Os Atos dos Apóstolos, no capítulo 9, versos 26 a 30, relatam com alguns detalhes importantes a viagem que o apóstolo Saulo convertido, e já chamado Paulo, fez a Jerusalém.
Como a fama do apóstolo havia sido propagada com base em seu passado de ferrenho perseguidor dos cristãos, os discípulos de Jerusalém "tinham medo dele". (v. 26)
Foi então que Barnabé levou-o a conhecer os apóstolos: "Então Barnabé tomou-o consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como, no caminho, Saulo vira o Senhor, o qual lhe dirigiu a palavra,; e com intrepidez, em Damasco, falara no nome de Jesus." Trata-se, assim, da primeira vez que o apóstolo vai a Jerusalém, e teve como colaborador São Barnabé.
O texto afirma que Barnabé levou Paulo "aos apóstolos", tendo contado a eles sua experiência de conversão e pregação. (v. 27)
Para quem gosta de distinguir Tiago do grupo dos doze, pondo-o como um discípulo, excluindo-o do número dos doze apóstolos, ou seja, querendo fazer dele um apóstolo fora do círculo dos 12, como Barnabé, por exemplo, eis que Atos 9,26 refuta radicalmente essa pretensão. Os discípulos (mathetais) não receberam Paulo, por medo dele. Aliás, Paulo era também um discípulo (mathetes), como diz o texto, ainda que saibamos que foi apóstolo. De fato, antes de ser apóstolos mesmo os doze eram discípulos.
Contudo, o importante é que após o episódio de rejeição por parte dos “discípulos”, Barnabé vai até os apóstolos. Não poderia ficar mais claro. Barnabé o levou aos apóstolos (apostolous), contando a eles (autois). Portanto, não há dúvida aqui.
Em Gálatas, capítulo 1, versos 18 e 19, o próprio São Paulo conta essa viagem, e nela coloca alguns outros detalhes, como o objetivo de sua visita, que foi conhecer Pedro, e o tempo em que ficou na cidade, por quinze dias, e com quem conversou: Pedro e Tiago.
Para quem gosta de distinguir Tiago do grupo dos doze, pondo-o como um discípulo, excluindo-o do número dos doze apóstolos, ou seja, querendo fazer dele um apóstolo fora do círculo dos 12, como Barnabé, por exemplo, eis que Atos 9,26 refuta radicalmente essa pretensão. Os discípulos (mathetais) não receberam Paulo, por medo dele. Aliás, Paulo era também um discípulo (mathetes), como diz o texto, ainda que saibamos que foi apóstolo. De fato, antes de ser apóstolos mesmo os doze eram discípulos.
Contudo, o importante é que após o episódio de rejeição por parte dos “discípulos”, Barnabé vai até os apóstolos. Não poderia ficar mais claro. Barnabé o levou aos apóstolos (apostolous), contando a eles (autois). Portanto, não há dúvida aqui.
Em Gálatas, capítulo 1, versos 18 e 19, o próprio São Paulo conta essa viagem, e nela coloca alguns outros detalhes, como o objetivo de sua visita, que foi conhecer Pedro, e o tempo em que ficou na cidade, por quinze dias, e com quem conversou: Pedro e Tiago.
O verso 19 afirma: "Não vi nenhum apóstolo, mas somente Tiago, o irmão do Senhor". Sabendo que em Atos 9, 27 está escrito: "levou-o aos apóstolos e contou-lhes como, no caminho, Saulo vira o Senhor", e que não foi visto mais ninguém fora Pedro e Tiago, temos suficientemente informação para a certeza absoluta que Paulo, acompanhado de Barnabé, o que o texto de Atos não registrou, foi recebido em sua primeira visita apenas pelos apóstolos Pedro e Tiago, o que não incluiu em sua narração em Gálatas. Deve-se notar, ainda, que Paulo está falando dos Doze quando usa o termo apóstolo, da mesma forma que foi usado o termo em Atos.
A tradução e a nota explicativa da Bíblia de Jerusalém são tendenciosas nesse ponto. O original grego afirma que "outros" (heteron) dos apóstolos não foram vistos, "se não" (ei me) os dois citados. Ou seja, São Paulo está afirmando que não encontrou os demais apóstolos, os dez, mas somente dois.
Mas, a versão de Jerusalém, reputando Tiago como não sendo apóstolo, traduz omitindo a palavra "outro": Não vi nenhum apóstolo". Se assim fosse, nem mesmo Pedro seria apóstolo!!! Uma contradição com o próprio texto.
Essa tradução, não deixou claro o que o original bíblico afirma, a saber: "não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor".
Além disso, se a informação do original não for levada em conta, há contradição com o texto de Atos, que afirma ter sido mais de um apóstolo que conversou com Paulo. Ele diz no plural: "levou-o aos apóstolos e contou-lhes" o que havia ocorrido, enquanto que Gálatas mostra quem foram os apóstolos: Pedro e Tiago.
Porém, é oportuno notar que a nota explicativa da Bíblia de Jerusalém traz o seguinte: "Declara ter visto, dentre os apóstolos, somente Pedro, e também Tiago, irmão do Senhor. Os Atos esquematizam, falando dos apóstolos em geral". Mas a Bíblia não diz que Paulo viu somente Pedro!
E sob o texto de Gálatas afirma: "Outros traduzem: "a não ser Tiago", supondo que Tiago faça parte dos Doze e se identifique com o filho de Alfeu (Mt 10, 3p), ou tomando "apóstolo" em sentido lato (cf. Rm 1,1+)".
A explicação é essa: quando Atos diz "os apóstolos", estariam incluindo os 12, o que chama "esquematizando". Na verdade, Atos apenas mostra que trata-se de mais de um apóstolo, não sendo necessário pensar em todos, já que Gálatas 1,18-19 esclarece como ocorreu.
O problema, portanto, é que não se trata de suposição, mas de exegese e de compromisso com o texto original. O grego traz o termo "outro" e "se não", e o texto de Atos e Gálatas juntos dizem que foram dois os apóstolos que conversaram com Paulo. Isso é exegese. A tradução e explicação que a BJ fornece é que não estão de acordo com os fatos bíblicos.
Portanto, o apóstolo Tiago, que Paulo encontrou quando visitou Jerusalém pela primeira vez, foi o chamado "irmão de Jesus", e não o Tiago filho de Zebedeu, e irmão de João. Mais uma prova de que o Tiago, o menor, foi um dos doze.
São Paulo converteu-se pelo ano 33. O rei Herodes, reinante no ano 44, mandou matar, à espada, Tiago irmão de João. Esse fato torna mais compreensível a identificação do outro Tiago apóstolo, conhecido como irmão (parente) de Jesus, diferenciando desse Tiago apóstolo, filho de Zebedeu, pois esse ainda estava vivo quando Paulo foi a Jerusalém pela primeira vez, tornando assim necessária a diferenciação quando Paulo contou ter visto o apóstolo Tiago.
Gledson Meireles.
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