinham como algo negativo. Assim, é natural que continuassem com muitos dos seus preceitos sendo guardados, pelos judeus cristãos, em maioria. Mas sua observância obrigatória era tida como jugo de escravidão.

Então, os cristãos judeus guardavam o sábado, iam à sinagoga, liam a Escritura e cumpriam os mandamentos, mas não ensinavam isso como sendo doutrina cristã. Estavam livres da Lei. É clara a posição do apóstolo dos gentios, que chegou a ser acusado de ser contra a Lei (cf. Atos 21,21), por pregar a liberdade dos cristãos em relação à antiga aliança. No entanto, ele mesmo se reconhecia judeu, fariseu, fiel à Lei, cumprindo alguns preceitos.

Mas, quanto ao aspecto puramente cristão, é notável que eles pregavam o nome de Jesus, batizavam, celebravam a ceia do Senhor, se reuniam no primeiro dia da semana, cuidavam dos pobres, oravam juntos, perseveravam na doutrina dos apóstolos, que já diferia do ensino do AT nesses pontos citados e noutros mais. Desse modo, todos sabiam que os cristãos possuíam um credo diferente.

Quanto ao relato do evangelho de Lucas, que diz que as mulheres descansaram segundo o mandamento, isso acontece porque naquela época todos conheciam o mandamento do sábado, como guardado pelos judeus. Assim, não era necessário explicar do que se tratava. Ainda, os cristãos não mais observavam o sábado, como obrigatório, mas sabiam que os judeus sim.

Em Atos 9, 2, os cristão frequentavam as sinagogas mas seguiam a doutrina de Cristo. Em Atos 13, 5, está escrito que pregavam a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Talvez ao dizer “dos judeus” seria uma forma de expressar melhor que os cristãos iam aos lugares de cultos judaicos, não cristãos, distinguido essa ação como própria para pregarem o evangelho.

Em Atos 13, 14 São Paulo e seus companheiros vão à sinagoga para anunciar o nome de Jesus. Isso fica claro, pois após a pregação, a conversão de muitos, e da inveja dos judeus locais, eles foram pregar aos pagãos: “Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a Palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos. (Atos 13, 46). Fica evidente que não iam mais às sinagogas aos sábados para anunciar ali o evangelho, pois estariam voltados à evangelização dos gentios. Quando estavam em outra localidade, iniciavam novamente a pregação na sinagoga.

Em Atos 14, 1 “segundo seu costume”, que pelo contexto pode ser lido do costume de ir às sinagogas anunciar a Palavra de Deus. Isso é o mesmo que está em Atos 17, 2: Paulo dirigiu-se a eles, segundo o seu costume, por três sábados disputou com eles.  O que é corroborado no verso 17: Disputava na sinagoga com os judeus e prosélitos, e todos os dias, na praça, com os que ali se encontravam. Aqui é mostrado que a pregação era diária. Aos sábados iam às sinagogas para ensinar aos judeus, e nos outros dias pregavam na praça.

Agora, comparemos com essas outras passagens:

Atos 2, 42.46: Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações. Havia reuniões exclusivas para os cristãos. E também, frequentavam todos os dias o templo. E nas casas: partiam o pão.

Atos 20, 7: No primeiro dia da semana, estando nós reunidos. Ou seja, no dia da reunião que comumente se fazia pelos cristãos no domingo. Então, São Lucas relata o ocorrido ali.

Atos 16, 2: No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que tiver podido poupar... Isso indica o que já foi provado nos versos anteriores, que nesse dia havia reunião cristã, e por isso cada um deveria separar o que havia juntado.

Assim, enquanto nos versos que mostram os cristãos indo às sinagogas é revelado que o seu objetivo era a pregação aos judeus, nesses versos sobre o domingo fica evidente que a reunião era cristã.

Os apóstolos pregavam todos os dias, nas praças, e aos sábados nas sinagogas. Iam também diariamente ao templo. E também, diariamente partiam o pão nas casas, que era a eucaristia. E suas “reuniões em comum” eram especialmente realizadas aos domingos. As idas ao templo e às sinagogas eram continuidade de seu modo de praticar a religião como judeus que eram.

Em Atos 25, 7, ao dizer “contra a lei dos judeus”, também serve para refletir que São Paulo não diz “nossa lei”, pois em outro lugar fala da Lei de Cristo que é a lei dos cristãos.

São Paulo não estava transgredindo nada do judaísmo, mas ao mesmo tempo, deve-se lembrar em seguida, ele não ensinava os preceitos da lei dos judeus aos cristãos de origem gentia.

