domingo, 2 de julho de 2017

Identificando a Igreja no livro de Hebreus

As Escrituras mostram os ensinamentos pelos quais devemos andar no caminho de Deus e não extraviar. (cf. Hb 2,1) E o perigo de cair à beira do caminho é evidente, como na comparação feita com a transgressão da antiga palavra “promulgada por anjos”.

A Palavra de Deus foi anunciada pelo Senhor e depois pelos apóstolos (Hb 2, 3). O autor do livro dirige-se aos “santos irmãos e companheiros da vocação celeste” (Hb 3, 1). Como aqueles fieis do primeiro século, esses também somos nós, os cristãos, que constituímos a casa de Deus, construída por Jesus Cristo. (Hb 3, 6) A “confiança inicial” deve ser mantida (v. 14)

Nesse contexto, lembra os que saíram do Egito e, por causa da infidelidade, caíram mortos no deserto e não entraram na Terra Prometida. Esses estavam no Povo de Israel, eram membros desse povo, mas não entraram no repouso.

Da mesma forma há, na Igreja, a esperança do repouso. (Hb 4,1) O evangelho é a mensagem que ouvimos hoje, com a promessa do novo e verdadeiro repouso: “A palavra que ouviram, contudo, de nada lhes aproveitou, por não se unirem pela fé àqueles que tinham ouvido.” Assim, é necessário estar na Igreja.

O capítulo 5 fala da “doutrina da justiça”, que é entendida apenas pelos adultos na fé, e o capítulo 6 cita alguns rudimentos doutrinais. (Hb 5, 13; 6,2). Nesse momento, alude aos que caíram, deixaram a fé, e não podem mais voltar, certamente, por sua própria iniciativa, perdendo a graça, já que afirma: “porque da sua parte crucificaram novamente o Filho de Deus” (ênfase acrescentada). (Hb 6, 6)

O Senhor Jesus já está no céu, sentado à direita de Deus Pai, esperando o dia marcado para que julgue o mundo e ponha os seus inimigos como escabelo para os pés. (cf. Hb 10, 13)

Jesus abriu o véu, que era o símbolo da Sua humanidade, para que através dela nós pudéssemos entrar no verdadeiro Santuário, pelo mérito do Seu sangue. (Hb 10, 19-20)

Esse é o Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, que foi constituído sobre a “casa de Deus”, a Igreja, como sabemos. (cf. v. 21)

Essa Igreja é seguida pelos santificados por Jesus, e que reúnem-se vivivelmente para estimular a cada um à caridade e às boas obras, como nos diz o v. 24. O versículo 25 exorta a que não deixemos as reuniões cristãs, ou seja, de comparecer à igreja.

Esses versos, a partir do 23, mostram a importância de ir à Igreja. O verso 23 diz: “Sem esmorecer, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa.” Trata-se de exercitar a esperança baseados na fidelidade de Jesus.

O verso 24 ensina a velar uns pelos outros no estímulo mútuo para a caridade e as boas obras, e o verso 25 ensina que não devemos deixar de ir à igreja, coisa que já fazim alguns naquele tempo. E nessas reuniões de culto cristão os fieis são animados até que vem o Dia.

A herança espiritual no céu era avidamente esperada a ponto de relativizar o valor dos bens terrenos. (cf. v. 34)

A paz deve ser procurada. (Hb 12, 14) Os dirigentes ou pastores devem ser lembrados. Suas vidas servirão de exemplo, assim com sua fé. (Hb 13, 7)

Assim, as doutrinas ecléticas e estranhas devem ser evitadas, não devem entrar no meio da Igreja, não devem os cristãos deixar-se extraviar. (Hb 13, 9) Os sacrifícios agradáveis a Deus são a beneficência e a comunhão. (Hb 13, 16)

A obediência aos ministros é parte da exortação cristã. (v. 17) Esses são os que velam pelas almas dos fieis.

O autor do livro sagrado pede oração, para ele e seus colaboradores (vv. 18-19), cita Timóteo (v. 23) e pede a saudação aos dirigentes e a todos os santos (v. 24) O livro pode ter sido escrito de Roma.

Por tudo o que foi dito, os que recebem o livro são os cristãos, os santos, aqueles que estão sob autoridade de dirigentes que estão na mesma linha de sucessão e em perfeita comunhão de fé com os apóstolos e com Jesus Cristo, o iniciador da fé.

Doutrinas espúrias e estranhas não encontram lugar na Igreja, nem em sentido de tolerância. Os que deixam de participar das assembleias não são tolerados em sua atitude. Essas e outras características dos cristãos somam-se à verdade da única casa de Deus, que é a Igreja, ainda, também, em sua acepção visível, que é anunciada no livro de Hebreus.

Com tudo isso, a Igreja não tem seu exemplo nos que deixaram a comunidade (Hb 10,25), nem nos que pregam doutrinas ecléticas e estranhas (Hb 13, 9), mas deve ser buscada entre os que estão com o autor da carta, com Timóteo, colaborador de Paulo, com os dirigentes a eles unidos, com todos os cristãos em toda parte, como aqueles que estão em Roma, na Itália (v. 24). Não há lugar para divisões na Igreja, e os cristão identificados acima identificam Igreja verdadeira no livro dos Hebreus.

Leia mais sobre a série Identificando a Igreja: aqui.
Gledson Meireles.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, pelo combate que se faz contra o "heresiascatólicas". Há algo que se preocupar e que nos causa tristeza: como se admitir dar crédito a quem simplesmente diz refutar uma Igreja bimilenar? Veja, o fulano do blog protestante começa a proferir "argumentos" como se realmente estivesse acabando com a doutrina católica e ainda traz novidades, defende coisas que nem mesmo a maioria dos protestantes defendem, como dizer que Jesus foi só homem, negando a divindade de Cristo. O blog protestante vai passar e a Igreja se manterá de pé, até o fim dos tempos. Fico pensando, quando o protestante faz a sua defesa e ele vê a Igreja Católica florescendo e florescendo, chega na velhice e olha se sua apologética deu frutos, e então percebe que a Igreja ainda continua de pé, mas o mais triste é que muitos ficam assim até o fim da vida, não percebem que Deus nunca os abençoou em sua empreitada de tentar acabar com a Igreja Católica.
    Isso não é motivo para riso, mas de tristeza, veja só um exemplo, no artigo do "heresiascatólicas" o autor diz que São Tomas More era comunista e nós defendemos as centenas de milhares de mortes praticadas pelo comunistas, olha se isto tem cabimento:
    "Se alguém ainda não sabe, trata-se de um regime político de opressão e cerceamento das liberdades individuais que resultou em 100 milhões de mortes só no século passado, mas que os apologistas católicos não acham tão ruim assim, afinal de contas a Igreja o canonizou como um “mártir”".
    http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/07/o-catequista-enaltece-comunista.html
    Será mesmo que ele acha que q Igreja apoia o comunismo? Como pôde proferir tal grave acusação? Isso é muito sério...não sério por medo de perdermos fieis, mas pelo fato de dizer isso, e isso é muito triste.

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