domingo, 10 de setembro de 2017

Sobre o poder das chaves, Mt 18,18

A explicação protestante para o texto de Mateus 16,19  é de que se trata do poder de pregar o evangelho. Assim, a resposta à pregação da boa nova declarará o ouvinte dentro ou fora do Reino dos Céus, já que uma vez que ele é convertido e converte-se de fato, respondendo positivamente à pregação, estará ligado ao reino, doutro modo, ouvindo e rejeitando o evangelho estará fora do reino.

Seria apenas uma declaração advinda da pregação o evangelho, feito aos ímpios, e Pedro teria  prerrogativa igual à dos demais apostólicos que também receberam o mesmo poder em Mateus 18,18. Desse modo, entendendo esse último texto, teremos mais conhecimento do sentido de Mateus 16,19.

Aos apóstolos foi dito: “Em verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu e tudo quando desligardes na terra será desligado no céu.” De que se trata¿

O contexto é a correção fraterna. Uma vez que alguém peca, o fiel cristão deve adverti-lo privadamente. Se ele ouvir, a questão está encerrada. Do contrário, deverá chamar mais alguém para tratar do assunto com o irmão pecador, uma ou duas pessoas. Se persistir em não emendar-se, a Igreja deverá ser procurada, e somente assim, caso não houver arrependimento, haverá a sentença e declaração de que trata-se de pagão ou pecador público, não sendo mais tratado como irmão.

É assim que aparece o texto: “Em verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu e tudo quando desligardes na terra será desligado no céu.”

 O poder das chaves aí é uma sentença em relação a um crente pecador, ou seja, alguém que já é cristão, mas que pecou e não está arrependido e não aceitou a correção, e, portanto, não emendou-se da sua falta. A Igreja usa do poder das chaves para disciplinar e afirmar ele está fora da Igreja e deverá ser tratado como pagão ou publicano a partir dali. Vê-se que o texto não pode significar pregação do evangelho, mas tem o sentido de usar do poder das chaves para questões de perdão ou não, usando a disciplina eclesiástica. Foi esse o poder recebido por Pedro e, com ele, pelos outros apóstolos.
 
Gledson Meireles.

51 comentários:

  1. Bom dia !!!!
    Tá tão parado e sem comentários que eu resolvi dá uma ajudinha aqui. Vamos lá !! Mas antes boa observação nesse texto acima. legal.
    Voce crer :
    1 - a igreja católica ROMANA é a única correta?
    2 - fundada por Cristo?
    3 - maria e os "santos" intercedem, ouvem nossas orações (rezas)?
    4 - maria esmaga a cabeça da serpente?
    5 - a mulher do apocalipse 12 é maria?
    7 - voce crer mais na bíblia ou no magistério da igreja romana/catecismo?
    Por enquanto é só isso. Vamos lá !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá:
      Sou cristão católico e creio em tudo o que está na doutrina ensinada na Igreja Católica. Então,
      1. Sim, creio que a Igreja Católica é a única totalmente correta.
      2. É a única fundada por Cristo.
      3. Maria e os santos intercedem, e conhecem as nossas orações, (de algum modo; não sei se ouvem, ou têm um conhecimento indireto delas).
      4. Quem esmaga a cabeça da serpente é Jesus. Maria, de certo modo, faz isso, pela fé em Cristo, e por ser escolhida para ser a mãe do Messias.
      5. A mulher do Ap 12 é Maria ou a Igreja, os dois sentidos são corretos. Maria é o sentido primário do texto, e a Igreja o seu sentido mais amplo. O que aconteceu com Maria acontecerá com a Igreja: por exemplo, a Igreja será purificada totalmente e tornar-se-á sem ruga nem mancha; já é protegida pelo Senhor, e será arrebatada aos céus.
      7. A minha autoridade suprema é a Bíblia. Isso faz com que tenhamos inevitavelmente que crer que a Igreja, como está em 1 Tm 3,15, é o sustentáculo da verdade. É um tema difícil de explicar.

      Excluir
    2. Olá anônimo

      Boa noite

      1)Embora eu não seja católico apostólico romano mas se o entendimento católico apostólico romano é que só existe uma única Igreja então os católicos apostólicos romanos estão certíssimos, pois isso é uma questão de lógica e coerência com a Palavra de Deus pois Jesus só fundou uma Igreja.

      2)O conceito de santos não é algo exclusivo da crença católica apostólica romana mas antes de tudo é bíblica pois a Santa Igreja é composta de santos e santas. Então os católicos apostólicos romanos estão certíssimos em crer em santos.As almas no Santo Céu não estão estáticas mas em atividade aí pode sim haver intercessão.Essa intercessão não está em desacordo com a Palavra de Deus.

      3)A Bíblia depende da Igreja pois foi a Santa Igreja que montou e organizou a Bíblia.

      4)Os católicos apostólicos romanos tem todo o direito de crer na Santa Tradição, Santo Magistério e Sagradas Escrituras, resta saber se as Escrituras são realmente a autoridade ou não.

      4)O Gledson está certíssimo em se considerar cristão.

      Luiz

      Excluir
  2. Vamos lá !!!! primeiro resposta ao luizíssimo(certíssimo)
    1)EMBORA EU NÃO SEJA CATÓLICO ROMANO ...(Sem essa “LUIZÍSSIMO” – ÉS CATÓLICO ROMANO ROXO. “se o entendimento católico apostólico romano é que só existe uma única Igreja então os católicos apostólicos romanos estão certíssimos”(VAMOS PARA LÓGICA MATEMÁTICA : se os doidos entendem que não existe uma única igreja , ENTÃO os doidos estão luizíssimos, quis dizer , certíssimos de que a católica romana não é a única. , pois isso é uma questão de lógica e coerência com a Palavra de Deus pois Jesus só fundou uma Igreja.(lógica????????)

    2) Se liga Luizinho, eu também sou “santo”, assim como muitos ,que estão espalhados pelo mundo. O resto desse seu segundo parágrafo é mais uma forte comprovação de que és católico ROXO e “CEGO”.


    3) Disseste : “A Bíblia depende da Igreja pois foi a Santa Igreja que montou e organizou a Bíblia.” – Puxa, já existia o catolicismo romano quando Jesus ,por exemplo, dizia – assim está escrito ....SERÁ QUE SUA “santa igreja “ já tinha montado e organizado??????????É DE VOMINTAR.

    4)SE DISTANCIAM AINDA MAIS DE JESUS E UM PERIGO : não são santos !!!!! ESSA É FORTE
    4)O Gledson está “certíssimo” em se considerar cristão. – QUEM DISSE QUE O AMIGO NÃO O É???????????

