domingo, 18 de dezembro de 2016

Imortalidade da alma: o bispo Melito de Sardes


Imortalidade da alma: Melito de Sardis

São Melito foi bispo de Sardis no segundo século.  Aliás, defendeu a doutrina das duas naturezas de Jesus.

Melito usa a comparação alma e do corpo, pois como a alma faz o olho ver, o ouvido ouvir, e etc., Deus governa o mundo pelo Seu poder. De outro modo, assim como a alma, que é invisível, atua no corpo, Deus age invisivelmente no mundo.[1] Portanto, São Melito cria na distinção alma e corpo, da mesma forma que é mostrada na Bíblia.

Afirma, ainda, que mesmo em vida o homem que não conhece a Deus está “morto e sepultado, mesmo quando em seu corpo”. Utiliza então uma metáfora para falar dessa situação espiritual.

No seu Sermão sobre a Páscoa, escrito por volta 167-168, onde fala sobre as consequências da queda, afirma que a alma é trancada no Hades.[2] Vejamos o que Melito pregava:

Portanto, toda carne caiu sob o poder do pecado, e todo corpo sob o domínio da morte, porque toda alma foi expulsa da sua casa de carne. Na verdade, o que fora tirado da terra foi dissolvido novamente na terra, e o que tinha sido dado por Deus foi trancado no Hades. E esse bonito arranjo ordenado foi dissolvido, quando o belo corpo foi separado (da sua alma).” 
 
A apresentação não deixa dúvida sobre o que ensinava Melito. Ele compara o corpo com a “casa de carne”, mostrando que após o pecado o arranjo de Deus foi desfeito, e a alma que habita essa casa foi “expulsa”. Assim, o corpo volta à terra, e a alma é trancafiada no hades. O arranjo é a unidade corpo-alma que foi desfeita pelo pecado. No entanto, a alma não é extinta, mas separada e dirigida a um lugar espiritual.
 
Dessa ilustração, portanto, o hades não pode ser o túmulo, nem significar o conceito virtual de sepultura comum da humanidade, já que o corpo já foi descrito como voltando à dissolução na terra. Portanto, a alma está sendo tratada à parte, como aquilo que foi “dado por Deus”, e que sendo separado do corpo é enviado por Deus ao lugar chamado hades. Esse lugar, em Melito, é espiritual, já que recebe a alma e não o corpo.
 
Então, segue Melito: 
 
Sim, o homem foi dividido em partes pela morte. Sim, um infortúnio e um cativeiro extraordinários o envolveram; ele foi arrastado cativo sob a sombra da morte, e a imagem do Pai permaneceu ali desolada. Por esta razão, portanto, o mistério da páscoa foi concluído no corpo do Senhor”.
 
A concepção de que o homem é dividido em partes já é uma refutação básica do “holismo” pregado pelos adventistas e outros que adotaram tal doutrina. A morte é mostrada por Melito como a separação da alma e do corpo, que antes do pecado, pela sua inseparabilidade, essa união constituía a imortalidade, e por ser agora separável o homem é mortal. Dessa forma, a mortalidade do homem não significa a mortalidade da alma, pois a alma separa-se do corpo e mantem a consciência no hades. São Melito não afirma que a alma deixa de existir, mas que é lançada no hades. Ele fala do hades porque está tratando do lugar onde Cristo foi durante os dias em que esteve morto.
 
Por tudo isso, é impossível usar São Melito como um advogado da “mortalidade” da alma ou imortalidade condicional. São Melito ensinava a imortalidade da alma, como foi provado no estudo da Bíblia.
 
Gledson Meireles



[1] "Wherefore I counsel thee to know thyself, and to know God. For understand how that there is within thee that which is called the soul-by it the eye seeth, by it the ear heareth, by it the mouth speaketh; and how it makes use of the whole body; and how, whenever He pleaseth to remove the soul from the body, this falleth to decay and perisheth. From this, therefore, which exists within thyself and is invisible, understand how God also moveth the whole by His power, like the body; and that, whenever it pleases Him to withdraw His power, the whole world also, like the body, will fall to decay and perish. (http://www.earlychristianwritings.com/text/melito.html)
[2][2] Therefore, all flesh fell under the power of sin, and every body under the dominion of death, for every soul was driven out from its house of flesh. Indeed, that which had been taken from the earth was dissolved again into earth, and that which had been given from God was locked up in Hades. And that beautiful ordered arrangement was dissolved, when the beautiful body was separated (from the soul). (http://www.kerux.com/doc/0401A1.asp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário