As afirmações de incerteza de Santo Epifânio, no século IV, quanto ao final da vida da virgem Maria não apenas mostram, ainda em seu tempo, como os teólogos protestantes apontam, uma falta de tradição fixa para a doutrina da assunção de Maria, mas indica, ou mesmo evidencia, que a doutrina da assunção era certa, e não havia problema algum concernente à mesma.
Ainda que Epifânio não dogmatizasse sobre o fato da assunção de forma direta e inequívoca, suas palavras não podem ser entendidas diferentemente de que realmente convergem para a doutrina em questão.
De fato, ele apenas não certifica o modo como Maria deixou este mundo, se morreu, se foi enterrada, ou se permaneceu viva. Mas sua dúvida é tão eloquente que não pode ser aplicada naturalmente a ninguém, já que a morte, salário do pecado (Rm 6,7) atinge a todos. Pense na dúvida: Será que Maria morreu? Se não, onde está ela? Ainda na terra? É óbvio que não.
Pense novamente: Será que Maria permaneceu viva? Se sim, onde está ela? Ainda na terra? É óbvio que não.
Então...
Como poderia não ter certeza da morte ou não de alguém após séculos do acontecimento se essa não fosse a opinião geral da Igreja que a virgem foi assunta aos céus? Como a dúvida "não sei se morreu ou se continuou a viver" não evidencia a doutrina da assunção?
Gledson Meireles.
Boa noite. Gostaria de saber se a Assunção de Maria foi genuína, porque não há registros disso pelos discípulos. Especialmente João que viveu tanto tempo após a morte de Jesus. Gostaria de saber também que, como podemos perceber a bíblia é um livro profético. Nada na Bíblia indica as atribuições à Maria que a Igreja Católica tem dado. Enoque foi transladado, Elias subiu numa carruagem de fogo. Eventos registrados. E diga-se de passagem de "menor" importância para Igreja como Maria tem para a Igreja católica. Gostaria de saber porque não há registros de Maria, sua intercessão etc mas escrituras.
ResponderExcluirSe puder responder, agradeço.
A virgem Maria de fato foi arrebatada aos céus. Isso não está explícito na Bíblia, mas há nela sinais e fundamentos da doutrina, e que os cristãos desde a antiguidade entenderam.
ExcluirA Bíblia fala de Jesus Cristo Senhor, e tudo o mais é visto por meio de Cristo. Assim, conhecer os mistérios da Sua vida leva a conhecer a vida da virgem Maria e o papel que ela tem na Igreja.
Todo o entendimento sobre isso é um desenvolvimento das doutrinas bíblicas ao longo dos séculos, não sendo invenção, mas esclarecimento, aprofundamento. Por isso, há fatos, sobre Maria (como a assunção) não registrados, mas as doutrinas pode ser fundamentada nas Escrituras Sagradas.
Olá,
ExcluirQue resposta mais vaga e sem sentido. Voce concorda que contra fatos ,voce pode até argumentar mas não terá exito.
Suas palavras : " Isso não está explícito na Bíblia, mas há nela sinais e fundamentos da doutrina, e que os cristãos desde a antiguidade entenderam." MEU DEUS , MEU DEUS! ISSO EXISTE ??? "não está explicito" - concordo. Agora,há sinais na Biblia da SUBIDA de Maria???? na bíblia?????? NÃO MINTA !!!!! ISSO CUSTA A SALVAÇÃO DE MUITA GENTE. "VIXE MARIA"
Meu caro anonimo , boa noite.
ExcluirEu também defendia muito a fé católica , ou seja , de uma igreja,mas depois de ver um debate então percebi que devo defender é Jesus e doeu muito quando vir de fato que o que eu fazia era afastar as pessoas do caminho certo ,que é Jesus através das escrituras sagradas ,que está tudo na bíblia,tudo.Espero que Deus ajude a esse jovem Gledson a refletir sobre isso. Abraços e somente Jesus,nosso Deus , é o SENHOR.
Humberto Vieira
É perfeitamente possível que Santa Maria por ser Mãe de Deus tenha subido ao Céu. Em Apocalipse 12:2 a mulher mesmo sendo Israel isso aponta para Santa Maria pois Israel deu Jesus por intermédio de Santa Maria é a questão da direcionalidade pois Jesus não nasceu de toda a nação de Israel mas só e somente de uma pessoa. A compreensão católica apostólica romana sobre Maria não exclui o fato de Jesus ser o Senhor. A Bíblia é parte da ação de Deus logo não é autoridade.
ExcluirLuiz
Oh jovem sem noção ,
ExcluirVoce disse : " Bíblia é parte da AÇÃO DE DEUS logo não é autoridade." responda :
- o que é a Açao de Deus ?
- a bíblia nao é autoridade?
- é a tradição católica romana autoridade?
Humberto.
Oi Humberto
ExcluirNada haver seu comentário sobre eu estar "sem noção" pois a ação de Deus é sim superior a Bíblia pois a fé que vem de Deus é ação de Deus, a Graça idem e o fato da Santa Igreja por meio da Santa Tradição decidir qual é o Cânon da Santa Religião Cristã também é ação de Deus e a capacidade de interpretar corretamente não só o que está escrito mas o que Deus quer realmente dizer através da Sua Palavra é ação de Deus nos crentes no Senhor( Santa Igreja). Deus agiu em São Noé e São Enoque muito antes de ter Sagradas Escrituras.
A Bíblia não é a autoridade antes dela vem a ação de Deus aliás foi a ação de Deus já no Antigo Testamento que foi formando a Bíblia , Deus é a autoridade. Jesus leu as Escrituras pois foram os judeus que a guardaram então veja a importância da Santa Tradição já mesmo antes da Santa Igreja começar e a Igreja é´a continuação apontando sempre para Cristo.
Não sou católico apostólico romano. Quem definiu que a Bíblia é a autoridade? A tradição solista scripturista?
Luiz
Olá Lorena Passos Camargo
ResponderExcluirBoa tarde
Sua dúvida está baseada na questão do " estar escrito", mas veja devemos entender primeiramente se as Sagradas Escrituras são a autoridade ou não na Santa Religião Cristã.
As Escrituras são PARTE da ação de Deus na Santa Igreja logo antes das Escrituras temos a ação de Deus não só no que está escrito como na Santa Tradição, Santo Magistério e nos crentes no Senhor então a correta compreensão do Cristianismo é que as Escrituras não são a autoridade pois a Palavra de Deus onde Palavra significa ação de Deus na Santa Igreja vem antes das Escrituras e é superior as mesmas.
Creio que quando o Novo Testamento foi sendo escrito, os apóstolos já tinham a Sã Doutrina e depois Deus com sua santa ação foi inspirando os crentes da Santa Igreja para ir escrevendo os livros do Novo Testamento em harmonia com a crença da Santa Tradição.
O que está escrito é importantíssimo mas não é autoridade na Santa Igreja pois as Escrituras junto com a Sagrada Tradição e Santo Magistério tem entre si uma perfeita comunhão possibilitando assim a correta interpretação e entendimento do que Deus quer ensinar.
Luiz