Na refutação
do artigo sobre a autoria do evangelho de João, foram mostradas falhas nas
tentativas de mostrar evidências convincentes de que João não pudesse ser o
autor, e ainda foi inferido qual poderia ser o suposto autor, pelas indicações
nas entrelinhas do artigo, e adiantadas algumas indicações que mostravam não
serem plausíveis as tentativas de refutação feitas contra a autoria do apóstolo
João. A inferência foi correta.
Agora, a parte 2 revela quem
seria o autor do evangelho de João: O
autor do quarto evangelho, finalmente desvendado! (parte 2).
Para ajudar a refutar essa
afirmação, algumas reflexões são importantes:
·
A certeza “absoluta” da autoria do evangelho
não é reivindicada, apenas a probabilidade maior da constatação tradicional reconhecida
pela Igreja durante toda a sua história.
·
As evidências iniciadas no artigo anterior, não foram suficientes para demover a posição de João como o quarto evangelista.
Vejamos se nessa nova tentativa isso seja mostrado.
·
A hipótese de que o Tiago chamado “irmão” de
Jesus não era apóstolo, e que era um incrédulo durante muito tempo, como afirma
dos irmãos de Jesus em João 7,5, torna curioso esse mesmo “irmão” seja o mais
próximo de Jesus, o discípulo amado, aquele que esteve com Jesus até o fim,
amigo do Sumo Sacerdote, e que entrou na casa do mesmo para falar com ele como
representante familiar do Senhor Jesus, e ainda assim não fosse conhecido
publicamente como seguidor de Jesus. Esse cenário é incrível.
·
Assim, todos abandonaram Jesus (Marcos 14,27
e Mateus 16,31), menos o grande “incrédulo e amado” Tiago. Soma-se a isso o
fato de ser esse “irmão” que nunca seguiu Jesus até, hipoteticamente, pouco
antes de Sua morte, e ser ele também o responsável por cuidar de Maria.
·
Jesus teria falado o “Ei aí a tua mãe” a um
filho de Maria, o que é uma “redundância desnecessária”, como a lógica nos
impele a pensar, e o autor do artigo, em outra circunstância, concordou com
esse absurdo.
·
A razão dos outros apóstolos não estarem aos
pés da cruz foi o abandono deles, e não por não terem sido permitidos.
·
Da mesma forma que João não é mostrado em
outros textos cuidando de Maria, Tiago também não o é.
·
Maria não é associada a João em Atos 1,13-14,
e da mesma maneira não é associada a Tiago, mas aos irmãos (no plural) de
Jesus, o que faz com que essa informação seja inócua para desbancar a autoria
joanina do quarto evangelho, pois não favorece nem minimamente a de Tiago.
·
Tiago apóstolo era figura eminente em
Jerusalém, e citado com essas características desde os evangelhos, o que não
combina com alguém incrédulo por tanto tempo, e que alcançou rapidamente um
posto que nenhum dos (demais) apóstolos havia alcançado, em termos de sua notoriedade na Cidade Santa.
·
A conversão dos irmãos de Jesus certamente deu-se
no mesmo tempo, e Tiago não era diferente deles. A hipótese de ser o mais idoso
dos quatro citados não explicaria o ser o discípulo “amado”.
·
É outra curiosidade o discípulo “amado” não
ser do grupo dos doze, que foi escolhido por Jesus para levar o evangelho a
Israel e a todas as nações.
·
Leiam o artigo de refutação anterior, é vejam
se é evidente que João não é o autor do quarto evangelho, e se é absurdo pensar
que é.
·
Uma das afirmações mais fracas, e que tem a intenção de provar que Tiago é o discípulo escritor do quarto evangelho, é
tentar colocar alguém mais, que não os doze apóstolos, na última ceia. Enfim,
encher a cena de outras pessoas.
“Sua presença na Ceia não deve causar espanto, uma vez
que o costume dos judeus era sempre de cear com a sua família, e Jesus não iria
abandoná-los justamente naquele momento tão importante, a última de todas as
ceias.”
Gledson Meireles.
De nada.
ResponderExcluirOlá Gledson Meireles
ResponderExcluirBoa noite
Muito interessante e pertinente o que você escreveu.
Considerando que o discípulo que estava junto à cruz era o terceiro Tiago isso pode ser um argumento fortíssimo a favor da Virgindade Perpétua de Maria pois até onde eu sei Tiago seria irmão de Jesus por ser filho de José mas não com Maria mas sim com outra mulher e as palavras de Jesus tem um sentido substitutivo ou seja Jesus i.e. Ele mesmo se considera como único filho de José e Maria fala para o discípulo que ele teria Maria como mãe e para ela que ela teria ele como filho demonstrando que Maria não era a mãe dele mas passaria a ter tal condição a partir das palavras de Jesus então é como se Jesus tivesse sido substituído por Tiago e isso encaixa bem pois Maria seria a mãe de Tiago a partir daquele momento pois Tiago pelo que eu li era considerado apenas filho de José.
Um grande abraço e felicidades
Luiz
Luiz, de fato, mesmo de fosse Tiago há essa explicação que você lembrou. Mas, pelos evangelhos não há indicação que foi ele.
ResponderExcluirMuito bom o que você escreveu: "demonstrando que Maria não era a mãe dele mas passaria a ter tal condição a partir das palavras de Jesus"
Até mais.
O papa infalível dos protestantes te respondeu:http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/06/refutando-objecoes-autoria-de-tiago.html?m=1
ResponderExcluirEle acha que infalível,seja lá o que ele dizer tem que ser a verdade kkkk!
Vou escreve algo a respeito.
ExcluirVou escrever algo a respeito.
ExcluirTem esse também.http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/06/o-chefe-do-papa-que-nao-cre-na.html?m=1
ExcluirTanto o autor de apocalipse quanto o do evangelho parece se distinguir dos Apóstolos.
ResponderExcluirAPL:18.30,21.14,não parece estranho?
João 2.22
É interessante, porque na segunda Carta de Pedro em 3.2 parece se distinguir dos Apóstolos, e em 3.4 parece que ele é da geração seguinte.
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