segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Igreja visível


O Yago Marins critica a ideia de que a Igreja que “começou primeiro” deve ser a mais certa. A ideia protestante é de que Jesus edificou a Igreja, e que essa igreja manifesta-se visivelmente nas “mais variadas manifestações e fenomenologias”. A Igreja Católica seria uma dessas manifestações. Assim, Igreja poderia se manifestar se corrompendo. O Protestantismo seria uma manifestação da Igreja que Jesus fundou, não a criação de uma nova Igreja, como uma correção do “fluxo histórico da Igreja Cristã de fato”, a volta à verdadeira manifestação de fé primitiva. Vídeo. O vídeo trata de várias questões.

Essa explicação refuta a crítica católica e justifica o protestantismo?
 
Gledson Meireles.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Yago Martins e Bernardo Küster

Poderia ser proveitoso o debate entre o Yago Martins e o Bernardo Küster. Tratar de temas bíblicos é bom. Ainda pode ser proveitoso, basta lidar com o conteúdo, esquecer outras questões. Mas, sejam as opiniões de ambos respeitadas. Interessante saber que um dos que já participaram do canal Dois Dedos de Teologia agora é cristão católico. 
 
Gledson Meireles.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

2. Augustus Nicodemus: a reforma do século 16

O pastor Augustus fala sobre o cisma de 1054, onde a Igreja de Roma excomungou a Igreja Oriental e esta excomungou a Igreja de Roma. E fala da tentativa de Reformar a Igreja Ocidental, “expurgar” a Igreja, e afirma que não foi possível, quando os reformadores saíram da Igreja Católica formando igrejas independentes da Igreja de Roma, como a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Episcopal, etc.

Pense agora: ele não trata de cada divisão e seitas menores, mas dos grandes cismas, o do século 11 e o do século 16, principalmente o último. Reconhece que as igrejas protestantes saíram da Igreja Católica Apostólica Romana, e não de qualquer outra igreja, nem da Igreja Oriental. É o que afirmou claramente. Não é interessante que a doutrina de Cristo tenha perpassado séculos por meio da Igreja Católica Apostólica Romana?
Gledson Meireles

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

1. Augustus Nicodemus: Igreja “romana”

O reverendo Augustus afirma que Constantino tornou oficial o Cristianismo, e que até o seu tempo a Igreja era chamada católica, mas então passou a ser também romana. Afirma que Constantino adicionou o termo “romana”, começando as dificuldades, onde multidões afirmavam ser católicos, início de ritos e doutrinas espúrias, sincretismo, etc. Acredita ser a partir dessa data que começou a Igreja Católica Apostólica Romana, que era a única durante séculos.

1º O pastor Augustus não provou sua afirmação. Deveria ter citado o documento, a fonte que afirma ter sido “adicionado” à Igreja o termo romana pelo imperador Constantino.