domingo, 27 de janeiro de 2019

A Igreja noiva de Cristo

Na Epístola aos Efésios, vemos que a Igreja é espiritualmente o Corpo de Cristo, e também a Esposa de Cristo.

Mas, existe uma doutrina dispensacionalista que nega ferrenhamente que a Igreja possa ser a Esposa ou a Noiva de Cristo, porque acredita que a Igreja pode apenas ser o Corpo de Cristo, e não a Esposa.

Nessa compreensão, a Igreja seria somente “local”, não podendo nunca ser universal, nem visível, nem invisível, nem no sentido ideal, teórico, genérico. É uma ideia extremamente rígida de igreja “local”, que não pode pensar em nada mais que parece contrariar essa ideia “local”, e não pode perceber o que contradiz de fato essa ideia “local”. O fato "localizante" extremo da doutrina referida é totalmente anti-bíblico.

Para mostrar isso, é preciso apenas usar o raciocínio empregado nessa doutrina para derrubar ela mesma. Nessa comparação de Igreja como corpo de Cristo local, ou seja, somente a Igreja local é o corpo de Cristo, e não a esposa, diz-se que não poderia ser assim porque Cristo teria várias esposas, numa poligamia espiritual absurda e imoral. Mas, fazendo da igreja local um sistema absoluto, mostrado nesse raciocínio, transforma Cristo em Cabeça de vários corpos, tendo milhares de milhares ou milhões de corpos unidos a uma Cabeça, fazendo com que Jesus tenha Corpos, e não um Corpo, como afirma a Bíblia. De fato, cada cristão é membro do Corpo, e só forma a o Corpo o conjunto inteiro dos números de cristãos, formando a Igreja.

O outro problema é que essa doutrina afirma que a Igreja “local” é o corpo do Noivo, que é Cristo, e sendo parte do Noivo não poderia ser a Noiva, pois o casamento seria do noivo com ele mesmo. Essa é a extrema interpretação da metáfora.

Mas, ainda assim o problema continuaria, pois sendo a Noiva o povo de Israel, a igreja assim concebida estaria casando-se com Israel, o que não é nunca imagem bíblica.

E, por fim, outro problema persiste. A interpretação de que o Corpo não pode ser a Noiva simultaneamente é uma falácia. Em sentido espiritual, desde o Gênesis 2,23-24, o marido tem a esposa como o seu próprio corpo, e vice-versa, tendo o casamento e a relação carnal uma ligação íntima com a constituição do próprio corpo. Assim, as metáforas do corpo e do casamento, da mulher, esposa ou noiva, estão intimamente ligadas.

Essa linguagem espiritual serve para mostrar a união profunda de Jesus Cristo com a Sua Igreja. Entendendo isso, refutamos as heresias.

Vê-se assim que não raciocinam com a Bíblia os que defendem tal doutrina acima criticada, e que a separação que introduzem não está no texto bíblico.
Gledson Meireles.

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