Há quem cite o Salmo 69 para provar que a virgem Maria teve outros filhos além de Jesus. À primeira vista parece um bom argumento, pois o Salmo é claramente messiânico, citado muitas vezes no Novo Testamento.
O verso que gostam de citar é o seguinte: "Que me tornei estrangeiro aos meus irmãos, estranho para os filhos de minha mãe".
Claramente falando irmãos e filhos de minha mãe, não poderia tratar-se de filhos de José, considerando que o salmo é uma profecia sobre Jesus. Para quem pensa assim, e não quer outra explicação, pode deixar de ler aqui mesmo, porque a verdadeira mensagem do verso será exposta a seguir.
Sabemos que o Salmo é messiânico. No entanto, não se trata de cada um dos versículos serem messiânicos, mas apenas alguns. E isso fica claro quando lemos o salmo 69 inteiro.
"Salva-me ó Deus, pois a água sobre até o meu pescoço". (v. 2) Esse não pode ser um verso messiânico.
"Afundo num lodo profundo..." (v. 3) Também não é.
"Esgoto-me de gritar, minha garganta queima..." (v. 4) Outro verso que não se aplica a Jesus.
"...os que me odeiam sem motivo". Esse verso aplica-se a Jesus. É citado em João 15,25.
O verso 6 já não o é: "Ó Deus, tu conheces minha loucura, meus crimes..."
E assim por diante.
Quanto ao versículo que menciona "os irmãos", "os filhos da minha mãe", esse poderia ser citado apenas na primeira parte, "meus irmãos", pois poderia ser entendido no sentido lato, como parentes, mas, não poderia ser citado o final: "os filhos de minha mãe", porque de fato Maria não teve outros filhos.
Portanto, os demais versículos - incluindo esse - se referem ao rei Davi, que tinha irmãos. É por isso que o Novo Testamente nunca citou essa passagem com relação a Jesus, mesmo quando os irmãos de Jesus não criam nEle, e etc.
Quando os fatos eram profecia, eles eram lembrados, como se dá com o verso 10, que é citado em João 2,17: "O zelo por tua casa me devora". E afirma que os discípulos "recordaram-se" dessa passagem. Mas, em nenhum momento o verso 9 é citado, mesmo quando seria apropriado, como Marcos 3,21 e João 7, 5.
O motivo de nunca ser citado é uma prova de que Maria não teve outros filhos. Portanto, Jesus não teve irmãos nesse sentido. O mesmo é verdade dos outros versos do Salmo 69.
Outro verso citado é o 22: "Como alimento deram-me fel, e na minha sede deram-me vinagre". Isso é cumprido em Mateus 27, 34, onde a Jesus é oferecido vinho com fel, e em Mateus 27, 48, onde oferecido vinagre.
Em nenhum verso do Novo Testamento afirma-se que o que está escrito em Sl 69, 22, pelo simples fato de que aquilo não aconteceu com Jesus, não se referia a Ele, mas apenas ao rei Davi, como os demais versos daquele Salmo.
Assim, o fato de não ter sido citado o verso 9 no Novo Testamento é prova de que Maria não teve outros filhos.
Gledson Meireles.
Prefeito.
ResponderExcluirEsse irmãos podem ser os judeus que o rejeitaram,e a mãe seria a patria, Israel.
ResponderExcluir