domingo, 26 de abril de 2020

Santo Agostinho e a transubstanciação

De forma breve deve-se afirmar que a opinião protestante sobre a fé de Santo Agostinho na eucaristia tem alguns problemas. O protestante afirma que Santo Agostinho ensinou a presença simbólica apenas. No entanto, essa opinião está equivocada, pois para o santo bispo havia no sacramento tanto o aspecto simbólico como o literal. Não entendendo isso, não se entende a doutrina católica.

Inicio esse artigo com um estudo baseado em uma parte do Sermão 272:

O profeta manda crer para entender. Então, como você nos mandou crer, nos explique, para que possamos entender:

1º) Conhecemos de onde o Senhor tomou a carne, da virgem Maria.

2º) Foi amamentado

3º) criado

4º) Cresceu

5º) ficou adulto

6º) foi perseguido

7º) foi pendurado na cruz

8º) foi morto na cruz

8º) foi tirado da cruz

9º) foi sepultado

10º) RESSUSCITOU

11º) subiu ao céu

12º) De onde virá julgar os vivos e os mortos

13º) onde está agora à direita do Pai

14º) COMO PODE O PÃO SER SEU CORPO?

RESPOSTA: A razão disso, irmãos e irmãs, é chamada sacramento. No sacramento uma coisa é vista e outra é entendida.

Essa resposta é católico romana. A pergunta aponta para o modo de entender a mudança do pão no corpo. O protestante não luterano vê o pão e o vinho e afirma que se trata de pão e vinho, e que isso simboliza o Corpo e o Sangue de Cristo. Não há tanto mistério. Ao ver o corpo e o sangue são ensinados a lembrar do sacrifício de Cristo e pela fé creem receber seus benefícios.

O católico ao contrário vê o pão e do vinho e entende ser o Corpo e o Sangue de Cristo. Isso é o mistério da fé.
(continua)
 
Gledson Meireles.

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