segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sola Scriptura

SOLA SCRIPTURA

Objeção 1: A Bíblia é a única regra infalível de fé, clara quanto à mensagem da salvação, podendo ser entendida por todos e qualquer um, não necessitando de interpretação de alguém, quando alguém a lê com fé e desejo de aprender a verdade de Deus nela revelada.

Resposta à objeção 1: A regra de fé deve ser universal, clara e disponível a todos, e por isso a pregação da Igreja é o meio de instruir os cristãos e não a leitura da Bíblia. Pois, a tenra idade, a dificuldade de obter a Bíblia, o analfabetismo, a pouca capacidade de interpretar corretamente, são obstáculos que acompanham a humanidade e tornam o livre exame limitado a alguns e não útil a todos. Além do mais, muitas passagens difíceis podem produzir dúvidas importantes, mesmo quanto à doutrina salvífica.

Objeção 2: A Bíblia é a única regra de fé que pode constranger a consciência, e é clara em seu ensino central, de modo que quaisquer divisões em temas secundários não afetam a salvação. Além do mais, a Igreja Católica enfrenta divisões de ordem doutrinal, através de várias interpretações da Bíblia, sem seguir o princípio Sola Scriptura.

Resposta à objeção 2: Essa clareza central é insuficiente quando envolta pelas interpretações que ofuscam a verdade do Evangelho. Deve-se ter em mente que a Igreja primitiva era única, e não tolerava divisões, não tendo ideia de temas centrais e secundários, ideia essa que pode ser fruto de más interpretações. Quanto às supostas divisões no interior do Catolicismo, não são comparáveis às divisões protestantes, pois todos estão unidos na forma organização e culto divino, obedecendo às mesmas autoridades, reunindo-se nos mesmos lugares respectivos, lendo o mesmo catecismo. Se as intepretações são contrárias à fé da Igreja, serão consideradas heresias, e não são sinais de divisões entre os católicos. O mesmo ocorria na Igreja no tempo apostólico.

Objeção 3: Quem lê a Bíblia encontra o básico da fé que salva, aprende a doutrina de salvação que é simples e compreensível, não necessitando de outros intérpretes, pois a Bíblia é clara no fundamento da doutrina que salva. Isso não significa inexistência de pontos de difíceis, mas que esses não impedem a compreensão da doutrina da salvação.

Resposta à objeção 3: Sendo a doutrina bíblica da salvação é clara e comum ao que a lê, todos os católicos a conhecem quando leem, e encontram salvação. Portanto, as demais doutrinas que são aprendidas por meio de ajuda, e não interferindo na salvação, não poderiam ser alvo de ataques por parte dos protestantes. Uma vez reconhecendo que outras doutrinas podem ser maléficas e todo o conjunto da fé salvacional deve estar puro e sem heresias, a objeção está refutada.

Objeção 4: A Bíblia é a única regra de fé infalível, e é acompanha pela tradição e pela igreja, sendo essas subordinadas á Escritura. A tradição e pronunciamento da igreja somente podem ser autoritativos se concordar com a doutrina da Escritura, que é a autoridade última. A tradição e a igreja estão passível de reforma, sendo parte falível no que se refere ao ensino da fé e da prática, são normas regidas pela Escritura.

Resposta à objeção 4: Uma vez que a igreja e a tradição se tornam autoridades menores e falíveis, teoricamente perdem seu sentido de salvaguardar a doutrina bíblica, pois a autoridade passa para o leitor ou leitores, no caso de reuniões eclesiásticas reformadoras, que julga(m) acessar o sentido que o escritor inspirado intencionou contra a autoridade da igreja e da tradição.

1. Nas apresentações do tema Sola Scriptura é comum encontrar afirmações de que a Igreja Católica ensina ser o fundamento para a Bíblia, enquanto que o Protestantismo ensina que a Bíblia é o fundamento para a Igreja.
 
Na primeira acepção a Bíblia estaria sob autoridade da Igreja, na segunda estaria acima dela.
 
A Igreja não teria definido a Bíblia, mas a Bíblia teria definido a Igreja.
 
Os livros inspirados se impuseram pela sua autoridade e apostolicidade, e não teria sido a Igreja que teria definido a Escritura.
 
Como se pode responder a essas questões? Estaria o Protestantismo correto no seu conceito de Sola Scriptura?
 
Para formular essas questões serviu uma apresentação do slogan Somente a Escritura, pelo reverendo Augustus Nicodemus.

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