    ResponderExcluir
  3. Quanto a você caro Gleidson , vou começar pelo item 5. Mas antes , viu?? Você tem um fã !!! o certíssimo LUIZ.
    Bem, por que vou começar pelo 5? é simples ,a vida e morte da igreja romana é sem dúvida Maria. É Maria pra cá , é Maria pra lá e JESUS , NADA. Então vou mostrar aqui uma contradição católica(ENTRE TANTAS) ,que já prova que a “santa igreja” não é totalmente a única e tão pouco a correta.(óbvio que já sei que uma igreja mundana e tão errada como a católica ,que já dispensa palavras.) .Mas Vamos lá!!!!!
    5 - Voce diz : “A mulher do Ap 12 é Maria ou a Igreja, os dois sentidos são corretos. Maria é o sentido primário do texto, e a Igreja o seu sentido mais amplo”. Segue abaixo outras referencias que também afirmam que o apoc 12 é Maria.
    - https://www.youtube.com/watch?v=mCix5R5-Bg0 a partir do min 8. Um padre da “santa igreja” .
    - https://www.youtube.com/watch?v=3fH_3pnyzzQ outro padre !!!!!
    - https://www.youtube.com/watch?v=Sj6HGnbYu3o agora o padre Paulo Ricardo respeitado!!!!!! (por mim não)
    - Vixe !!! http://mariamaedaigreja.net/
    Tem outros mais,mas esses já são suficientes para mostrar que TODA a “santa igreja ” crer que Maria é a mulher do apoc 12. Percebe aí nesses vídeos e se buscarmos na NET ,encontraremos uma infinidade de aberrações católicas afirmando o mesmo. Agora aonde entra a CONTRADIÇAO DA “SANTA IGREJA”. PREPARE-SE !!!!!!!!
    Vamos ver o que diz o APOCALIPSE 12:2 “ Estava grávida e GRITAVA DE DORES, SENTINDO ANGUSTIAS DE DÁ A LUZ ”.(Bíblia católica) . Bem , esse trecho refere-se a MULHER, que para TODO CEIO CATÓLICO diz ser Maria ,mas PERCEBA que nesse verso 2 de do capitulo 12 de Apoc. Nos diz que essa MULHER “GRITAVA DE DORES, SENTINDO ANGUSTIAS DE DÁ A LUZ” . Agora , a “santa, única e coluna da verdade “ !!!! diz assim :
    1 - "[Maria] DEU À LUZ SEM DOR e emigrou deste mundo sem corrupção, em conformidade com a palavra do anjo, aliás, de Deus por meio do anjo, para que fosse provado que ela é plena, não semiplena de graça..." (Carta Ex litteris tuis, DZ 748)
    2 - "A Eva foi dito: Em dores darás a luz [teus] filhos. Maria ficou isenta desta lei. Conservando a integridade de sua virginal pureza, [...] Maria DEU À LUZ a Jesus, Filho de Deus, SEM SOFRER DOR DE ESPÉCIE ALGUMA." (Catecismo Romano, I Parte, Cap. 4, III) . – esse aqui dispensa qualquer fonte, afinal está na bíblia da “santa igreja- que é o catecismo ”
    FONTE :
    - http://rainhaddosmartires.blogspot.com.br/2016/12/maria-mae-que-nao-sentiu-dor-no-parto.html
    - http://arenadateologia.blogspot.com.br/2010/05/maria-mae-que-nao-sentiu-dor-no-parto.html
    E agora fica a pergunta : afinal Se a MULHER do Apoc. SENTIU DOR (APOC. 12,2) e se os apologistas católicos dizem que essa MULHER DO Apoc 12 É MARIA, ENTÃO COMO DESMENTIR O QUE DIZEM “Carta Ex litteris tuis, DZ 748 ”E
    O “Catecismo Romano, I Parte, Cap. 4, III”????????? Os quais afirmam que Maria NÃO SENTIU DOR . E agora ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como em sua opinião a Igreja é mundana e errada, não há muito o que fazer para convencê-lo: você já está certo disso. É comum que verá contradições em tudo, assim como há aqueles que não creem na Bíblia e quando leem alguma passagem já conseguem encontrar alguma "contradição".
      Também quem não entende o protestantismo, e tem aversão a tudo o que é protestante irá ver contradição em tudo o que algum protestante fala ou escreve
      Não espere ficar convencido, porque apenas posto comentários sobre pontos de doutrina divergentes entre Catolicismo e Protestantismo, defendendo o primeiro, para ajudar de alguma forma. Mas há sites especializados em apologética católica que possuem inúmeras informações para entender melhor a doutrina católica.
      É dogma da Igreja que Maria não sofreu dores no parto. O Ap é cheio de sinais, e tanto a mulher como o filho, as dores, o dragão, a fuga para o deserto, o rio vomitado (água como um rio), etc., são sinais de espirituais.
      Assim não há como desfazer o dogma que ensina o parto indolor de Maria contraponto a dores de parto sentido por Maria em Apocalipse 12. E assim como é uma regra não formar dogma a partir de parábolas, textos figurados, etc, não podemos a partir do mesmo princípio negá-los. Vamos pesquisar.

      Excluir
  4. Resposta vaga e sem humildade seu Gleidson!!!! . Se eu digo que tu não sentiste dor ao extrair um dente e se DEUS (a palavra viva na terra- biblia) nos diz que sentiste.Em quem devo acreditar ???? "num dogma " de homens pessimamente maus intencionados ou em DEUS(BIBLIA)? Isso é perigoso!!!!!!
    É irrefutável o texto da bíblia católica, o catecismo, que torno a reescrevê-lo : "A Eva foi dito: Em dores darás a luz [teus] filhos. Maria ficou isenta desta lei. Conservando a integridade de sua virginal pureza, [...] Maria DEU À LUZ a Jesus, Filho de Deus, SEM SOFRER DOR DE ESPÉCIE ALGUMA." (Catecismo Romano, I Parte, Cap. 4, III) , esse texto não tem nada haver com quem é protestante, espirita, etc tem TODA A RELAÇÃO COM SUA AFIRMAÇÃO :"Sim, creio que a Igreja Católica é a única totalmente correta" - DEUS NÃO ERRA E PORTANTO CAI AQUI A IDEIA DE QUE IGREJAS FEITAS POR MÃOS HUMANAS ESTEJAM CERTAS, ENFATIZO , NENHUMA.Pense ESPIRITUALMENTE E NÃO NA CARNE, isto é,quem pensa na "carne" crer que TEM UMA IGREJA CERTA.E a briga é feia,pois temos : IGREJA CATÓLICA ROMANA CRER SER A CERTA; AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ; A IGREJA CATÓLICA ORTODOXA;OS MÓRMONS; OS JUIDAIZANTES, ETC.Por fim, continuo com a pergunta : QUEM ESTÁ CERTO - TODOS OS PADRES , PAPAS , CATECISMO QUEM DIZEM QUE A MULHER DO APOC12 É MARIA OU A BÍBLIA, AO DIZER QUE A MULHER SENTIA DOR DE PARTO?? Ora se para a "santa igreja, certíssima, coluna e sustentáculo da verdade" AFIRMA QUE MARIA "DEU A LUZ SEM SENTIR DOR ALGUMA " , ENTÃO COMO PODE ELA(MARIA) SER A "MULHER" DO APOC 12, SE LÁ , A TAL MULHER SEM DOR, REPITO, DORES DE PARTO.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ânonimo

    Não, eu não sou católico apostólico romano embora eu respeite o entendimento teológica da Igreja Católica Apostólica Romana e eu não vejo problema nenhum nisso.

    Eu parti do raciocínio católico apostólico romano que só existe uma Igreja e tal entendimento está totalmente de acordo com a Palavra de Deus, e com a coerência cristã evangélica mas veja se um determinado número de pessoas não creem que a Santa Igreja é única embora seja um entendimento isso não está de acordo com a coerência e lógica do entendimento da Santa Religião Cristã pois Jesus só fundou um Santa Igreja só fundou uma Santa Religião.Então a questão é saber se tal raciocínio dos católicos apostólicos romanos é o correto ou não. Por exemplo uma pessoa pode aceitar a crença da mortalidade da alma e do aniquilamento proporcionalista dos ímpios sem contudo ser adventista do sétimo dia.

    Não,eu não sou católico apostólico romano e em relação a ser santo a Palavra de Deus aceita os santos e até mesmo no Santo Céu intercedendo pelos crentes no Senhor que estão aqui na terra ora isso pode ser também uma crença protestante sem problema algum.A Santa Igreja tem santos e justos aqui na terra que devem realizar boas e santas obras.

    Que a Santa Igreja montou a Bíblia aos poucos isso é uma questão de lógica e coerência e na verdade o seu argumento sobre quando o Santo Deus e Santo Homem Jesus ter dito em alguma vezes “ Assim está escrito” mostra que já existia a parte escrita da Palavra de Deus que foi preservada pela Santa Tradição Judaica e como o Antigo Testamento aponta para o Jesus, Deus já tinha no povo dele uma Santa Tradição Judaica conforme a Epístola aos Romanos 3:2 que com a advento da Santa Igreja passou a ser a Santa Tradição Cristã que foi guardando e montando a parte escrita e assim se formou o Cânon da Santa Religião Cristã. Observe que foi a própria Santa Igreja que decidiu que Epístola de Romanos 3:2 entraria no Cânon Bíblico Cristão. Então temos aí o imenso valor da Santa Tradição para a Santíssima Trindade.

    O fato dos católicos apostólicos romano crerem na Santa Tradição, Santo Magistério e Sagradas Escrituras é algo que dever ser aplaudido sim, pois é um entendimento muito bonito e fica a pergunta porque um protestante não poderia crer assim também?

    Então pelo que eu entendi você crê que o Gledson é Cristão Evangélico é isso? Se assim entende parabéns pois ele de fato como católico apostólico romano é cristão evangélico sim.

    Luiz

    ResponderExcluir
  6. Olá Ânonimo

    Se você observar na oração católica apostólica romana Ave-Maria, que aliás é uma oração muito bonita pois reflete uma percepção da mensagem de Deus para a Santa Igreja, tem menção a passagem da Sagradas Escrituras e aponta sim para Jesus que é o centro da fé cristã evangélica. Observe que sem Santa Maria Jesus não teria vindo ao mundo, Santa Maria teve uma participação importantíssima no plano de salvação outros crentes também tiverem suas missões mas a missão de Santa Maria foi única e singular a Graça agiu nela de forma totalmente diferente. O objetivo do entendimento de quem é Santa Maria é importante na Santa Religião Cristã Evangélica.Até onde eu sei a Igreja Católica Apostólica Romana cre na Santíssima Trindade, cre que Jesus é sempre Deus e cre que Santa Maria não é deusa e esses raciocínios estão certíssimos ou seja entende Maria como Maria com sua missão nobre e santa e Jesus como Jesus como Deus que veio em carne e assim compreendendo a Igreja Católica está certíssima.

    A Igreja obrigatoriamente deve ser Santa pois é o Corpo Espiritual de Cristo pois Cristo é a Cabeça (Cristo é Santo) e os crentes no Senhor ( membros do Santo Corpo Espiritual)são santos e justos e o fato de considerar a Santa Igreja como única é uma questão de lógica e coerência com a Mente de Deus.

    Em Apocalipse 12:2 mesmo que se interprete que a mulher é Israel isso nos aponta para uma compreensão e realidade mais profunda, que é a questão da direcionalidade ou seja Santa Maria veio de uma das tribos de Israel certo? Ela não poderia ter vindo de todas as 12 tribos de uma só vez então Israel deu Jesus por meio de Santa Maria foi Santa Maria que deu a luz a Jesus pois ela veio uma das tribos de Israel. Quando se crê que a Mulher é Israel isso aponta para Santa Maria e deve-se lembrar do papel importantíssimo de Santa Maria e isso é uma compreensão mais profunda. E não podemos também nos esquecer que em Apocalipse 12:1 diz que o crente no Senhor “viu” ou seja viu uma imagem e isso nos lembra que a Igreja Católica Apostólica Romana tem imagens então observe a importância do uso de imagens para vizualização pois até em Apocalipse 12 a Escrituras faz uso de imagens. Tendo tal entendimento os crentes no Senhor deve perceber como Deus se comunica com a Santa Igreja se utilizando de imagens e depois que o santo no Senhor viu as imagens só depois foi escrito ou seja as Sagradas Escrituras estão abaixo da ação de Deus na Santa Igreja.

    Então levando em consideração que a mulher de Apocalipse é Israel o entendimento não deve parar nessa compreensão mas sim avançar levando ao entendimento completo da mensagem de Deus para a Santa Igreja Católica.

    Luiz

    ResponderExcluir
  7. Repito , Luizíssimo(luiz) , voce é católico roxo!!!!
    - Depois faço alguns poucos comentários acerca do que escreveste, pois pouca coisa se aproveita. É muito "lixo" teológico.

    ResponderExcluir
  8. E para que não fique um tom degradante e pejorativo, quando digo "lixo" teologico , refiro-me a não conformidade com a palavra de Deus , a qual , eu creio está disposta na BIBLIA e que qualquer coisa que se diga por aí, DEVE está conforme e NÃO CONTRADITÓRIA a mesma.

    ResponderExcluir
  9. LEGENDA “ “ SUAS PALAVRAS - MINHA RESPOSTA
    “Como em sua opinião a Igreja é mundana e errada” - Se você quer dizer TODAS AS IGREJAS (católica,protestantes, TJ, ADV,etc ) , sim são TODAS .
    “Também quem não entende o protestantismo, e tem aversão a tudo o que é protestante irá ver contradição em tudo o que algum protestante fala ou escreve” - Como não sou católico,então protesto,logo protestante sou e NEM POR ISSO ,afirmo que as protestantes são a IGREJA VERDADEIRA E ÚNICA FUNDADA POR CRISTO.
    “É dogma da Igreja que Maria não sofreu dores no parto” - Não me referi ao dogma em si. Mas a GRANDE ,ENORME E IMENSURÁVEL INCOERENCIA para uma igreja que se auto intitula ÚNICA,VERDADEIRA .Ora,o que se DEVE afirmar no catecismo ,afinal o catecismo é o CARA ,não pode ser confrontado de forma ANTAGONICA ,nem pela bíblia ,nem pelos APOLOGISTAS (você , luiz, padres, bispos, sites, papa) ,isto é, SE A BIBLIA DIZ ALGO, O CATECISMO RATIFICA E TAMBÉM OS APOLOGISTAS TAMBÉM,todavia não é isso que vimos e que você ficou sem dar uma resposta coerente.Se Maria sentiu dor ou não de parto não me interessa, o que vale aqui é o DESENCONTRO da dita INFALÍVEL IGREJA..
    “Assim não há como desfazer o dogma que ensina o parto indolor de Maria contraponto a dores de parto sentido por Maria em Apocalipse 12. E assim como é uma regra não formar dogma a partir de parábolas, textos figurados, etc, não podemos a partir do mesmo princípio negá-los. Vamos pesquisar.” - Arruma outra desculpa e por favor , bíblica.

    ResponderExcluir
  10. Ao Luiz,
    Sobre a oração de Maria.
    Apenas o trecho "Ave Maria cheia de graça
    O Senhor é convosco,

    Bendita sois Vós entre as mulheres,

    E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus." (lC 1,42) É bíblico e ainda duvido que se tenha o palavra "ave" ,pois foi escrito em GREGO e não em romano, termo puro dos mesmos. Agora o trecho :"Santa Maria, Mãe de Deus,

    Rogai por nós pecadores,

    Agora e na hora da nossa morte" - é uma aberração e tamanho desrespeito com o Nosso Senhor, o qual tem PODER , ONISCIÊNCIA sem limites para ouvir e dar o que quer quiser conforme sua vontade.Eu até entendo vocês católicos dizerem "santa maria , MÃE de Deus" ,mas sabemos que ela é mãe de Jesus(homem) , já Jesus (Deus) , aí ela não pode ser mãe.É o que lhe falta seu Luiz,assim como também ao Gleidson , enfim a todos os católicos ,DEVEM OLHAR (LER ) a bíblia com dois olhares , a saber : um leitura de mundo e outra , espiritual.Dessa forma , verão por exemplo, que Jesus , nosso Deus, não fundou igreja terrena(católica, protestante,TJ,ADV, MORMONS,etc),afinal a bíblia , palavra viva do Nosso Deus,nos diz,entre outros textos que "Atos 17,24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;" .
    E pra finalizar, a parte final da oração de Maria é uma dor imensa na fé e nos homens de boa vontade,pois lá se diz "Rogai por nós pecadores,

    Agora e na hora da nossa morte." - Os "vivos" entre si podem rogar , isso é bíblico.Agora, os "mortos" ?? isso é uma afronta a ressureição de JESUS,que se crermos que os mortos podem nos ouvir(já posso ser considerado espiríta) , O nosso Deus ,que desceu dos céus e se fez homem por nome de JESUS,morreu em VÃO.
    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,
    Sou Andreia Guerra e sou católica e confesso que gostei das palavras desse anonimo ,porque ? vi lucidez e já faz tempo que
    venho lendo as escrituras atentamente e percebo que a definição de "santos" não é a mesma definida pela minha igreja católica, nem tampouco a "oração aos mortos" e por aí vai. Todo meu interesse em pesquisar mais a bíblia foi que li num certo debate na net o seguinte argumento:
    - Se se a bíblia não se contradiz e creio que não ,pois foi Deus
    que permitiu as escrituras que temos hoje, então não há contradição.E nesse debate, o rapaz dizia que se está escrito lá em Eclesiastes que "Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles.Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol."(Eclesiastes 9:5,6) , então como pode os mortos falarem com os vivos ? como pode Maria, Pedro, Paulo, João, etc ouvir nossas rezas, súplicas ? e foi diante desse contexto que percebi que passei minha vida inteira crendo em "palavras de homens,pois foram ditas fora da bíblia" , isto é, foram homens "santos" "inspirados pelo "Espírito Santo" que disseram ,como fui tola! Preferi crer em homens do que em Deus.
    Porque continuo católica? claro ,não mais de coração e também não me debandei para os protestantes e vi aqui nesse debate que o anonimo me mostrou uma outra coisa importante : "Atos 17,24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;" , logo ficarei na católica só para tentar esclarecer o máximo que puder que DEVO pregar sobre Jesus e abrir os olhos de muitos .
    Andreia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia Guerra, você afirma que é católica, que continua católica, mas entra em contradição ou não foi clara em suas palavras, já que afirma que isso não é "mais de coração".

      O que não é de coração é exterior, apenas aparente. Assim, você afirma que não é mais católica.

      Pois bem. Mas você continua na Igreja Católica para evangelizar, pregar sobre Jesus, abrir os olhos de muitos. Pode usar o espaço de comentários e fazer aqui o que pretende, e aos poucos posso responder aos seus comentários, quando achar necessário.

      É interessante que você não mostrou vontade de aprofundar seu conhecimento da doutrina católica, mas contentou-se em pensar de outra forma, ao invés de antes tentar ser verdadeiramente cristã católica.

      Tenho algo no blog sobre o Eclesiastes 9,5.6, e você pode ler e deixar seus comentários.

      A respeito do conceito de "santo": eu creio que santos somos todos nós, que estamos na Igreja de Cristo, professando a fé que nos foi dada. Agora, quando a Igreja canoniza um santo, ela apena realça aquele modelo de fé propondo-o como exemplo para todos. A pessoa não torna-se santa porque foi canonizada, mas ela é canonizada porque era santa.

      E não apenas isso: ela foi na terra uma pessoa santa com virtudes que podem ser seguidas pelos irmãos.

      Então, o significado de santo é o mesmo que a Bíblia ensina. Se você discorda, deixe seu comentário de como a definição da Igreja Católica sobre santos.