São Pedro continuava a guardar a dieta alimentar judaica até Atos 10. De fato, ao comer com os gentios, que nunca haviam guardado as leis dos judeus, ele poderia encontrar alimentos que não tinha o hábito de comer, e a revelação que teve na visão mostra que Deus purificou os alimentos.

São Tiago era líder em Jerusalém, mas no Concílio a palavra decisiva foi a de São Pedro. As contribuições de São Tiago são feitas fundamentadas nas palavras do apóstolo São Pedro.

É verdade que o afastamento entre judaísmo e cristianismo foi gradual. E os textos citados acima mostram que isso ocorre no período apostólico, o que explica também a posição cada vez mais clara que é encontrada nos padres da Igreja.

Por isso, as sinagogas, com visto acima, não eram o local de adoração dos cristãos, mas locais onde iam, como judeus que eram, para pregar o evangelho. Os novos convertidos certamente não eram ensinados a adorar nas sinagogas, especialmente após a visão dada a São Pedro e após o Concílio de Jerusalém. A pregação aos pagãos era feita nas praças, e em outros lugares.

Quanto ao nome Igreja Católica Apostólica Judaica, referindo-se ao período em estudo, o conceito é bastante exato. De fato, a mesma Igreja Católica é “romana” apenas no sentido histórico. Naqueles tempos, a Igreja Católica tinha sede em Jerusalém. Sendo essa transferida a Roma. E a doutrina da Igreja sendo guardada em Roma, essa característica ficou consagrada na tradição. O cânon bíblico correto foi preservado em Roma, por exemplo. Os cristãos não teriam mais tarde os 27 livros do Novo Testamento, nem os conheceriam, se isso não fosse definido pela Igreja nos seus concílios dos primeiros séculos, incluindo a posição oficial de Roma.

O que a circuncisão causou como controvérsia supõe algo relativo ao sábado e outras leis cerimoniais, como já explicado. É certo também que os cristãos deixaram as leis cerimoniais sobre a alimentação e a circuncisão, o que foi sendo feito aos poucos, já que não havia proibição de continuar a guardar essas leis, mas apenas o entendimento de que já não eram mais obrigatórias.

Para entender bem isso, basta ler a Bíblia com maior atenção. Em Atos 15, 1 está escrito que: Alguns homens, descendo da Judeia, puseram-se a ensinar aos irmãos o seguinte: “Se não vos circuncidais, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos”.

Essa passagem fica mais clara no verso 5: “Mas levantaram-se alguns que antes de ter abraçado a fé eram da seita dos fariseus, dizendo que era necessário circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés”.

Ser circuncidado e observar a Lei de Moisés, essa foi a questão da controvérsia. Se isso era obrigatório, significava que não se submetendo ao rito e não observando a Lei não poderiam ser salvos. O Concílio decidiu que não haviam de exigir a circuncisão e a observância da Lei aos convertidos de origem pagã, mas apenas quatro regras básicas. Então é claro que não ensinavam o sábado aos novos convertidos, assim como não ensinavam as leis alimentares, nem sobre as festas, as luas novas, os votos.

Dessa forma, os que eram circuncidados a partir de então deveriam saber que o fizeram por outros motivos, e não porque isso era necessário. Também se cumprissem algo da Lei estavam fazendo livremente, por motivos circunstanciais. Do contrário, como está em Gálatas 5, 2, a circuncisão significa a obrigação de guardar a Lei e estariam separados de Cristo: se vos circuncidardes, de nada vos servirá Cristo.

E quanto à circuncisão e observância da Lei: E atesto novamente: a todo homem que se circuncidar: ele está obrigado a observar toda a Lei. Isso demonstra que São Paulo não observava a Lei, não a ensinava aos conversos, excetuando no sentido já explicado acima. Não se trata apenas de ser livre para circuncidar ou não, mas de entender que a Lei não era mais obrigatória. Também, de lembrar que o concílio de Jerusalém apenas exigiu quatro regras nesse mesmo contexto de circuncisão e Lei, de modo que todos deviam segui-las. Os judeus devotos e esclarecidos podiam guardar muitos preceitos da Lei, mas não impô-los a ninguém. E a Igreja oficialmente, que crescia cada vez mais, não fazia qualquer pregação sobre a obrigatoriedade de Lei, ainda que em fins não salvíficos, mas pregava o evangelho, a Lei de Cristo, a lei da liberdade, que não mais continha os preceitos antigos.

(15 Razões para guardar o Sábado – Parte 2 – Reação Adventista (wordpress.com))

Gledson Meireles.