Alguns protestantes interpretam erroneamente que a Maria mãe de Tiago seria a mesma mãe de Jesus. O presente artigo refuta essa interpretação.
O contexto gramatical
É
importante muitas vezes explicar o óbvio. Leitores aparentemente competentes
não entendem certas coisas no texto que são óbvias para leitores iniciantes. Portanto,
vejamos nessas passagens bíblicas o que é dito das mulheres que estavam no
calvário onde Cristo foi crucificado e no dia da ressurreição.
“54 E
o centurião e os que com ele guardavam a
Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram
grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.
55 E
estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir;
56 Entre
as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos
filhos de Zebedeu.” (Mateus 27, 54-56)
São citadas três das mulheres que vieram da Galileia para
servir Jesus: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos
de Zebedeu. O contexto prova que essa Maria, mãe de Tiago e de José, não é a
mãe de Jesus, pois todo texto se refere à Pessoa de Jesus, e quando cita essa
Maria o texto sagrado diz: Maria mãe de Tiago e de José. Ou seja, das mulheres
que seguiram Jesus estava Maria mãe de Tiago. Não há outra interpretação, pois
é muito óbvia.
“39 E
o centurião, que estava defronte dele,
vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.
40 E
também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também
Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;
41 As
quais também o seguiam, e o serviam, quando estava na
Galiléia; e muitas outras, que tinham subido com ele a Jerusalém.” (Marcos
15, 39-41).
Novamente, o texto inspirado afirma que entre as mulheres
que vieram da Galileia estava Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, que
seguia Jesus. É bastante claro, gramaticalmente, que o evangelista é claro ao
identificar essas mulheres que foram a Jerusalém para servir Jesus.
E quanto ao número delas, temos que outra vez são citadas
três: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé.
“23 Tendo,
pois, os soldados crucificado a Jesus,
tomaram as suas vestes, e
fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A
túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura.
24 Disseram,
pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver
de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as
minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois,
fizeram estas coisas.
25 E
junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas,
e Maria Madalena.” (João 19, 23-25 (https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/19)).
O
texto inteiro refere-se à Pessoa de Jesus. E na cena temos identificadas três
mulheres: a mãe de Jesus, a irmã de sua mãe, chamada Maria de Clopas, e Maria
Madalena.
No
texto de São João, vemos que o mesmo utiliza duas identificações para a Maria,
mãe de Tiago e de José. De fato, ele escreve: a irmã de sua mãe, Maria mulher
de Clopas. Assim, explica que essa Maria tem parentesco com a mãe de Jesus e é
mulher de Clopas. Nas outras passagens ela foi identificada pelos filhos: Tiago
e José. E o Tiago é identificado como o menor.
“1 E,
no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena
e a outra Maria foram ver o sepulcro” (Mateus 28, 1).
Como
essa Maria já está identificada, ela aparece como a outra Maria, ao lado de
Maria Madalena. É muito claro que não se trata da virgem Maria mãe de Jesus.
“1 E,
passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram
aromas para irem ungi-lo.” (Marcos 16, 1)
O
texto de São Marcos tira toda dúvida, pois afirma que essa outra Maria é Maria,
mãe de Tiago. Em São Mateus foram citadas duas mulheres, e em São Marcos
aparecem três: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé.
“1 E
no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando
as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. 10 E eram
Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas
estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos” (Lucas 24, 1.10).
São
Lucas cita Maria Madalena, Joana, Maria mãe de Tiago e menciona a presença de
outras.
Com
isso, temos que o número três é o padrão de citação dos evangelhos para as
mulheres que estavam no momento da crucificação e que foram ao túmulo de Jesus
no domingo.
Cristo apareceu a Cefas e depois aos doze.
Depois a mais de 500 irmãos. Depois a Tiago e por então a todos os apóstolos.
Por fim apareceu a São Paulo (1 Cor 15, 5-8).
Quando
São Paulo vai a Jerusalém para encontrar com os apóstolos, ele apenas viu São
Pedro e São Tiago. Em Atos 9, 27 e Gálatas 1, 18-19 temos a contextualização de
que o termo apóstolos se refere aos doze. Assim, mais uma prova de que São
Tiago é um dos doze apóstolos, e não um dos apóstolos em sentido geral, como
Barnabé, Andrônico e Júnias.
Conclusão:
Pela Bíblia é provado que Maria mãe de Tiago é parente da mãe de Jesus e que
Tiago é um dos doze apóstolos.
Gledson Meireles.
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