      Até mais.

      Excluir
    2. Olá Andreia,
      Voce agora sim está no caminho certo ,que é Jesus e não uma igreja.Seu Gleidson e seu "Luizótico" aprendam essa , ou melhor ,mais essa.Andreia , voce era católica e continua lá ,mas de coração não está mais lá , eu entendo.Não sei como o Gleidson não entendeu e disse que voce "vacilou",ora Gleidson, ela era da "igreja romana" ,mas agora pelo conhecimento da verdade(Bíblia,que está acima de qualquer igreja) o coração dela é de Cristo e não dá católica mas não se preocupe,também ela não é da assembleia, batista , adventista, TJ, mormons, betel, etc , ela (Andreia) é da IGREJA DE JESUS(Glórias a ELE),que está espalhada pelo mundo.Parabéns Andreia,pregue o evangelho e não o catecismo e magistério. Jesus e os apostolos mandou pregar a Bíblia.
      Seu blog tá bombando,vamos lá!!!!!!!

      Excluir
    3. "Não sei como o Gleidson não entendeu e disse que voce "vacilou"".

      Onde escrevi isso?

      Apenas expliquei que é o interior o que determina, ou seja, o que está no coração. E entendi tanto que fiz questão de repetir: "Mas você continua na Igreja Católica para evangelizar, pregar sobre Jesus, abrir os olhos de muitos.". Atenção no "MAS".

      Até mais.

      Excluir
    4. Gleidson,
      "vacilou" no sentido figurado meu caro,figurado meu caro!!!!! ,pois ela não entrou em contradição.Embora voce tenha usado esse MAS e isso não altera o que disseste.

      Excluir
    5. Bom dia,
      Obrigado Gleidson pela sua gentileza,mas a palavra de Deus é uma só e em si,não há confusão ,isso quando o Espirito Santo age em nós e o não partidarismo religioso invade nossa fé.Isto é, eu defendia a igreja católica com unhas e dentes ,como voce e o Luiz o fazem,mas hoje percebo que isso não passa de religiosismo.Quanto ao anonimo,vejo mais coerencia em suas palavras ,pois percebo que não se trata de defesa da fé de nenhuma "igreja" mas tão somente da palavra de Deus.Claro que fiz um análise firme nos textos dele e em comparação com a bíblia está bem coerente. Finalmente,um abraço a voce Gleidson pela sua boa intenção ,embora não o vejo mais em caminho confiável ,pois como disse antes defenda a palavra de Deus e não uma igreja,que vc a defende ferrenhamente.Não faça isso!! não faça.
      Andreia.

      Excluir
    6. "Religiosismo": não, cara Andreia, defendo a Palavra de Deus, assim como aprendi. Podemos conversar, e você pode comentar mostrando a interpretação que acha correta, enquanto mostro as minhas, e podemos assim comparar as interpretações.

      Afirmar que não defende nenhuma igreja é algo vago, pois ao mesmo tempo está defendendo certos princípios que são parte integrante de igrejas protestantes.

      "Análise firme": mostre mais isso, comente mais claramente.

      "Caminho confiável": Andreia, você poderia mostrar o nível seu entendimento da doutrina católica em seus comentários. Fique à vontade. Mostre como você defendia a Igreja Católica, que argumentos usava.

      "defenda a palavra de Deus e não uma igreja": é isso o que faço, e estou convicto de que a Igreja Católica ensina a Palavra de Deus. Pode comentar cada artigo que escrevi e mostrar onde está errado, na sua opinião, que oportunamente respondo.

      Por isso, defendo a Palavra de Deus.

      Até mais.

      Excluir
    7. Bom dia ,
      Eu disse que seu blog vai ficar movimentado !!!
      Vamos lá!!!!!
      "Afirmar que não defende nenhuma igreja é algo vago, pois ao mesmo tempo está defendendo certos princípios que são parte integrante de igrejas protestantes." - Seu Gleidson, a menina está tentando ver o mundo que a igreja romana não mostra e que voce acha que defende a "palavra de Deus",isto é, a doutrina católica.Bem, voce pediu para ela argumentar ,mas vou me intrometer pois a mesma citou o "anonimo" ,então vou falar.Permita-me.
      Defender que Jesus é o único salvador;dizer por aí que os mortos não ouvem ,nem falam e não podem interceder pelos vivos;que não existe uma igreja(católica romana,protestante,etc)ÚNICA E SEM ELA NÃO HÁ SALVAÇÃO,entre outros , é dizer que "são princípios protestantes" , então JESUS,OS APOSTOLOS, PROFETAS são "protestantes ,pois "Defender que Jesus é o único salvador;dizer por aí que os mortos não ouvem ,nem falam e não podem interceder pelos vivos;que não existe uma igreja(católica romana,protestante,etc)ÚNICA E SEM ELA NÃO HÁ SALVAÇÃO,entre outros" é BÍBLICO ,logo essa menina está sim começando descobrir que nehuma igreja, repito, NENHUMA IGREJA detém a verdade , é dona da biblia,tem autoridade superema sobre outras , NENHUMA PODE SE AUTO PROCLAMAR A VERDADEIRA, isso é HIPOCRISIA,assim como JESUS chamava os FARISEUS.
      Amiga Andreia, como voce foi católica romana e acho que conhece a "doutrina romana" ,deve saber que os protestantes têm suas doutrinas ,mas se elas estiverem em desacordo com a bíblia , é abominado , ao menos deve ser.Mas, não estou aqui para DEFENDER FÉ PROTESTANTE,mas se defendo a PALAVRA DE DEUS , sou sim "protestante " contra os enganadores.
      Para finalizar,matar com única "porrada" um pensamento de "EXCLUSIVISMO" ,que é achar que "FORA DA IGREJA ROMANA NÃO TEM SALVAÇÃO BLÁ..BLÁ.." ,serve para voce também luizótico que disse "A ideia que Cristo salva sem a Santa Igreja é contraditória em si e não tem sustentação evangélica e nem biblica então Jesus é o Caminho e segui-lO significa fazer parte da Santa Igreja isso é Sã Doutrina Cristã." - Eis o palavra de JESUS : 0 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

      Excluir
    8. Suponhamos que alguém leia a Bíblia e chegue à conclusão de que uma igreja está correta, e que deve defender essa igreja.

      Então concluirá que sua opinião de que "nenhuma igreja detém a verdade" está em desacordo com a Bíblia, e que essa mesma opinião deve ser abominada.

      O que você diz para essa pessoa?

      Excluir
    9. Boa tarde,
      Não confunda as coisas ,principalmente por paixão . Uma igreja se achar correta até entendo,aceito e "deixo pra lá" ,isso faz parte do religioso.Agora, QUERER SER A ÚNICA VERDADEIRA, que sem a " Santa Igreja não teríamos as Escrituras." ,que "só a minha igreja está certa" e por aí vai , isso nos lembra dos fariseus ,que diziam ser eles os guardiões da palavra de Deus ,mas o que JESUS diziam deles? não preciso nem dizer né,voce sabe!!O ponto onde quero chegar meu caro amigo é que o EXCLUSIVISMO é abominável.Dito isso, tenho uma segunda resposta ,que ratifica o exposto acima,que se uma pessoa ler a bíblia e conclui que sua igreja está correta e que ele DEVE defender sua igreja,ENTÃO eu digo que ele tem paixão pela sua igreja ,assim como torcedores de times de futebol ,os quais são fanáticos ,cegos e que só aquele time está certo, é o único ,portanto EXCLUSIVISTA.
      Agora, me responda :
      - Qual a igreja única e santa que foi fundada por JESUS ?
      a) católica romana
      b) mórmons
      c) testemunhas de Jeová
      d) igreja ortodoxa
      e) nenhuma

      Excluir
    10. "ENTÃO eu digo que ele tem paixão pela sua igreja"

      Em outras palavras: a pessoa interpretou a Bíblia erradamente, e como você entende que sua interpretação (já explicada antes sobre isso) está correta, a pessoa está errada, mesmo que lendo a Bíblia, porque não entendeu. E por que não entendeu?

      Você pergunta: "- Qual a igreja única e santa que foi fundada por JESUS ?"

      A resposta está na letra a) Católica Romana, se você refere-se à Igreja Católica Apostólica Romana.

      Se quiser ver o fundamento, pode começar por aqui: http://heresiasrefutadas.blogspot.com.br/2016/08/identificando-igreja-de-jesus-cristo.html.

      Depois, leia a série de artigos: http://heresiasrefutadas.blogspot.com.br/2017/06/identificando-igreja-em-coritno-na-2.html.

