quinta-feira, 1 de junho de 2017

Sim, João escreveu o quarto evangelho (parte 2)

Na refutação do artigo sobre a autoria do evangelho de João, foram mostradas falhas nas tentativas de mostrar evidências convincentes de que João não pudesse ser o autor, e ainda foi inferido qual poderia ser o suposto autor, pelas indicações nas entrelinhas do artigo, e adiantadas algumas indicações que mostravam não serem plausíveis as tentativas de refutação feitas contra a autoria do apóstolo João. A inferência foi correta.

Agora, a parte 2 revela quem seria o autor do evangelho de João: O autor do quarto evangelho, finalmente desvendado! (parte 2).

Para ajudar a refutar essa afirmação, algumas reflexões são importantes:

·       A certeza “absoluta” da autoria do evangelho não é reivindicada, apenas a probabilidade maior da constatação tradicional reconhecida pela Igreja durante toda a sua história.

·       As evidências iniciadas no artigo anterior, não foram suficientes para demover a posição de João como o quarto evangelista. Vejamos se nessa nova tentativa isso seja mostrado.

·       A hipótese de que o Tiago chamado “irmão” de Jesus não era apóstolo, e que era um incrédulo durante muito tempo, como afirma dos irmãos de Jesus em João 7,5, torna curioso esse mesmo “irmão” seja o mais próximo de Jesus, o discípulo amado, aquele que esteve com Jesus até o fim, amigo do Sumo Sacerdote, e que entrou na casa do mesmo para falar com ele como representante familiar do Senhor Jesus, e ainda assim não fosse conhecido publicamente como seguidor de Jesus. Esse cenário é incrível.

·       Assim, todos abandonaram Jesus (Marcos 14,27 e Mateus 16,31), menos o grande “incrédulo e amado” Tiago. Soma-se a isso o fato de ser esse “irmão” que nunca seguiu Jesus até, hipoteticamente, pouco antes de Sua morte, e ser ele também o responsável por cuidar de Maria.

·       Jesus teria falado o “Ei aí a tua mãe” a um filho de Maria, o que é uma “redundância desnecessária”, como a lógica nos impele a pensar, e o autor do artigo, em outra circunstância, concordou com esse absurdo.

·       A razão dos outros apóstolos não estarem aos pés da cruz foi o abandono deles, e não por não terem sido permitidos.

·       Da mesma forma que João não é mostrado em outros textos cuidando de Maria, Tiago também não o é.

·       Maria não é associada a João em Atos 1,13-14, e da mesma maneira não é associada a Tiago, mas aos irmãos (no plural) de Jesus, o que faz com que essa informação seja inócua para desbancar a autoria joanina do quarto evangelho, pois não favorece nem minimamente a de Tiago.

·       Tiago apóstolo era figura eminente em Jerusalém, e citado com essas características desde os evangelhos, o que não combina com alguém incrédulo por tanto tempo, e que alcançou rapidamente um posto que nenhum dos (demais) apóstolos havia alcançado, em termos de sua notoriedade na Cidade Santa.

·       A conversão dos irmãos de Jesus certamente deu-se no mesmo tempo, e Tiago não era diferente deles. A hipótese de ser o mais idoso dos quatro citados não explicaria o ser o discípulo “amado”.

·       É outra curiosidade o discípulo “amado” não ser do grupo dos doze, que foi escolhido por Jesus para levar o evangelho a Israel e a todas as nações.

·       Leiam o artigo de refutação anterior, é vejam se é evidente que João não é o autor do quarto evangelho, e se é absurdo pensar que é.

·       Uma das afirmações mais fracas, e que tem a intenção de provar que Tiago é o discípulo escritor do quarto evangelho, é tentar colocar alguém mais, que não os doze apóstolos, na última ceia. Enfim, encher a cena de outras pessoas.

Sua presença na Ceia não deve causar espanto, uma vez que o costume dos judeus era sempre de cear com a sua família, e Jesus não iria abandoná-los justamente naquele momento tão importante, a última de todas as ceias.
 
Gledson Meireles.

9 comentários:

  1. Olá Gledson Meireles

    Boa noite

    Muito interessante e pertinente o que você escreveu.

    Considerando que o discípulo que estava junto à cruz era o terceiro Tiago isso pode ser um argumento fortíssimo a favor da Virgindade Perpétua de Maria pois até onde eu sei Tiago seria irmão de Jesus por ser filho de José mas não com Maria mas sim com outra mulher e as palavras de Jesus tem um sentido substitutivo ou seja Jesus i.e. Ele mesmo se considera como único filho de José e Maria fala para o discípulo que ele teria Maria como mãe e para ela que ela teria ele como filho demonstrando que Maria não era a mãe dele mas passaria a ter tal condição a partir das palavras de Jesus então é como se Jesus tivesse sido substituído por Tiago e isso encaixa bem pois Maria seria a mãe de Tiago a partir daquele momento pois Tiago pelo que eu li era considerado apenas filho de José.

    Um grande abraço e felicidades

    Luiz

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  2. Luiz, de fato, mesmo de fosse Tiago há essa explicação que você lembrou. Mas, pelos evangelhos não há indicação que foi ele.

    Muito bom o que você escreveu: "demonstrando que Maria não era a mãe dele mas passaria a ter tal condição a partir das palavras de Jesus"

    Até mais.

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  3. O papa infalível dos protestantes te respondeu:http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/06/refutando-objecoes-autoria-de-tiago.html?m=1

    Ele acha que infalível,seja lá o que ele dizer tem que ser a verdade kkkk!

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    1. Tem esse também.http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/06/o-chefe-do-papa-que-nao-cre-na.html?m=1

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  4. Tanto o autor de apocalipse quanto o do evangelho parece se distinguir dos Apóstolos.

    APL:18.30,21.14,não parece estranho?

    João 2.22

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  5. É interessante, porque na segunda Carta de Pedro em 3.2 parece se distinguir dos Apóstolos, e em 3.4 parece que ele é da geração seguinte.

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