quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Os primeiros batismos da Igreja Católica

Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número de adeptos. (Atos 2,41)

Depois do primeiro sermão cristão, feito por São Pedro em Jerusalém, 3000 pessoas aproximadamente são batizadas. Esse batismo foi feito por aspersão ou infusão, ou seja, aspergindo ou derramando a água sobre a pessoa.

Continuando o caminho, encontraram água. Disse então o eunuco: Eis aí a água. Que impede que eu seja batizado? (Atos 8, 36)

O original grego afirma que foi encontrado um pouco de água, ou alguma água. Na região entre Jerusalém e Gaza não existem rios ou lagos, mas pequenas nascentes. O que era necessário já havia: água. Então, o batismo do eunuco foi por aspersão ou infusão.

No mesmo instante, caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado. (Atos 9, 18)

O batismo de São Paulo foi feito em uma casa, no mesmo instante em que recuperou a vista, levantando-se e recebendo o batismo por aspersão ou infusão.

Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família. (Atos 16,33)

O batismo do carcereiro e de todos os seus foi feito à noite, em casa, por aspersão ou infusão.

Os primeiros batismos foram feitos por aspersão ou infusão e não por imersão.
 
Aprofundamento: vídeo do apologista Paulo Leitão.
https://www.youtube.com/watch?v=YHT5ZAccHlc&noredirect=1
Gledson Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário