sábado, 19 de janeiro de 2019

JESUS VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM

Parece que as heresias em torno da pessoa de Jesus estão crescendo. Alguns o têm como apenas um grande homem, que viveu ensinando coisas boas e importantes, como um filósofo, uma pessoa de bem. Essa opinião não é cristã. Há algo comum ao espiritismo nessa ideia.
 
Outros pensam que Jesus é uma criatura, tendo se tornado homem, como um anjo que assumiu forma humana, viveu neste mundo, e voltou ao céu após cumprir Sua missão.
Nessa opinião, Jesus seria um tipo de “deus”, ou ser superior poderoso, mas ainda uma criatura. Essa nunca foi opinião cristã, mas há cristãos hereges que adotaram essa ideia. As testemunhas de Jeová creem de forma semelhante. É um arianismo moderno.
Há ainda quem pense que Jesus é Deus, mas que tornou-Se Homem, deixando de ser divino, e depois voltou ao céu, não sendo mais homem. Essa ideia parece tentar conciliar a doutrina de que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, afirmando que Jesus foi verdadeiro Deus por um tempo, sendo verdadeiro homem, e que hoje, acredita-se, que Ele foi verdadeiro homem. Coisa curiosa! É algo parecido com o antigo nestorianismo, herético como tal, afirmando dois Jesus, um Deus e um Homem, coexistindo. Mas, nessa visão, a coexistência não parece ter lugar. Jesus nasceu homem, totalmente, não era Deus. Se não existia antes, então é homem como os outros, sendo criado ali, no ventre de Maria. Então, não se pode falar de encarnação do Filho de Deus, no sentido bíblico.
Difícil é explicar como Ele volta ao céu, se o Homem que nasceu na terra não preexistia!, e nunca veio do céu, como seria o fato de ser Ele o mesmo Filho de Deus. Coisas que os adeptos dessas doutrinas devem explicar.
A doutrina cristã católica ensina que JESUS É VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM. É Deus eterno, parte da Trindade Santíssima, e assumiu para sempre a natureza humana, tornando-Se verdadeiro homem.
 
Gledson Meireles.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário