O batismo cristão é um
sacramento fundamental, necessário para a salvação. Sua doutrina é clara,
extensamente nas Escrituras, e é
altamente valorizado na Igreja Católica.
Por isso, o apologista
protestante Norman Geisler, que sempre lembrava ser conhecedor da doutrina
católica, afirma que se a doutrina do batismo, como entendida no catolicismo,
se fosse refutada a Igreja Católica teria mais a perder do que as demais. Isso
ele afirmou considerando a doutrina da regeneração batismal que é também
ensinada pelos luteranos, anglicanos e metodistas. No entanto, a posição
católica é única. Pois bem. Será que Geisler pôde refutar esse ponto do
Catolicismo?
Vejamos. Geisler afirmou
que a posição reformada e batista é mais consistente. Isso talvez seja devido à
pouca compreensão do que realmente a doutrina católica do batismo representa,
apesar de alguém afirmar que tem familiaridade com o Catolicismo. Nas questões
de fé é preciso crer para compreender. E, não devemos nos esquecer, compreender
para crer.
Se
o batismo é necessário para a salvação?
Objeção
1:
Parece que o batismo não é necessário para a salvação. Pois a Escritura afirma
que o novo nascimento vem pelo ouvir a Palavra de Deus (1 Pedro 1, 23), e os
que são batizados em Atos 2, 41 ouviram a Palavra. Portanto, não é necessário o
batismo para ser salvo.
Objeção
2: Em
Atos 2:38 parece que o sentido do texto “para a remissão” dos pecados seria “por
causa da remissão” dos pecados. Portanto, o batismo não é necessário para a
salvação, mas porque houve a salvação.
Objeção
3: A
Escritura afirma que aquele que crê será salvo (Rm 1, 16; Jo 3, 18). Em nenhum
lugar está escrito que aquele que não for batizado será condenado. Assim,
somente a fé seria necessária.
Objeção
4: O
apóstolo Paulo afirmou que foi enviado para pregar e não para batizar (1 Cor 1,
17). E o evangelho é o poder de Deus para salvação daquele que crê. Portanto, o
batismo não é necessário para a salvação.
Objeção
5: O
batismo é obra de justiça (Mt 3, 15). Em Tt 3, 5 é dito que não somos salvos
por obras. Dessa forma, o batismo não é necessário para a salvação.
Objeção
6: Muitos
textos bíblicos apontam a salvação somente pela fé, como João 20, 31; João 3,
16; e 18, 36. Eles não falam do batismo.
Objeção
7: O
texto de João 3, 5 é espiritual, pois em Tito 3, 5 não há referência à água do
batismo, mas à regeneração espiritual do crente, usando figuradamente a “lavagem”
espiritual, e não a salvação por obras como o batismo.
Objeção
8:
O batismo vem depois da salvação. De fato, Paulo foi convertido em Atos 9, e
foi enviado a Damasco apenas para receber o envio. Assim, ele recebeu o perdão
no caminho de Damasco, e o batismo é referência a esse perdão.
Objeção
9:
Parece que o batismo não é essencial, pois em 1 Pedro 3, 21 não é dito para
limpar o pecado original, mas da má consciência.
Resposta
à objeção 1: O texto de 1 Pedro 1,23 afirma que a
regeneração se dá pela Palavra de Deus, que é semente da vida eterna. No
entanto, Jesus afirmou que o novo nascimento acontece pela água e pelo Espírito
(João 3, 5). Por isso, o batismo é um meio
da graça divina e realizado mediante a fé na Palavra. Consequentemente, o
batismo é o sacramento que opera a remissão dos pecados e recebimento do
Espírito.
Resposta
à objeção 2: São Pedro acabava de ouvir a pergunta:
“Que devemos fazer irmãos?”, e respondeu com a exigência do arrependimento e do
batismo. Ainda, o contexto não mostra que eles já estavam salvos e que deveriam
ser batizados para mostrar essa salvação, mas deviam ser batizados para a
remissão dos seus pecados. Entretanto, os textos sobre o batismo mostram a
remissão dos pecados no momento do batismo.
Resposta
à objeção 3: Jesus ensinou que “quem crer e for
batizado será salvo”. Somente quem não crê já está inapto a receber o batismo,
e assim receber a salvação (Mc 16,16). Portanto, o batismo é necessário à
salvação.
Resposta
à objeção 4: Jesus enviou os apóstolos para pregar e
batizar: Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19). O que São Paula estava afirmando é que
sua missão principal, como apóstolo inspirado, era pregar, pois outros podiam
também batizar. O apóstolo afirmou não ter batizado nenhum deles. E o motivo de
ter dito isso era por causa das divisões e daqueles que estavam dizendo “Eu sou
de Paulo”.
Resposta
à objeção 5: Jesus estava referindo-se ao cumprimento
de toda a justiça que Ele veio cumprir. O batismo cristão é obra de Cristo em
nós, e não obra nossa. Portanto, o batismo é necessário para a salvação.
Resposta
à objeção 6: Os textos bíblicos devem ser lidos em
sua inteireza, no contexto local e no contexto geral. Outros textos mostram a
necessidade do batismo para a salvação, o que completa os textos que mostram a
fé como pré-requisito para o batismo.
Resposta
à objeção 7: Jesus afirmou que o nascimento é pela
“água” e pelo “Espírito”. Em Tito 3, 5 o mesmo ocorre: “ele nos salvou mediante
o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo”. O banho referido já
supõe a água, e a regeneração é o efeito batismal, operado pelo Espírito Santo
naquele ato sacramental.
Resposta
à objeção 8: O texto afirma que o perdão foi dado no
momento do batismo e não no caminho de Damasco. O Senhor enviou Ananias para
curar e batizar Paulo. Ele recuperou a vista e foi batizado (Atos 9, 18).
Ananias diz a Saulo: “Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados” (Atos
22, 16). Portanto, o batismo é o momento em que os pecados são perdoados.
Resposta
à objeção 9: O texto de 1 Pedro 3, 21 é claro ao
afirmar que o batismo salva. O texto compara a água do dilúvio com do batismo,
portanto com a água batismal, e afirma que o mesmo salva. O pecado causa a má
consciência, por causa da falta de paz com Deus (cf. Rm 5, 1.5), e por isso o
perdão do pecado proporciona uma boa consciência.
Gledson Meireles.
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