No capítulo 20 de sua obra Prescription Against the Heretics, Tertuliano afirma que a
tradição é uma das características das igrejas, as quais, todas elas, que
formam uma única Igreja. Os apóstolos: “Eles então,
da mesma maneira, fundaram igrejas em cada cidade, das quais todas as outras
igrejas, uma após a outra, derivaram a tradição da fé, e as sementes da
doutrina, e estão todo dia derivando-as, para que elas tornem-se igrejas”.
Entende-se, portanto, que a tradição é fechada com os apóstolos, e que as igrejas
subsequentes não são fontes, ou criadoras de tradição, mas que derivam a
tradição das igreajs apostólicas, como órgãos de transmissão dessa tradição ao
longo do tempo. E continua, no capítulo 21, que: “Disso,
portanto, nós elaboramos nossa regra”, referindo-se à regra de fé.
No capítulo 28 temos uma das mais claras de suas
asserções quanto à tradição apostólica. Ele afirma: “Erro
de doutrina nas igrejas deve necessariamente ter produzido várias questões.
Quando, no entanto, aquilo que é depositado, entre muitos, é encontrado como um
e o mesmo, não é o resultado do erro, mas da tradição. Pode alguém, então, ser descuidado
o suficiente para dizer que estavam em erro quem transmitiu a tradição?” Quem ousa afirmar, segundo Tertuliano, que um
dado da fé está errado, daquilo que é legitimamente aceito na Igreja, esse é
descuidado, em outras palavras, imprudente.
Vemos que Tertuliano mostra que a
Igreja tem a possibilidade, desde o seu início, de ter em seu meio erros de
doutrina, e que muitos desses erros foram ocasiões de debates, de
controvérsias, das “várias questões”, como escreve. No entanto, há uma regra
elementar para reconhecer entre as várias tradições antigas aquela que é a
tradição apostólica, a qual é Palavra de Deus e transmite necessariamente a
verdade. Segundo Tertuliano, quando há uma concordância geral, em questão de
doutrina, na fé da Igreja, esse resultado não é um erro. De fato, com esse pensamento
Tertuliano exclui a possibilidade de que no consenso da Igreja possa haver
erro. E conclui que esse resultado é o da tradição. Essa é a tradição
apostólica, que entre muitas opiniões que pode ter surgido, entre debates de
discussões teológicas, quando algum item doutrinal tem o sentido único
reconhecido, e é idêntico na interpretação geral da Igreja.
Desse ensino de Tertuliano, nessa pequena porção
de sua obra, pode-se ver que a tradição é regra de fé, tem o fundamento nas
igrejas apostólicas, que formam uma só Igreja, e que o sinal de sua identidade
é o consenso geral, quando “aquilo que é
depositado, entre muitos, é encontrado como um e o mesmo”.
(traduções com auxílio do google translator)
Prescipion against heretics. Disponível em: newadvent.org
Gledson Meireles.
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