quinta-feira, 8 de março de 2018

Sobre divisões do Cristianismo

No artigo Entenda as divisões do Cristianismo e descubra a Igreja verdadeira! é explicado substancialmente a história da Igreja.

Na verdade, esse esquema encaixa-se na tese do autor, de que a Igreja Católica Apostólica Romana surgiu em 1054 com o cisma do Oriente, e que da mesma forma a Igreja Ortodoxa surgiu ali também. É como se usasse o ponto de vista respectivo de católicos e ortodoxos para explicar o surgimento de ambas a partes da Igreja (Ocidental e Oriental) e, ao mesmo tempo, justificar a posição do Protestantismo surgindo no século XVI.

O que posso afirmar que é que o gráfico não está correto pelas seguintes razões, bastante bíblicas por sinal:

1.       A linha da Igreja Católica antiga é quebrada no século XI, de forma a pensar que ainda que o Nestorianismo e o Catolicismo Oriental tenham surgido após o tempo apostólico mas eles não quebraram essa unidade de única Igreja. Veja que a linha continua com a existência da Igreja Católica Antiga a partir do Nestorianismo e do Catolicismo oriental, fazendo dos mesmos (aliás, corretamente) heresias.

2.       Outro sinal que refuta o próprio gráfico é o que está no princípio bíblico de que os que deixam a Igreja não são dos nossos. Assim foram os nestorianos, os católicos orientais (como no gráfico) e os movimentos reformistas, a Igreja Ortodoxa e o Protestantismo.

3.       É evidente que todos os outros surgem a partir da Igreja Católica Apostólica Romana, e que nenhum movimento de reforma como conhecemos surge no Oriente. Por que Deus fez surgir movimentos de reforma às origens do Cristianismo justamente na Igreja Católica Apostólica Romana?

4.       Isso mostra que o Catolicismo continua com a sucessão apostólica, tanto na doutrina como na sucessão histórica de fato.
Gledson Meireles.

2 comentários:

  1. Olá Gledson

    Boa tarde

    Parabéns pelo artigo e pela defesa da Fé Católica Apostólica Romana mais uma vez parabéns.

    O ideal é sempre, sempre ter uma Unidade em todos os pontos de Doutrina e isso é muito lógico, coerente e bíblico pois a Igreja além é claro de ser chamada de Santa ser chamada de Una pois está em unidade e a comunhão entre os membros i.e os crentes no Senhor no amor isso corrobora com a santa harmonia do Santo Corpo de Cristo na doutrina pois mostra a unidade na totalidade do Santo Corpo de Jesus. E lembrando que a Sã Doutrina é uma e somente uma pois a Verdade é uma só.

    Um grande abraço e muitas felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir