RESPOSTA
AO CRISTÃO REFORMADO
Uma análise bíblica das
doutrinas da graça
da Fé Reformada
Gledson Meireles
Apresentação
Definições básicas
gerais para entender o termo Calvinismo
Apreciação sucinta da
doutrina reformada
Autores que estudam e
oferecem crítica ao calvinismo
Autores calvinistas
abalizados que defendem o calvinismo
Uma abordagem imparcial
e equilibrada, frisando os pontos debatidos da doutrina
As refutações são
feitas com base na Bíblia
Os que não concordam
que respondam ao presente livro
Apresentação
Para quem ainda não
está familiarizado com assuntos da temática protestante, precisa saber que o
Protestantismo nasceu quando o monge católico da Ordem de Santo Agostinho ficou
insatisfeito com certas práticas e doutrinas católicas, a começar pela doutrina
das indulgências.
Então, no ano de 1517,
no dia de Todos os Santos, afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg,
na Alemanha, as suas 95 teses contra as indulgências, chamando com isso a um
debate sobre a questão, o que desenvolveu-se até a ruptura em 1521 entre Lutero
e a Igreja, dando origem ao Luteranismo, o ramo original do Protestantismo.
Então, na segunda
geração do Protestantismo aparece uma figura importante, o católico João
Calvino, deixando a Igreja por volta de 1534, e que deu origem à Igreja
Reformada, conhecida principalmente pelas igrejas presbiterianas. No entanto,
essa teologia reformada, que tem pontos diferentes da luterana, tem sido
influente em muitas outras denominações protestantes, em especial entre as
igrejas batistas.
O presente livro
tratará do núcleo dessa doutrina, que está na sua parte soteriológica, que
forma a base para a compreensão de outras partes do sistema reformado ou calvinista,
que mais tarde, no século dezessete, ficou conhecido como os cinco pontos do
Calvinismo.
Assim, será analisada a
doutrina reformada conforme ensinada pelos principais reformadores, confissões,
catecismos e obras teológicas, portanto, por membros que realmente creem
naquilo que ensinam e defendem. Isso é primordial.
Talvez a presente obra
sirva tanto para aqueles que estão iniciando no conhecimento do Calvinismo
quanto para os já formados nessa tradição. Talvez.
De fato, trata-se de
uma análise bíblica sobre os pilares da teologia Reformada, em um interessante
diálogo bibliográfico com alguns dos maiores expoentes atuais dessa teologia. Quase
que o debate passa diretamente aos pontos em questão, mas para não deixar
os(as) leitores(as) muito perdidos(as), fazem-se breves conceituações quando
julgado necessárias.
A Bíblia Sagrada será o
supremo árbitro, assim também como a Sagrada Tradição Apostólica, onde a
doutrina cristã católica será realçada nos pontos que convergem e nos que
divergem da Reforma de Calvino. Semelhanças e diferenças serão sempre
ressaltadas. Certamente haverá prolixidades e repetições. Parecem coisas
necessárias para esse quesito e momento.
A metodologia utilizada
é de apresentação da fé reformada através de comentário de algumas obras de
muitos dos estudiosos, em um constante diálogo com as fontes, apresentando a
verdade católica a respeito do tema, para que o(a) leitor(a) compreenda a fé
cristã católica em comparação com a fé cristã protestante em sua linha reformada
e calvinista, que foi iniciada pelo ex-padre Ulrico Zuínglio, e pelo
ex-católico leigo João Calvino, passando por John Knox, também ex-sacerdote
cristão católico, entre outros.
Pode ser que essa
abordagem suscitará novo ardor no combate pela verdade, na fé e no amor, tanto
do lado católico quanto do protestante. É necessário unidade na verdade e no
amor de Cristo.
Com isso, o(a) leitor(a)
encontrará muitos argumentos realçando os pontos da doutrina reformada seguidos
de elucidações e refutações quando for necessário. Será uma análise detida de vários aspectos
importantes dos principais pontos dessa teologia protestante, com ênfase
eminentemente bíblica, o que certamente fará da presente obra algo ímpar na
literatura apologética que trata da doutrina reformada. Outra característica é
a apresentação da fé cristã católica em relação ao tema, em obra apologética
atual.
Evitar-se-á a
tecnicidade dos dicionários especializados, e a grande quantidade de notas de
rodapé, bem como as longas citações de autores abalizados. Porém, a análise bíblica
dos pontos do sistema reformado considerará os argumentos teológicos e os
avaliará de forma solidamente construída sobre as Escrituras, raciocinando a
partir da Revelação, julgando os dados discutidos pela santa Palavra de Deus.
Os teólogos, pastores,
e crentes protestantes reformados, e talvez mesmo aqueles protestantes que
sempre foram inclinados a pensar de forma reformada, mesmo não sendo dessa
persuasão, muitas vezes antes de conhecer o sistema calvinista, bem como os que
estão pensando em adotar a fé reformada, também esses podem ter suas bases
doutrinais sacudidas por um estudo sereno, mas pujante, sólido e robusto. Que
os cristãos católicos tenham a convicção firme de mostrar a razão da nossa
esperança: Portanto, não temais as suas
ameaças e não vos turbeis. Antes, santificai em vossos corações Cristo, o
Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que
vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito. (1
Pedro 3, 15). Ensinar a fé cristã católica é uma grande graça.
É preciso a defesa,
pois sempre a doutrina católica é citada nos debates, obras, discussões, e até
em obras pastorais reformadas, com avaliações nem sempre condizentes com a
realidade ou incompletas, certamente por falta de um entendimento adequado.
Isso torna necessário o conhecimento do que a doutrina católica ensina sobre os
assuntos aqui debatidos.
O uso de obras eruditas
sobre o Calvinismo, em especial autores da nova onda da doutrina reformada,
reconhecida como Novo Calvinismo, numa equilibrada exposição do sistema, ao
passo em que se dialoga e refuta os erros que surgem no decorrer da crítica,
com a interpretação bíblica legítima conforme as exigências do momento, tocando
o âmago das questões, são as características do presente estudo, como já
mencionado.
Não basta ler inúmeras
obras reformadas, mas entender realmente o que o sistema teológico reformado
ensina. Igualmente é inócuo considerar o calvinismo algo superado, pois o Novo
Calvinismo tem alcançado no Protestantismo membros de diferentes denominações,
com especial presença de membros das igrejas batistas.
Esse movimento nas
igrejas protestantes históricas de linha reformada tem alcançado outras
denominações protestantes, e assim tem consentido com doutrinas que
tradicionalmente não fazem parte do credo calvinista, o que faz com que novos calvinistas
tenham crenças diferentes entre si, e tenham recebido críticas de outros
protestantes, como em relação à salvação daqueles que nunca ouviram o
evangelho, algo que é negado pelo calvinismo tradicional, bem como em relação à
Lei dos Dez Mandamentos, às atitudes em relação as coisas mundanas, o culto e a
igreja emergente.
O movimento aludido tem
origem por volta 2006/2007, com pastores americanos de renome como John Piper,
Don Carson e Tim Keller. Essas questões internas não serão consideradas no
presente estudo, pois fazem parte de abordagem diferente e particular do
interior do Protestantismo. Não tocam a questão principal. Serão tratados especificamente
apenas aqueles pontos que caracterizam o credo reformado, como também as raízes
comuns do Protestantismo, resumido nos cinco solas, da forma como está sendo
ensinando atualmente[1].
Espera-se aqui a
representação correta do que se diz sobre a fé reformada ao invés de
caricaturas, como constantemente ocorre em questões apologéticas. É um estudo
cristão católico a respeito de um sistema protestante histórico influente,
considerando a doutrina e não os crentes.
Não se trata de uma obra
sistemática da teologia reformada, mas uma análise de pontos fundamentais dessa
teologia, não de todos os pontos, levando em consideração argumentos de
exponentes autores. Espera-se também que ao término de uma leitura atenta o(a)
leitor(a) tenha noções básicas da doutrina reformada, noções básica do
calvinismo. Para aqueles que já possuem, que consigam ver os pontos que devem
ser considerados quando se quer seguir a Cristo crendo no que está na Bíblia.
A expectativa é que a
mensagem aqui proposta seja clara, fiel à realidade e contenha a verdade da
Escritura no tratamento dos temas que serão estudados. Que todos tenham a
oportunidade de conhecer um pouco da doutrina cristã católica nesse diálogo com
a doutrina reformada, caso os leitores sejam protestantes, ou que conheçam a
doutrina reformada, para os que nunca leram nada a respeito. Enfim, que todos
sejam nutridos espiritualmente pela Palavra de Deus.
