domingo, 28 de julho de 2024

Os apóstolos Tiago, Simão e Judas

Exegese sobre os apóstolos Tiago, Simão e Judas


Em Mateus 13, 55: Tiago, José, Simão e Judas, e Marcos 6, 3: Tiago, José, Judas e Simão, temos os nomes dos irmãos de Jesus. Simão e Judas mudam de ordem nos dois textos.

Temos os apóstolos em Mateus 10, 1-4: Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

Marcos 3, 16-19: Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; e Judas Iscariotes, que o entregou.

Lucas 6, 14-16: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor.

Temos os nomes Tiago, Tadeu e Simão nas listas dos apóstolos nos evangelhos da seguinte forma:

Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu (Mateus 10)

Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador (Marcos 3)

Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago (Lucas 6)

No evangelho de Mateus temos que Tiago é filho de Alfeu. Esse é seguido por Tadeu. E Simão é chamado de o cananeu.

No evangelho de Marcos sabemos que Simão é também chamado de Zelador.

No evangelho de Lucas, ficamos sabemos que o Tadeu é também chamado de Judas, e que o mesmo é irmão de Tiago.

De fato, os irmãos são próximos nas listas, intermediados apenas por explicações relativas à sua pessoa, como sobre Tiago se diz sempre que é filho de Alfeu e de Simão é dito que é cananeu e zelador. E, como São Lucas foi um pouco mais detalhista, ele afirma que Judas é irmão de Tiago.

Sendo assim, tendo Tiago, Tadeu e Simão (Mateus 10); Tiago, Tadeu e Simão (Marcos 3) e Tiago, Simão e Judas (Lucas 6), percebemos que esses provavelmente são parentes.

Quando é dito que Judas é irmão de Tiago, concluímos que são filhos de Alfeu. Assim, o que está entre os dois, o apóstolo Simão, o Zelador, certamente é irmão de Tiago. Assim, Simão é filho de Alfeu.

Isso é razoável, visto que os apóstolos Pedro, André, Tiago e João são citados de forma semelhante. Vejamos:

Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. (Mateus 10)

Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele escolheu também André (Marcos 3)

Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João (Lucas 6)

Em Mateus sabemos que Simão foi chamado de Pedro e André é seu irmão.

Em Marcos Simão é chamado de Pedro, e André aparece depois, e não há a explicação de que é irmão de Simão. Essa informação já temos em Mateus e também é revelada em Lucas.

A ordem é a seguinte:            Simão, André (Mateus 10)

                                               Simão, Tiago, João, André (Marcos 3)

                                               Simão, André, Tiago, João (Lucas 6)

Se lêssemos somente Marcos não saberíamos que Simão é irmão de André.

Quando aos irmãos Tiago e João, eles aparecem da seguinte forma:

Tiago é chamado filho de Zebedeu, e João, seu irmão, em Mateus 10. Então, concluímos que Tiago e João são irmãos, filhos do mesmo pai. O mesmo ocorre em Marcos 3. No entanto, São Marcos revela que foram chamados de Boanerges, filhos do Trovão.

Em Lucas temos que Tiago e João, sem nenhuma explicação de parentesco. Sabemos isso por meio dos outros evangelhos.

Vemos que a ordem dos irmãos é mais ou menos fixa, e muda quando há alguma explicação intermediária sobre algum apóstolo. Isso é semelhante ao que ocorre com Tiago, Judas e Simão. Esses apóstolos são filhos de Alfeu.

Em Atos 1, 13 a ordem muda um pouco: Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.

Por essa lista não seria possível identificar Pedro e André como irmãos, nem mesmo Tiago e João, filhos de Zebedeu. Pedro é seguido de João, certamente por sua associação maior após a ressurreição, pois vemos que são citados juntos em Atos 3. Certamente, Tiago juntou-se a André em seu ministério apostólico, e por isso apareceu juntos nessa lista.

Os apóstolos Tiago, Simão e Judas aparecem nessa ordem novamente: Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.       

O apóstolo Levi é coletor de impostos. Também é chamado filho de Alfeu. Essas informações estão em Marcos 2, 14 e Lucas 5, 27. No evangelho de Mateus sabemos que o publicano é chamado de Mateus. Então, conclui-se que Levi é o apóstolo Mateus. Não há explicação para os dois nomes. A identificação é dada por se tratar de um dos doze apóstolos e de ser ele o publicano. Isso mostra que os evangelistas não estão preocupados em explicar cada detalhe.

Assim, Levi-Mateus é filho de Alfeu. Não sabemos se é o mesmo Alfe pais de Tiago, Judas-Tadeu e Simão. Mas, não é improvável. De fato, as listas mostram a seguinte ordem quando se fala de Mateus:

Tomé, Mateus, Tiago, Tadeu, Simão (Mateus 10)

Mateus, Tomé, Tiago, Tadeu, Simão, (Marcos 3)

Mateus, Tomé, Tiago, Simão, Judas (Lucas 6)

Vemos que Mateus aproxima-se dos outros apóstolos que são filhos de Alfeu. E o apóstolo Tomé é citado próximo, mas não há mais informações que o ligue aos demais por laços de parentesco. Se apenas a proximidade de citação for levada em conta, todos se tornam parentes, e não é isso somente o que está sendo considerado aqui. Em Atos, o apóstolo Mateus é seguido por Tiago, Simão e Judas.