      Excluir
    11. Olá Gleidson, boa noite !
      Que Deus esteja entre nós.
      Eu estou muito assustada e também muito intrigada com o que está acontecendo comigo.Vou tentar explicar melhor,havia alguns meses que já vinha lendo a biblia mais detalhadamente e não conseguia fugir muito daquilo que eu era ,católica de coração e seguidora de Maria.Contudo,esse anonimo disse que quando a gente ler a bíblia sem paixão por igreja e pensa em ler a bíblia na busca do AMOR de Jesus,a verdade viria e sua visão sobre tantos temas(doutrinas) ao ser confrontada com a biblia ,cairia por terra.Comprovei isso nesses dias .
      Hoje posso afirmar que a minha ex-igreja ,que era a católica,não é a única certa e que só ela tem e é o poder de Deus;Aprendi(por mim e não por influencias de outrem) que os "santos" são todos aqueles que são chamados e separados para para a obra de Jesus;aprendi também que os mortos ,estão mortos e esperando a Gloriosa vinda de Jesus e aqueles que de fato foram separados (santos),lógico fazem parte da igreja (corpo de Jesus) ,esses subirão para a glória.Como fui tola ,passei a minha vida inteira ensinando e rezando sobre a intercessão de santos , rezas a Maria- tudo em vão.
      Para não ficar longo demais,belas palavras do anonimo que disse que quando a gente torna "exclusivo" uma ideia,que a Palavra de Deus não permite,estamos sendo "egoístas" ,"hipócritas" e no mais,bela comparação com torcedores de times de futebol,os quais não enxergam que TODOS os times são iguais e que nehum é superior a um outro.
      Assim, fica meu apelo amigo Gleidson ,defenda sua fé mas não fuja da fé de verdade,do Amor(JESUS) para todos , é para TODOS e não exclusivamente para uma igreja denominacional.
      Graça e Paz e Deus sem limites.
      Andreia.

      Excluir
    12. Olá,Andreia
      Isso que vos fala é normal ,logo logo voce verá como é gostoso se basear unicamente na verdadeira TRADIÇÃO apostólica,que é ,claro, A PALAVRA DE DEUS,a qual é a única que dá TESTEMUNHO DE JESUS,ora vejamos : "... as Escrituras... são elas mesmas que TESTIFICAM de mim", João 5:39, disse JESUS. Por fim,siga firme na palavra de Deus.
      A Poderosa Paz ,Amor ,Fé e Esperança em Nosso Jesus nos guie!!!!!!

      Excluir
  12. Olá Anônimo

    Boa noite

    Antes de responder aos seus comentários eu gostaria de parabenizar o Gledson Meireles pelo sua humildade, competência, educação e boa vontade em defender a Fé Católica Apostólica Romana, parabéns Gledson!!!

    Agora respondendo os seus comentários:

    Em relação ao termo “lixo” teológico foi uma tentativa sem sucesso de tentar desmerecer os meus comentários que estão alicerçados na ação de Deus que alías é superior as próprias Sagradas Escrituras. Depois você explica o porquê utlilizou a palavra “lixo” teológico, ora você partiu de uma premissa errada, pois você se baseou apenas no que esta escrito somente, e isso é PARTE da Palavra de Deus enquanto ação dEle na Santa Igreja e isso já é suficiente para demonstrar a insuficiência das Escrituras pois a ação Poderosa de Deus na Santa Igreja através da Santa Tradição e do Santo Magistério também são PARTES importantíssimas e essenciais para a Santa Religião Cristã realizar sua missão dada por Jesus. Deve-se lembrar que entender que serem insuficientes não significa atribuir as mesmas uma não importância muito longe disso trata-se apenas de colocar as Sagradas Escrituras em seu devido lugar assim como os crentes no Senhor enquanto membros tem sua importância e missão específica no Santo Corpo Espiritual de Cristo e assim como na Sacratíssima e Santíssima Trindade cada Santa Pessoa tem uma Missão importantíssima e vital então veja a Perfeita Comunhão da Santa Igreja com seus membros santos e justos , com a Sagrada Tradição, Sagrado Magistério e Sagradas Escrituras e com as Três Santíssimas Pessoas da Trindade tudo em harmonia, em perfeita comunhão só assim o Evangelho da Graça Santificante e Salvadora é pregado de forma eficiente e eficaz. E a passagem de Romanos 3:2 nos lembra a importância essencial e vital da Santa Tradição da Religião Judaica pois até mesmo para preservar o Cânon com 66 livros prescisou de homens de Deus primeiro escrevendo sob inspiração divina depois guardando tanto é verdade que quando lemos no Novo Testamento passagens que nos mostram alguns livros sendo utilizados isso foi graças a ação de Deus em homens (Santa Tradição Judaica) sem a qual não teríamos Bíblia e isso passou para a Santa Igreja sem dúvida pois Deus é o mesmo em atuação e propósito bem definido.

    É importantíssimo lembrar que a passagem de Romanos 3:2 não invalida a atuação da Santa Tradição Cristã muito pelo contrário a realça pois aponta para que essa Santa Tradição assumiria a responsabilidade de participar na Santa Igreja juntamente com o Santo Magistério e com as Sagradas Escrituras.

    Luiz

    ResponderExcluir
  13. Olá Anônimo

    Bom continuando as respostas :

    A Santa Igreja de Cristo biblicamente é justa e santa sempre, os membros podem errar mas a Igreja é santa conforme Efésios 5:27 portanto é desejo da Santíssima Trindade que a Igreja seja sempre santa e mais a Santa Igreja é o Corpo de Cristo, Cristo é a Cabeça e Cristo é 100% Santo e Puro, o que faz cada crente como MEMBRO desse Corpo é a presença do Espirito Santo nos crentes ( templos do Espírito Santo) e o Espirito Santo é 100% Santo e Puro e Deus ve a Igreja como santa e justa pois foi lavada e remida pelo Sangue de Cristo então a compreensão teologica leva-nos a ver a Igreja com sempre Santa. Aqui cabe um elogio a Igreja Católica Apostólica Romana que ela pelo que eu entendo, entende e cre assim ou seja que deve existir só uma Santa Igreja em unidade esse é o desejo de Cristo. Devemos pensar que pelo fato de muitos aceitarem que todas as igrejas terem erros e por causa disso a noção de uma Igreja Santa e Una seria algo inalcançável é uma pensamento errado.

    Na verdade chamar um cristão evangélico de católico não é errado muito pelo contrário se encaixa muitíssimo bem pois a palavra católico significa universal e indica a Igreja Católica como tendo um sentido de pregação do Santo Evangelho a nível Universal. Um católico apostólico romano pode protestar contra o protestantismo. Em um sentido Cristão a palavra católico tem um sentido muito mais evangélico do que a palavra protestante (no sentido de um protesto) pois o Evangelho não é um simples protestar mas sim evangelizar i.e. levar a Boa Nova a nível universal.

    Luiz

    ResponderExcluir
  14. Seu Luiz e seu Gleidson , o silêncio diz algo??? Sejam humildes , assim como o Nosso Deus (Jesus).
    Antonio André.

    ResponderExcluir
  15. Sobre a oração da Ave-Maria

    Em relação a palavra usada ter sido "Ave" ao invés de "Salve" como eu não sou católico apostólico romano não sei a explicação da Igreja Católica Apostólica Romana,mas eu posso inferir uma questão, mas vejam é uma opinião minha e seria assim a palavra "Ave" era uma saudação romana e como o Império Romano era pagão e a Igreja Católica Apostólica Romana cre que mesmo sendo chamada de Romana não se misturou com o paganismo mas superou-o e se utilizou então de uma palavra que é era justamente usada em uma saudação pagã para colocar na Bíblia Católica demonstrando assim que tal palavra seria utilizada para uma saudação da mãe do Rei dos Reis.Então nesse sentido a mensagem que a Igreja Católica Apostólica Romana quer passar ( penso eu) é a mensagem da vitória definitiva de Deus através de Seu Poder sobre o paganismo através do uso da palavra que era usada no Império Romano. Seria então para lembrar isso então tendo isso em mente não há problema nenhum em usar a palavra "Ave" visto que a mesma lembra a saudação e é nisso que se concentra, penso eu, o raciocínio católico apostólico romano. Gledson se o meu raciocínio estiver errado por favor me corrija.
    A palavra " Cheia de Graça" em grego é kecharitomene e em algumas Bíblias aparece como " agraciada" e Santa Maria foi verdadeiramente agraciada e o foi graças a ação de Deus nela logo ela era Cheia de Graça então mesmo se usando a palavra " agraciada" não muda em nada ela estar Cheia de Graça. E veja a palavra " kecharitomene" entrou direto na pessoa de Maria ou seja foi direcionado para ela diferente de Santo Estevão em que a palavra " cheio de graça" não entrou diretamente nele e isso indica que a ação da Graça em Santa Maria foi bem diferente do que em Santo Estevão.
    De fato o Senhor era com Santa Maria e em relação ao título Mãe de Deus" Santa Maria foi Mãe de Deus sim com certeza pois Jesus na terra foi Plenamente Divino e Plenamente Humano, Jesus era um só pois se Santa Maria foi mãe só do Jesus Humano então foi mãe de parte de Jesus e ela é Theotokos não somente portadora de Deus mas portadora e Mãe pois não tem sentido nenhum Santa Maria portar Deus em si e não ser mãe de Jesus Humano e Divino. E isso pode ser explicado pela Santa Variação ou seja Jesus na Eternidade pré-criação era Plenamente Divino e no Santo Céu também agora quando Ele veio à terra o Lado Divino dEle não poderia nunca ser exatamente igual ao lado Divino dele na Eternidade pré- criação e no Santo Céu pois tanto em um quanto em outros lugares Jesus era um todo Divino e quando Ele veio na terra Ele continou sendo um todo só que Divino e Humano não eram 2(dois) Jesus´s mas um só então se a Natureza Divina Dele na terra fosse exatamente igual ao da Eternidade pré-criação e no Santo Céu Ele na terra apareceria só e somente Divino ( totalidade divina) SEM o lado Humano e isso entraria em PROFUNDA CONTRADIÇÃO com a mensagem de que Deus se fez carne. Então houve sim uma Santa Variação na Natureza Divina de Jesus para Ele na terra aparecer um só ou seja um ser total como Plenamente Divino e Plenamente Humano pois se Jesus tivesse a mesma Natureza Divina de antes a totalidade dEle só apareceria Divina sem o lado Humano. E Santa Maria participou sim com certeza, pois Jesus ficou dentro dela, dessa Santa Variação então ela é SIM mãe de Deus ou seja Mãe da Santa Natureza Divina Variada.

    continua...

    ResponderExcluir
  16. Bom continuando

    Santa Maria pode sim interceder pelos crentes no Senhor pois ela está viva assim como os outros crentes pois as almas no Santo Céu não estão estáticas ou paradas mas em atividade louvando e intercedendo e o fato de não estar escrito isso de forma explicita não significa que isso não exista, não está escrito mas está corretamente compreendido pela ação de Deus na Santa Igreja que é superior as Escrituras.

    As almas estão vivas e podem sim interceder e quando a Bíblia condena a "comunicação com os mortos" isso significa comunicação com espíritos ora tais espíritos estão vivos então o que a Bíblia quer dizer é que não existe comunicação com os mortos pois isso é impossível até mesmo a " comunicação com os mortos" é uma comunicação entre seres pessoais vivos. As almas no Santo Céu considerando a visão católica apostólica romana que elas ouvem por permissão de Deus as orações não é " comunicação com os mortos" mas sim Comunhão na Santa Igreja como Corpo vivo.
    Deus Jesus se fez carne e veio ao mundo e o mudo é material então Jesus fundou sim a Santa Religião Cristã no mundo não em um mundo puramente espiritual mas em um mundo material e olhar a Bíblia espiritualmente é entender que ela mesma é feita de matéria e o que sustenta as letras da Bíblia é a ação espiritual de Deus e ela não é a autoridade pois a autoridade é a ação de Deus então o que sustenta as palavras escritas na Bíblia é a ação espiritual de Deus inclusive nos crentes no Senhor ( Santa Igreja). Em Atos 17:24 quer dizer que Deus não está preso ou limitado a templos físicos mas não significa que o templo não possa também ser chamado de Igreja. Uma Igreja com Via Sacra, Jesus crucificado, sagradas imagens, vitrais reflete a Transcedantildade e Sacralidade do Criador.

    Então a oração da Ave Maria tem uma profundidade teologica muito importante na Santa Religião Cristã para a compreensão da encarnação do Verbo.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não és Católico!!!!! e ainda roxo! Por favor,conta outra pois essa eu já conheço.Ao longo dos textos voce mostra claramente seu enraizamento romano. Voce disse tudo "santa Igreja que é superior as Escrituras",mas tudo mostra seu catolicismo romano e mais, meu caro luizótico,quis dizer, luiz católico,todo bom cristão sabe que existe uma ÚNICA IGREJA,SANTA E COM BASE NOS ENSINAMENTOS DOS PROFETAS E APÓSTOLOS. A propósito, voce ,Gleisdson e toda irmandade romana dizem que a "igreja"(presumo que voces dizem ser a romana) está acima da bíblia?????? é isso mesmo? respondam por favor!!! inclusive voce Gleidson.Seu blog tá ficando movimentado seu Gleidson,como disse no meu primeiro post.Vamos lá !!!!!!!

      Excluir
    2. As Escrituras Sagradas - a Bíblia Sagrada - estão ACIMA da Igreja.

      A Igreja é SERVA da Palavra de Deus.

      Excluir
  17. Viu seu Luizótico!!!! o Gleidson contrariou voce. E eu, concordo com o Gleidson.
    De fato, é isso que a bíblia nos mostra.Ela nos mostra uma "igreja" que sem os fundamentos dos profetas e apóstolos não é a "igreja de Cristo"(corpo) ,só caro Gleidson que essa igreja não é católica romana,nem tampouco outra denominação .
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O entendimento de Igreja no Protestantismo é um pouco diferente. Escrevi sobre isso aqui: http://heresiasrefutadas.blogspot.com.br/2017/04/a-doutrina-da-igreja-na-teologia.html.

      Excluir
  18. Olá Anônimo

    O fato de Jesus ser o Caminho certo em nenhum momento nega a essencial importância da Santa Igreja muito pelo contrário só reforça a ideia de que a Santa Igreja é o Corpo de Cristo logo faz parte integrante desse Caminho certo pois está ligada em Jesus e que a Santa Tradição e Sagradas Escrituras estão no mesmo nível, as Escrituras não são superiores a Tradição superior é a ação de Deus em relação as duas. O católico apostólico romano Gledson não prescisa aprender que Jesus é o caminho certo pois a Doutrina Católica Apostólica Romana assim cre e ensina e eu também já sei disso a muito tempo.

    Jesus é a Cabeça da Santa Igreja então a Santa Igreja tem uma participação não só importante mas essencial na vida dos crentes e para um ser humano ser salvo tem que fazer parte do Santo Corpo de Cristo pois ai é membro do Corpo.
    A ideia que Cristo salva sem a Santa Igreja é contraditória em si e não tem sustentação evangélica e nem biblica então Jesus é o Caminho e segui-lO significa fazer parte da Santa Igreja isso é Sã Doutrina Cristã.
    De acordo com o seu pensamento a Igreja Católica Apostólica Romana está errada , o Catolicismo Apostólico Romano se baseia na Sagrada Tradição, Sagrado Magistério e Sagradas Escrituras e tem todo direito de pensar assim e está de parabéns por isso, se você se baseia em que? Nas Escrituras ou em um entendimento seu ou seja na sua interpretação do que as Escrituras representam para a Santa Religião Cristã ?

    Lembrando que sem a Santa Igreja não teríamos as Escrituras.

    Luiz

    ResponderExcluir
  19. Oi Anônimo

    Onde foi que eu escrevi que a Igreja é superior as Escrituras ???

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi luizótico, bom dia!!
      ".....pela ação de Deus na Santa Igreja que é superior as Escrituras." - Que coisa feia!!!! . Vai luizótico, admite seu catolicismo roxo.

      Excluir
  20. Oi Anônimo

    Boa noite

    É a AÇÃO DE DEUS na Santa Igreja que É SUPERIOR as Escrituras e é mesmo pois até para se entender o que está escrito se depende dessa ação divina nos crentes no Senhor e lembrando que foi a ação de Deus na Santa Igreja quem definiu e preservou o Cânon Cristão Evangélico. Veja alguns creem que a visão pré-tribulacionista é a correta outros creem que a visão pós-tribulacionista é a correta e nenhuma dessas duas expressões ESTÁ ESCRITA na Bíblia.
    O raciocínio que eu escrevi é um entendimento Cristão Evangélico agora se a Igreja Católica Apostólica Romana cre assim então parabéns para ela.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luizótico,
      Se explicou bem.Muito bem,então escreva bem direitinho para não provocar erros.
      Voce diz : "...agora se a Igreja Católica Apostólica Romana cre assim então parabéns para ela." - então voce dá parabéns para uma igreja que não seja a católica romana que se auto proclame a única e verdeira??

      Excluir
    2. Oi Anônimo

      Que bom parece que você concordou comigo que a autoridade é a AÇÃO de Deus logo é superior à Escritura então a Escritura NÃO É a autoridade então só ler não adianta é presciso entender o que Deus quer falar.

      Eu dei parabens para a Igreja Católica Apostólica Romana pois ela cre que as Escrituras não são autoridade pois assim crendo reflete uma compreensão mais profunda da mensagem cristã.

      Luiz

      Excluir
  21. Oi Anônimo

    Só existe uma Única Igreja que é a Santa Igreja que é o Corpo de Cristo, Cristo deseja que todos sejam um ou seja Ele quer uma Unidade inclusive em Doutrina pois existe a Sã Doutrina.