Ao final serão dadas
algumas contribuições para refletir sobre alguns motivos pelos quais a doutrina
calvinista reformada tem resistido tanto tempo e ganhado influência crescente
nos dias atuais. E então, por meio desses importantes estudos da fé,
entenderemos mais e mais o valor da fé cristã católica. Louvado seja nosso
Senhor Jesus Cristo.
A
partir da defesa de Michael Horton e outras contribuições
O método utilizado para analisar a doutrina reformada
será o de comentário das doutrinas em obras de teólogos reformados importantes,
especialmente a apologia feita pelo teólogo Michael Horton, no livro A favor do Calvinismo, publicado em
2011, com considerações, quando necessárias, das críticas de Roger Olson em Contra o Calvinismo, edição do mesmo ano.
Esse formará o núcleo de dados para o desenvolvimento da análise.
Então, serão observados argumentos apresentados na obra O Cristão Reformado, de 2017, do pastor
batista Yago Martins. De fato, esse livro terá especial consideração por tratar
diretamente os textos bíblicos que são utilizados para fundamentar a doutrina
reformada, e por ser obra atualíssima. Ainda, o autor considera amplo espectro
acadêmico reformado, o que enriquece os assuntos por trazer contribuições de
muitos autores, abordando os temas da doutrina a partir da Bíblia.
E, por fim, será considerado o livro Calvinismo Recalcitrante, do pastor João Flávio Martinez, que
oferece um olhar do ponto de vista arminiano, escrito por pastor protestante
brasileiro.
Temos assim um estudo inicial com obras apologéticas
polêmicas e especializadas em Calvinismo com os pastores e teólogos Michael
Horton, que é reformado, e Roger Olson, que é arminiano, aliado a uma defesa bíblica
da doutrina reformada com o pastor e teólogo batista Yago Martins, com obra de
extrema importância por utilizar a Palavra de Deus diretamente para defender as
posições reformadas. Também serão consideradas as contribuições críticas
arminianas no livro Calvinismo Recalcitrante. Principalmente temos dois
defensores de cada lado para compreender o estado da questão. Outros serão
mencionados no decorrer das abordagens.
Para essa análise,
porém, apesar desses autores citados, não será argumentado apenas nos aspectos
teológico e filosófico, mas a partir da Bíblia, com estrita observância dos
ensinos dos textos bíblicos.
O(a) leitor(a)
encontrará comentários importantes do ensino reformado a partir das obras
mencionadas, e poderá acompanhar a exegese bíblica para provar cada doutrina e
refutar o que for necessário. De fato, o presente livro é eminentemente
bíblico.
Uma
palavra sobre a fé Reformada em geral
Para aqueles que
desejam conhecer a doutrina reformada em seu aspecto mais amplo, leiam o livro Os Presbiterianos, do Padre Rumble, onde
ele trata das características gerais dessa denominação.
Para os que estão lendo
o presente estudo, perceberão que está em uma discussão acirrada envolvendo a
base doutrinal da fé Reformada, das doutrinas da graça, de modo que o(a)
leitor(a) estará envolvido(a) em discussão de temas bastante importantes e
difíceis de lidar. Que o Senhor nos ajude a compreender a Sua mensagem e a
deixar o que não está de acordo com ela.
Esse pensamento
católico de buscar a verdade é o mesmo que o reformado tem, e o desejo é de que
a heresia seja refutada. Portanto, ao avaliar a teologia reformada nos pontos
em questão à luz da Bíblia e da doutrina católica, muitos frutos de graça serão
colhidos.
Diferentemente de uma
visão panorâmica, como a que o pe. Rumble faz, aqui estão sendo preferidos os
pontos fundamentais da doutrina reformada, para serem discutidos, pois a partir
deles é que as outras doutrinas que orientam a vida do cristão reformado tem
sua sustentação.
Ler o livro do Pe. Dr.
Rumble, e depois este aqui, irá ser de muito proveito para quem deseja conhecer
mais a doutrina cristã católica e servir a Deus crendo na verdadeira doutrina
que Jesus ensinou.
O
padre Rumble afirma de Calvino: “visto
nunca ter sido ardorosamente religioso”, e da conversão do reformador em
1532: “conversão súbita”. As ênfases
de João Calvino eram a Majestade de Deus e a pecaminosidade do homem. Afirma
que o sistema de Calvino não é baseado realmente na Bíblia, e cita o Dr.
Clifford para essa afirmação. Clifford era batista. Vemos que Michael Horton
tenta refutar esse pensamento. No entanto, é preciso tê-lo em mente em momentos
da aplicação dos princípios reformados para a interpretação bíblica.
As Institutas, ou Instituição da Religião
Cristã, foi escrita por Calvino aos 27 anos. A doutrina reformada tem a Bíblia
como única fonte de fé e a justificação pela fé somente. A sua lógica leva à
doutrina da dupla predestinação. Fala-se bastante da absoluta soberania de Deus
e da total depravação do homem. Isso deve ser aprendido.
Calvino
não seguiu Lutero na doutrina da Igreja invisível. Propôs a Igreja independente
da autoridade secular.
O
povo de Genebra revoltou-se contra do duque de Savoia, e Guilherme Farel
aproveitou-se da circunstância para estabelecer o Protestantismo. A Igreja
Reformada agiu com garra de aço.
O
padre Rumble fala da integridade da vida moral de Calvino. As Igrejas
Presbiterianas Reformadas disseminaram-se na Suíça, Holanda, França, Alemanha e
Escócia.
Escreve
o padre Rumble: “De fato, como sistema
teológico, o Calvinismo está morto; e, se sobrevive como forma de governo
eclesiástico, e em dose muito modificada”. Esse ponto será qualificado
durante o estudo.
O padre John Knox foi
influenciado pelo Protestantismo, tornando-se protestante em 1546, sob a influência
de outro ex-padre, chamado George Wishart, e tornou-se um dos principais
estabelecedores do Presbiterianismo.
Foi para a Inglaterra,
sob o governo de Cranmer, e tornou-se capelão. Foi contrário ao celibato.
Casou-se duas vezes. Vários ex-sacerdotes foram os fundadores da Igreja
Presbiteriana Escocesa, mas André Melville foi o verdadeiro fundador do
Presbiterianismo na Escócia. Fala-se que Knox era um fánatico sincero.
Ainda uma informação do
pe. Rumble, escrita na década de 1960, de que muitos estão voltando a uma
direção católica relativamente à Bíblia. Que isso seja renovado. Que os
protestantes entendam a forma correta de ler a Bíblia, de fazer teologia, de
interpretar as Escrituras.
Calvino
e o Calvinismo em obras católicas
João Calvino, fundador
de um movimento influente, tinha enorme capacidade de trabalho e era de
espírito dominador. Converteu-se ao protestantismo pelos idos de 1527-28, e sua
teologia tem como característica o conceito de Deus, com ênfase na Majestade e
Soberania, e ensina na dupla predestinação. Foi ditador da cidade de Genebra, a
partir de 1555, a Roma Protestante. Contemporâneos compararam seu poder ao do
papa.
A Academia teológica em
Genebra foi centro formador de missionários. Nasce assim a Igreja Reformada.
São Fidélis foi pregador na região de maioria protestante, e morreu mártir.
Tudo isso conforme está na obra Para entender
A Reforma Protestante, prof. Felipe Aquino, editora Cléofas. Outras
informações importantes estão nas obras de Dom Estêvão Tavares Bettencourt.
Nas obras protestantes
a conversão de Calvino é considerada como ocorrendo anos mais tarde, como
consta em Theology of the Reformers,
de Timothy George.
Um
breve apreciação histórica do Calvinismo
Como bem mostra Daniel
Hops, a França não tinha ambiente propício para a disseminação das ideias da
Reforma Protestante como ocorrera em outros lugares. Embora a Igreja ali
enfrentasse problemas graves e semelhantes aos da Alemanha.
Os cristãos católicos
que prepararam meios de reformar a Igreja, por volta de 1509-1512, antes de
Lutero, mas com ideias próximas às dele, em alguns pontos, não conseguiram
levar adiante seu intento, foram sutis e místicos demais, o que não era
suficiente para transformar aquela realidade.
Antigos grupos
descontentes e opostos ao Catolicismo estavam em território francês, como os
valdenses ao sudeste e os albigenses ao sudoeste do país.
Organização é uma das
características compartilhadas por Calvino, em comparação com Zuínglio, ambos
foram fundadores do ramo reformado. Guilherme Farel foi quem escreveu uma
confissão de fé e uma regulamentação para a liturgia e o culto, e contribuiu
para o papel de Calvino a partir de Genebra.
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