Tiago, Tadeu, Simão (Mt)

Tiago, Tadeu, Simão (Mc)

Tiago, Simão, Judas (Lc)

Tiago, Simão Judas (At)

Essa é a ordem que se assemelha a Mateus 13, 55 e Marcos 6, 33:

Tiago, José, Simão, Judas (Mt)

Tiago, José, Judas, Simão (Mc)

Pode-se por essas listas notar que José não é apóstolo.

Nos evangelhos podemos saber mais sobre esses apóstolos.

Marcos 15, 40: Achavam-se ali também umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé, que o tinham seguido e o haviam assistido....

Mateus 27, 56: Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. Essas mulheres olhavam de longe. Elas haviam seguido Jesus para o servir (v. 55). São as citadas em Marcos 15, 40, que observavam de longe.

João 19, 25: Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.

            Assim, a ordem das mulheres na lista é:

Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e de José e Salomé (Mc)

Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José, e a mãe dos filhos de Zebedeu (Mt)

A mãe de Jesus, a irmã dela chamada Maria, e Maria Madalena (Jo)

Por essas informações, temos que as mulheres ficaram de longe, mas em algum momento elas se aproximaram da cruz, pois São João afirma que estavam aos pés da cruz com a mãe de Jesus.

Desse modo, Maria, mãe de Jesus estava junto à cruz, e outras mulheres estavam observando de longe. Essas, como citadas acima, eram: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e Salomé. Também sabemos que Salomé é a mulher de Zebedeu, e que é mãe dos apóstolos Tiago e João, os filhos de Zebedeu citados nas listas dos apóstolos.

Elas eram da Galileia, serviam Jesus, e ficaram olhando de longe a crucificação, mas em algum momento foram para perto da cruz, onde estava Maria

Então, sabemos que a Maria, mãe de Tiago e de José, que estava longe com as outras mulheres, é irmã de Maria. Sendo irmã um termo usado no hebraico para parentes, primos, essa Maria é parente da mãe de Jesus. Também sabemos que ela é mulher de Cléofas. Não há explicação para o nome Cléofas, mas pela identificação feita anteriormente, pode-se afirmar que se trata de Alfeu, pai de Tiago e Simão e José, como observamos pelas informações do texto sagrado.

No dia da ressurreição, foram ao sepulcro algumas mulheres. São Mateus revela que foram Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo (Mt 28, 1).

Em Marcos está escrito: Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus.

Assim, sabemos que a outra Maria que acompanhava Maria Madalena é a mãe de Tiago. Esse Tiago é o irmão de José, e de Judas, e de Simão, como vimos, que são filhos de Alfeu. Essa Maria é mulher de Cléofas. Ou ficara viúva e casou-se com outro homem chamado Cléofas, ou esse é o mesmo Alfeu. De fato, os evangelhos não explicam os nomes diferentes para a mesma pessoa, como ocorre com Levi Mateus, Judas Tadeu, que sabemos por exegese. Certamente, Afleu é também chamado Cleófas, e o sabemos por meio de seus filhos e a mãe deles.

Em Lucas 24, 10 são citados os nomes das mulheres que foram ao túmulo: Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; as outras suas amigas relatarem aos apóstolos a mesma coisa. Aqui aparece Joana, não citada antes, e outras amigas suas.

Temos que a outra Maria, que frequentemente estava com Maria Madalena, é mãe de Tiago e de José, é irmã da mãe de Jesus, e mulher de Cléofas. Sabendo que Tiago e José são irmãos, e que Judas é irmão de Tiago, e que certamente também o é Simão, temos que: Tiago, José e Judas são filhos de Alfeu e Maria.

Então, Tiago, José, Judas e Simão são filhos de Alfeu e Maria, irmã da mãe de Jesus. Essa Maria é chamada de Cléofas. Então pode-se concluir que esses são dois nomes para a mesma pessoa.

Desse modo, como vimos que Maria é irmã da mãe de Jesus, entende-se o motivo de seus filhos serem chamados de irmãos de Jesus.

Outra observação que deve ser repetida é sobre Tiago, Judas e Simão, que são apóstolos.

Assim, São Paulo chamou Tiago de apóstolos em Gálatas 1, 19. Esse não pode ser apenas um nome dado a outros fora dos doze, como acontece com Barnabé, pois essa ida de São Paulo a Jerusalém foi no início de seu ministério, e ele menciona os outros apóstolos, entendendo os demais além de Pedro, e afirma que não viu nenhum outro a não ser Tiago, identificando-o como irmão do Senhor. Isso está conforme o que foi verificado acima, pois esse Tiago de Maria, irmã da mãe de Jesus, mulher de Cléofas Alfeu, é parente de Jesus. Então, em Judas 1, 1 temos a confirmação de que Judas é irmão de Tiago, e são apóstolos.

É digno de nota que Maria mãe de Jesus era a única que estava ao pé da cruz desde o início, e é a única que não foi ao túmulo no dia da ressurreição.

Gledson Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário