Jesus revela ao bispo da igreja de Éfeso que Ele (Jesus) segura as sete estrelas (bispos) na mão direita, e anda no meio dos sete candelabros (igrejas). Isso significa que Jesus é o Pastor Supremo. A mão direita denota autoridade. É Jesus quem guia os bispos como autoridade máxima, e está presente em todas as igrejas particulares. Portanto, essas comunidades são somente uma Igreja, sob o comando de um só pastor invisível que é Jesus Cristo. Ao nível visível estão os homens colocados para apascentar as ovelhas, que devem seguir as palavras de Jesus. Esses são os bispos.
Ao bispo da igreja de Esmirna Jesus revela Sua eternidade, mostrando ser Ele o Primeiro e o Último, Aquele que ressuscitou dos mortos. Assim, mostra Sua origem sem princípio nem fim de dias, e também a Sua ressurreição.
Ao bispo da igreja de Pérgamo Jesus mostra que tem a espada afiada de dois gumes, que é a Palavra de Deus para destruir toda a mentira e heresia.
Ao bispo da igreja de Tiatira Jesus mostra-se como o Filho de Deus que tem olhos como chamas de fogo e pés como de fino bronze.
Ao bispo da igreja de Sardes Jesus apresenta-Se como o que tem os Sete Espíritos de Deus e as sete estrelas. Os sete Espíritos representam o Espírito Santo, e as sete estrelas são os sete bispos. Sendo o número 7 o indicador da plenitude, então Cristo possui o Espírito Santo e governa todos os bispos.
Ao bispo da igreja de Filadélfia Jesus mostra que Ele tem a chave de Davi, que é a Sua autoridade.
Ao bispo da igreja de Laodiceia Jesus mostra-se como o Amém,
a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus. Ele não é a
primeira criação, ou a primeira criatura, mas o princípio da criação. Isso significa que foi por esse princípio
criador que veio todas as coisas que o Pai criou por meio dEle e para Ele. (Cl
1,15)
Assim, Jesus Cristo é o Autor
da Revelação, e por meio do anjo traz as verdades de Deus ao apóstolo São João,
o último apóstolo a escrever no período da inspiração no Novo Testamento.
Ebscopado monárquico na bíblia e os protestantes dizem que isso surgiu na segunda metade do 2 século.
ResponderExcluirDe fato. Observando as obras dos padres apostólicos encontra-se a mesma organização: comunidade local unida a um bispo. Em essência a mesma situação encontrada no tempo apostólico.
Excluir