    Até onde eu sei a Igreja Católica Apostólica Romana cre firmemente que Jesus é o único Salvador e a intercessão dos santos nunca anula isso e a Bíblia diz que o que morre é o corpo mas a alma permanece viva e bem viva sim no Santo Céu e pode sim interceder sim pois as almas no Santo Céu são parte da Santa Igreja isso é a Comunhão dos santos e observe que as almas não ficam estáticas ou paradas elas tem atividades no Santo Céu.

    Quando uma pessoa aceita Jesus como Único e Suficiente Senhor e Salvador então entra para a Santa Igreja logo é ímpossível estar salvo fora da Santa Igreja pois Cristo é a Cabeça da Igreja logo estar fora do Corpo de Cristo é estar fora de Cristo.

    Tanto a Bíblia quanto a Santa Tradição estão abaixo da ação de Deus logo a Bíblia não pode ser autoridade.Por que nenhuma Igreja pode se declarar a única Verdadeira ? Tem isso escrito na Bíblia?? Os apóstolos tinham fé que criam na ÚNICA Doutrina correta ensinada por Jesus. Jesus se achava com a única doutrina correta e Ele repassou isso para a Santa Igreja.

    Jesus se proclamava a Vida o Caminho e a Verdade logo só Ele tinha a Verdade e se a Santa Igreja tem Ele como Cabeça tal Verdade ùnica está sim na Santa Igreja pois Cristo e Santa Igreja nunca se separam.

    Não, você não me refutou e nem refutou o Gledson com a passagem bíblica sobre crentes estarem reunidos no nome dEle pois o que a Bíblia quer dizer é que se tiverem três ou dois reunidos no Nome dEle ou seja fazendo parte do Corpo de Cristo seguindo a Única Sã Doutrina correta aí sim Jesus está no meio deles portanto essa passagem não refuta a importância da Unidade na Santa Igreja é só ler e entender os versículos anteriores ou seja Mateus 18:17-19 Deus está falando da Unidade.

    Onde tem escrito na Bíblia que se auto proclamar a Igreja como única verdadeira é hipocrisia??

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santo "luizótico" , voce está "certíssimo" no que afirmas nos parágrafos 1,3 e 5 . Claro, se a "santa igreja" for sinônima de todo e qualquer cristão que professa Jesus como único e suficiente salvador ,não importando qual "igreja(denominaçao)" ele(cristão) esteja.
      No parágrafo 2 , é verdade , a crença na "intercessão dos santos" não anula quem crer que " Jesus é único e suficiente salvador" ,embora eu não veja nenhum respaldo biblico para a tal "intercessão dos santos" e nesse mesmo parágrafo voce diz : "e a Bíblia diz que o que morre é o corpo mas a alma permanece viva e bem viva sim no Santo Céu e pode sim interceder sim pois as almas no Santo Céu são parte da Santa Igreja isso é a Comunhão dos santos e observe que as almas não ficam estáticas ou paradas elas tem atividades no Santo Céu." - mostre onde está isso na bíblia ,seja de forma "direta"(expressa)ou de forma de "indireta"?
      No parágrafo 4,voce é engrançado ,se a bíblia não tem autoridade,pq voce a usa para defender sua fé católica? posso então desconsiderar suas teses bíblicas,pois a mesma ..... hummmm já viu né!!!!!
      Por fim,no parágrafo 6 não se trata de "refutar" ,pois as principais doutrinas católicas romanas já sao autorefutáveis. Sem muito esforço!!!! e se nesse mesmo parágrafo,voce trata da "igreja " que me refiro ,então voce está correto.
      Voce diz: "Onde tem escrito na Bíblia que se auto proclamar a Igreja como única verdadeira é hipocrisia??"
      - Que fique bem claro,como não creio que exista uma igreja(protestantes,católicas,TJ, ADV,mormons,etc) única e santa ,quaisquer delas que AVOCAR esse atributo incorre em hipocrisia ,leia sobre os fariseus.Óbvio,que nem tudo deve está "expresso"(diretamente) na bíblia,mas embora não esteja na bíblia(a qual vc nao tem como autoridade) não quer esteja errado.Cuidado!!!!! olha a pegadinha!!!!!

      Excluir
  22. Oi Anônimo

    Boa noite

    Biblicamente por que não se pode crer que existe uma e somente uma Igreja que é a Santa Igreja ?

    Jesus era religioso Ele seguia a Santa Religião Judaica, o que Ele não aceitava era quando os religiosos não agiam de acordo com o que eles pregavam mas isso não significa que a Santa Religião Judaica que por meio da Santa Tradição dos Judeus que preservou as Sagradas Escrituras, era incorreta e veja o próprio Jesus se utilizava da Sagradas Escrituras guardadas e preservadas pela Santa Tradição Judaica. Jesus criticava a hipocrisia, os erros de interpretação e as tradições dos homens mas NUNCA Ele criticou a Religião Judaica e a interpretação correta das Escrituras. E outra coisa será que eram todos os religiosos que não seguiam a Palavra de Deus ou eram alguns ?

    Tanto é que em Romanos 3:2 diz que foi confiado aos judeus as Escrituras então é obvio que o fato deles guardarem e preservarem as Escrituras não estava errado.Essa passagem reforça a ideia da vital importância da Santa Tradição e é obvio que a Santa Igreja participa disso.

    Se entendermos a palavra Religião como um religar então o Cristianismo é sim uma Religião é a Religião fundada por Jesus para religar definitivamente o homem a Deus pois depois que o ser humano pecou se afastou de Deus então é presciso que o ser humano se ligue a Deus novamente e nesse sentido os cristãos são religiosos então assim como as denominações tem um entendimento sobre o Cristianismo e tem Doutrina você provavelmente também tem uma Doutrina que você cre ser a correta interpretação da Bíblia então é a sua visão é o seu entendimento, por que o seu entendimento é o correto e os demais estariam errados? Então você com a doutrina que você cre e acredita que está com Deus i.e. está religado com Deus nesse sentido você também seria um religioso.

    São Noé e São Enoque não tinham as Escrituras e a Palavra de Deus foi passada para eles. Os cristãos que morreram antes de São João ter a revelação do Apocalipse não leram Apocalipse.

    Luiz

    ResponderExcluir
  23. Oi Anônimo

    O fato de Igreja ser sinônimo de todos os crentes que professam Jesus como exclusivo Salvador e Senhor não significa que a mesma não deva ter uma unidade doutrinária em todos os pontos e nem significa que não possa ser uma religião. Se as denominações crêem que seguem a Jesus porque não deveriam se considerar únicas e verdadeiras portadoras do Santo Evangelho? Ou seja se uma determinada denominação crê que segue a verdade do Evangelho de Cristo por que não crer que tal verdade é a única e verdadeira?? É muito mais lógico os cristãos que crêem e seguem a Jesus crerem em uma religião como uma unidade doutrinária do que crerem no mesmo Jesus acreditarem ter o mesmo Espirito Santo e ter crenças diferentes. Essa compreensão sua de Igreja é uma interpretação sua do Cristianismo ou seja é como você interpretou o que você leu na Bíblia é um entendimento seu. Jesus cria sim que a sua doutrina era única e verdadeira e cria na unidade de todos os crentes.

    Se você não vê respaldo bíblico é porque você leu mas não entendeu a mensagem do Evangelho. Você admite que a crença na intercessão dos santos e a crença que Jesus é suficiente Salvador são Doutrina Cristã então podemos concluir que fazem parte do Santo Evangelho. Em Gênesis 2:7 nós já vemos a santa doutrina da imortalidade da alma São Paulo fala de “partir e estar com Cristo “ na terra os crentes intercedem por outros crentes então temos a crença cristã que existe um elemento espiritual consciente depois da morte e o corpo, e a alma do justo isto é dos santos vai logicamente ficar no Santo Céu e é obvio que elas não ficam estáticas assim como na terra os crentes não ficam estáticos é entender como o Santo Corpo de Cristo está em plena e santa comunhão e que não é limitado apenas à terra e você também confunde o fato de “estar escrito” com “estar na Bíblia” pois a Bíblia NÃO É a autoridade logo é a AÇÃO de Deus que capacita o crente a compreender a mensagem do Evangelho.Está explicito que existe alma imortal e está implícito e perfeitamente compreendido que as almas estão vivas no Santo Céu elas podem sim interceder. Na Santa Religião Cristã o Santo Céu existe, as almas dos justos existem e a intercessão existe então existe intercessão dos santos no Céu.

    continua...

