Vou fazer algumas considerações sobre o livro do pastor protestante batista, de Portugal, Tiago Cavaco, sobre Lutero, que é um livro que ataca o Catolicismo, entendendo ser o ensino do reformador luterano algo a ser considerado e mantido nos dias atuais, no Protestantismo, em espírito de fidelidade ao Evangelho.
A obra foi publicada no ano de comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante. Em 2021 completa-se 500 anos da excomunhão do padre Lutero. É sempre bom aprender dos confrontos de ideias, dos debates doutrinais, das opiniões expostas por quem realmente demostra preocupação com a pureza doutrinal.
Que coisas Martinho Lutero tem a ensinar para os dias de hoje, conforme visão do pastor, e o que podemos dizer, segundo a sã doutrina, das considerações que o pastor faz das relações da doutrina bíblica, conforme expressa por Lutero em comparação com a doutrina bíblica ensinada pela Igreja Católica em todo o tempo da graça, desde o Pentecostes?
Se o livro é algo contra o Catolicismo, ainda que na forma de uma exposição não destruidora, mas pungente e voraz, no estilo luterano, feita pelo pastor batista, é útil alguma consideração, levando em conta a doutrina católica em sua essência para formularmos uma resposta às aplicações da doutrina protestante em todas as esferas da vida, e que tocam o modo com a doutrina católica se relaciona com essa mesma realidade. Será que o pastor português tem razão no que diz quando toca a doutrina católica? É esse o ponto principal da análise.
Do livro "Cuidado com o Alemão: três dentadas que Martinho Lutero dá à nossa época", São Paulo, Editora Vida Nova, 2017.
Gledson Meireles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário