De forma breve deve-se
afirmar que a opinião protestante sobre a fé de Santo Agostinho na eucaristia
tem alguns problemas. O protestante afirma que Santo Agostinho ensinou a
presença simbólica apenas. No entanto, essa opinião está equivocada, pois para
o santo bispo havia no sacramento tanto o aspecto simbólico como o literal. Não
entendendo isso, não se entende a doutrina católica.
Inicio esse artigo com
um estudo baseado em uma parte do Sermão 272:
O profeta manda crer para
entender. Então, como você nos mandou crer, nos explique, para que possamos
entender:
1º) Conhecemos de onde
o Senhor tomou a carne, da virgem Maria.
2º) Foi amamentado
3º) criado
4º) Cresceu
5º) ficou adulto
6º) foi perseguido
7º) foi pendurado na cruz
8º) foi morto na cruz
8º) foi tirado da cruz
9º) foi sepultado
10º) RESSUSCITOU
11º) subiu ao céu
12º) De onde virá
julgar os vivos e os mortos
13º) onde está agora à
direita do Pai
14º) COMO PODE O PÃO
SER SEU CORPO?
RESPOSTA: A razão disso, irmãos e irmãs, é chamada
sacramento. No sacramento uma coisa é vista e outra é entendida.
Essa resposta é
católico romana. A pergunta aponta para o modo de entender a mudança do pão no
corpo. O protestante não luterano vê o pão e o vinho e afirma que se trata de
pão e vinho, e que isso simboliza o Corpo e o Sangue de Cristo. Não há tanto
mistério. Ao ver o corpo e o sangue são ensinados a lembrar do sacrifício de Cristo e pela fé creem receber seus benefícios.
O católico ao contrário
vê o pão e do vinho e entende ser o Corpo e o Sangue de Cristo. Isso é o
mistério da fé.
(continua)
Gledson Meireles.
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