    ResponderExcluir
  24. bom continuando

    Ora usar a Bíblia não é errado e o fato de usar a Bíblia não significa obrigatoriamente que a mesma seja a autoridade, é claro que se deve usar a Bíblia pois a o que está escrito é PARTE da Palavra de Deus então quer dizer então que pelo fato de eu não crer que a Bíblia é autoridade eu não posso usa-la ou le-la??Quem definiu isso? A Tradição Solista Scripturista? ? Até onde eu sei pois não sou católico apostólico romano nas Santas Missas o santo Padre santo Sacerdote le parte das Escrituras e veja os católicos creem na Sagrada Tradição, Sagrado Magistério e Sagradas Escrituras então se for assim nas Santas Missas não se poderiam ler as Escrituras. Ora, mas que pensamento incoerente.
    O entendimento do que está escrito depende da ação de Deus nos crentes no Senhor portanto deve-se sim ler a Bíblia mas com a CORRETA COMPREENSÃO do que Bíblia representa na Santa Igreja e em harmonia com a Sagrada Tradição. Pois sem Sagrada Tradição não teríamos Bíblia né?


    Você crê que as doutrinas católicas romanas são autorefutáveis e veja isso é sua crença. Como as doutrinas católicas apostólicas romanas são autorefutáveis ? É ilógico os católicos apostólicos romanos criarem doutrinas que refutem eles mesmos isso simplesmente não tem lógica.


    De acordo coma a sua interpretação o seu entendimento da Bíblia Igreja não pode ser denominação. Mas porque não?? O Evangelho de Jesus e dos apóstolos excluem o fato da Igreja ser uma denominação? Nunca !! Jesus disse que Ele era e é A Vida, O Caminho e A Verdade e Ele quer a Unidade sim dos crentes com Ele tal unidade é compreendida pelo conceito de Igreja Como tendo Cristo como a Cabeça da Santa Igreja inseparável dos membros( crentes) logo existe unidade. Não seria errado a Santa Igreja se denominar Igreja Cristã Evangélica e só ter essa denominação no mundo. Agora veja se um crente de uma determinada denominação cre seguir a Cristo e Evangelho pregado pelo mesmo Cristo então pela lógica ele crê seguir a Verdade então como poderia esse crente acreditar que a Verdade que ele segue não seria a única verdade?? Negar a autoridade das Escrituras não significa negar a importância das mesmas na Santa Religião Cristã.

    Até mesmo você teria uma denominação que seria a denominação denominada sem denominação essa seria sua denominação religiosa.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luizótico,
      Além de fanático pelo catolicismo romano,voce também é filósofo.Veja sua "bela" frase "fraseada" e "frasante"
      "Até mesmo você teria uma denominação que seria a denominação denominada sem denominação essa seria sua denominação religiosa.".
      - Fim. The End.

      Excluir
  25. Oi Anônimo

    Seu comentário tenta totalmente sem sucesso desmerecer meus comentários mas não consegue, seu comentário nada refutou.

    E por falar em andar isso lembra Caminho né? Ora Jesus se declara como único Caminho e Ele está ligado a Santa Igreja então sem Cristo, sem Espirito Santo, sem Graça sem fé e sem a Santa Igreja não tem salvação.

    Luiz


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filósofo Luizótico, bom dia!!!!
      Saibais vós que esse é o meu último comentário de resposta a ti,pois és fanático demais por uma placa de igreja e por isso,torna-te um "cego" espiritual.
      Não se trata aqui de refutação ,pois como já disse a voce e ao Gledson, que assuntos como : intercessão de "santos";medianeira,intercessora e subida de maria; purgatório,etc SÃO AUTOREFUTÁVEIS.Bate de frente com a Bíblia.É FATO!!!!!!
      Por fim e por fim mesmo! Tanto voce ,como o Gledson ,enfim como todo apaixonado por uma placa de igreja ,diz o seguinte : "a igreja romana é a única fundada por Cristo,logo é a única que SALVA" ; já os mórmons dizem ser o único testemuho de Jesus; os Testemunhas de Jeová dizem ser os únicos de Deus e por aí vai.... daí o Apóstolo Paulo diz assim :
      Quando, entre vós, um diz: Eu sou católico romano, e outro: Eu, da Testemunhas de Jeová; outro,do Mormom e outro, diz ser protestante,não é isto modo de pensar TOTALMENTE(EXCLUSIVISMO) humano?
      Pois o que é a igreja romana? E que é o TJ? Simples servos, por cujo intermédio abraçastes a fé, e isto conforme a medida que o Senhor repartiu a cada um deles:
      uma igreja plantou, outra regou, mas Deus é quem fez crescer.
      Assim, nem o que planta é alguma coisa nem o que rega, mas só Deus, que faz crescer.
      O que planta ou o que rega são iguais; cada um receberá a sua recompensa, segundo o seu trabalho.Nós somos operários com Deus.1 Coríntios 3:4-9(Texto em sua parte parafraseada)
      Para um bom leitor ,meia palavra basta.
      Ah , QUALQUER " MERA COINCIDENCIA" , ASSISTA AS NOVELAS GLOBAIS!!!!!!!!! FIM FIM

      Excluir
  26. Oi Anônimo
    Boa noite

    Por que eu seria um fanático? Só porque eu escrevi argumentos a favor da compreensão bíblica que parecem com a compreensão Católica Apostólica Romana sobre a Santa Religião Cristã de forma coerente e lógica ?? E observe que a missão de Jesus foi pregar o Evangelho ou seja Ele falou os argumentos dEle a favor da Verdade i.e. da mensagem do Evangelho para as pessoas. Mais um comentário seu que não refuta os argumentos apresentados.

    A compreensão Católica Apostólica Romana segue a Santa Tradição, Sagrado Magistério e Sagradas Escrituras e dessa forma eles entendem o que Deus quer falar para o mundo e não há problema nisso, assim pelo que eu entendi você segue só a Bíblia mas isso é uma compreensão sua , um entendimento seu, uma interpretação sua e quem disse que a sua visão é a correta? Na verdade quando você crê que a Bíblia é a autoridade é você que está definindo assim e não é só você que crê assim muitas pessoas antes de você creram e muitos creem até hoje então você concordaria como uma tradição solista scripturista e nesse caso você seguiria uma tradição já estabelecida por homens. Bate de frente com a Bíblia ou com o entendimento solista scripturista que você crê ser o certo? Aí eu volto a perguntar : quem definiu que a compreensão Católica Apostólica Romana “ bate de frente com a Bíblia “? Não se esqueça que é a AÇÃO de Deus que é autoridade e se a Igreja Católica Apostólica Romana entende assim então ela está num excelente caminho interpretativo não só do que está escrito mas como a Palavra (Ação ) de Deus age na Santa Igreja.

    Você pelo que eu entendi considera a questão do exclusivismo algo somente humano criado por homens, mas veja pelo que eu entendi você cre que ser exclusivista seria no sentido de se achar a única e exclusiva Igreja de Deus, ora então nesse sentido o próprio Jesus foi exclusivista pois Ele veio pregar o Evangelho i.e. é a Sã Doutrina que é sem dúvida a Única Verdade pois o próprio Cristo como Logos( Palavra) se autodeclara A ÚNICA Verdade e veja Cristo como Cabeça da Santa Igreja além de ser A Verdade é também autoridade então como pode a Bíblia ser a autoridade? A Santa Igreja é sim a continuação da Missão de Cristo assim como Cristo se fez homem a Santa Igreja é composto de homens santos justos para prosseguir na missão. Interessante que você citou três denominações e por que motivo as outras denominações não poderiam se achar a única Igreja de Cristo?? Se as outras denominações creem que seguem a Jesus e tem a Verdade por que não poderiam se declarar com a única e correta Igreja visto que seguem o Evangelho e veja seguem justamente a Sola Scriptura e como creem que a Bíblia é autoridade, então aí mesmo deveriam se considerar Únicas. Até onde eu sei as denominações protestantes creem firmemente no Sola Scriptura então se tem unidade nessa crença porque não tem em todos os pontos de doutrinas?
    Jesus fundou a Santa Religião Cristã em Mateus 16:18 e Ele mesmo prometeu o Paráclito para guiar e orientar a Santa Igreja e o que faz os crentes serem membros do Corpo de Cristo é a presença do Espirito Santo nos mesmos pois o corpo é templo do Espírito Santo e veja biblicamente e tendo a correta compreensão as pessoas que não tem o Espírito Santo dentro de si continuam sendo templo porém vazios.
    E observemos que cada crente tem uma função no Santo Corpo de Cristo( Igreja) e a passagem que você citou é interessantíssima pois fala justamente da cooperação dos membros( crentes) mas em nenhum momento isso favorece a idéia que o ideal são várias denominações sem uma Doutrina Única e em nenhum momento fala que a Santa Igreja não possa se achar como Única e Verdadeira muitoooo pelo contrário fala sim da missão de cada crente na Unidade da Igreja pois para que exista uma cooperação perfeita nos crentes devem ter uma perfeita União para que haja a comunhão dos santos. Da mesma forma que há uma Unidade Indissolúvel nas Três Pessoas da Santíssima Trindade assim também deve existir Unidade na Santa Igreja.



    ResponderExcluir