quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Tiago menor, filho de Alfeu e Maria

Alguns protestantes interpretam erroneamente que a Maria mãe de Tiago seria a mesma mãe de Jesus. O presente artigo refuta essa interpretação. 


O contexto gramatical

É importante muitas vezes explicar o óbvio. Leitores aparentemente competentes não entendem certas coisas no texto que são óbvias para leitores iniciantes. Portanto, vejamos nessas passagens bíblicas o que é dito das mulheres que estavam no calvário onde Cristo foi crucificado e no dia da ressurreição.

 

“54 E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.

55 E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir;

56 Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.” (Mateus 27, 54-56)

 

            São citadas três das mulheres que vieram da Galileia para servir Jesus: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. O contexto prova que essa Maria, mãe de Tiago e de José, não é a mãe de Jesus, pois todo texto se refere à Pessoa de Jesus, e quando cita essa Maria o texto sagrado diz: Maria mãe de Tiago e de José. Ou seja, das mulheres que seguiram Jesus estava Maria mãe de Tiago. Não há outra interpretação, pois é muito óbvia.

 

“39 E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.

40 E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;

41 As quais também o seguiam, e o serviam, quando estava na Galiléia; e muitas outras, que tinham subido com ele a Jerusalém.”  (Marcos 15, 39-41).

            Novamente, o texto inspirado afirma que entre as mulheres que vieram da Galileia estava Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, que seguia Jesus. É bastante claro, gramaticalmente, que o evangelista é claro ao identificar essas mulheres que foram a Jerusalém para servir Jesus.

            E quanto ao número delas, temos que outra vez são citadas três: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé.

 

           

23 Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura.

24 Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.

25 E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.(João 19, 23-25 (https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/19)).

 

O texto inteiro refere-se à Pessoa de Jesus. E na cena temos identificadas três mulheres: a mãe de Jesus, a irmã de sua mãe, chamada Maria de Clopas, e Maria Madalena.

No texto de São João, vemos que o mesmo utiliza duas identificações para a Maria, mãe de Tiago e de José. De fato, ele escreve: a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas. Assim, explica que essa Maria tem parentesco com a mãe de Jesus e é mulher de Clopas. Nas outras passagens ela foi identificada pelos filhos: Tiago e José. E o Tiago é identificado como o menor.

“1 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro” (Mateus 28, 1).

Como essa Maria já está identificada, ela aparece como a outra Maria, ao lado de Maria Madalena. É muito claro que não se trata da virgem Maria mãe de Jesus.

“1 E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.” (Marcos 16, 1)

O texto de São Marcos tira toda dúvida, pois afirma que essa outra Maria é Maria, mãe de Tiago. Em São Mateus foram citadas duas mulheres, e em São Marcos aparecem três: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé.

“1 E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos” (Lucas 24, 1.10).

São Lucas cita Maria Madalena, Joana, Maria mãe de Tiago e menciona a presença de outras.

Com isso, temos que o número três é o padrão de citação dos evangelhos para as mulheres que estavam no momento da crucificação e que foram ao túmulo de Jesus no domingo.

 Cristo apareceu a Cefas e depois aos doze. Depois a mais de 500 irmãos. Depois a Tiago e por então a todos os apóstolos. Por fim apareceu a São Paulo (1 Cor 15, 5-8).

Quando São Paulo vai a Jerusalém para encontrar com os apóstolos, ele apenas viu São Pedro e São Tiago. Em Atos 9, 27 e Gálatas 1, 18-19 temos a contextualização de que o termo apóstolos se refere aos doze. Assim, mais uma prova de que São Tiago é um dos doze apóstolos, e não um dos apóstolos em sentido geral, como Barnabé, Andrônico e Júnias.

Conclusão: Pela Bíblia é provado que Maria mãe de Tiago é parente da mãe de Jesus e que Tiago é um dos doze apóstolos.


Gledson Meireles.

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